A birra dos últimos a saberem
- Jorge Angrisano Santana
- 21 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
MMC
A atitude intempestiva da mesa diretora do Conselho no fundo é só birra. Sentem-se corno, últimos a saberem da coisa e agora querem mostrar que ainda apitam alguma coisa, mesmo que isso prejudique o Cruzeiro. O Clube ainda tem mais de R$100 milhões em dívidas na Fifa, que vencem até 2023. E o acordo com a Fazenda já tem atraso de R$5 milhões. Se o acordo for desfeito a dívida mais que dobra e as Tocas 1 serão perdidas. O Cruzeiro não duraria mais dois anos do jeito que estava e teria que vender patrimônio de qualquer jeito.
Depois de tudo o que foi falado, divulgado e feito, não tenho dúvidas de que a SAF com o Ronaldo foi exatamente o milagre de que o Cruzeiro pecisava. Pelos detalhes divulgados recentemente do contrato da SAF, o Cruzeiro vai da beira da extinção pra uma situação em que terá receitas, no mínimo, próximas às que tinha antes do rebaixamento. E viverá sem o fantasma das dívidas, pois elas estarão controladas, sem roubalheira e boquinhas, com o o futebol bem administrado. Tudo em 5 anos.
As reivindicações do Ronaldo são razoáveis. Não acho que ele esteja blefando em desistir da SAF. Ele não vai seguir em frente e investir mais com uma bomba dessas (dívida com a Fazenda) podendo explodir a qualquer momento. E se desistir, ainda vai cobrar na justiça o dinheiro que gastou com o Cruzeiro até aqui. Aí o Cruzeiro já era. É falência. Ou vai fechar um acordo bem pior.



"Ronaldo não é apenas desobrigado a investir 400 mi em aportes no Cruzeiro como ainda pode unilateralmente obrigar a Associação a recomprar a SAF por um preço que ele se quer pagou antes mesmo da responsabilidade das dívidas cair em seu colo. A cláusula seria ativada se o atual comprador entender em algum momento que o Cruzeiro não empreendeu esforços suficientes pra pagar suas dívidas. Isso mesmo, os credores serão problemas da Associação! E os 20% da receita da SAF pra pagar débitos associativos podem redundar em 20% de quase nada nesse processo. Basta que a empresa não seja tão lucrativa quanto imagina o "investidor". Nesse caso, a Associação Esportiva que se vire pra achar dinheiro mesmo sem nenhuma fonte…
Ao que parece o negócio foi fechado por alguém que promete assumir as dívidas pero no mucho e que prometeu pagar pero no mucho.
O Conselho está fazendo o seu papel em proteger o patrimônio do clube. Ronaldo com a visibilidade que tem vai cuidar para que o Cruzeiro se torne um clube viável, os salários estão em dia, o time é razoável, agora é colocar tudo no contrato , dar as explicações devidas para que o conselho aprove.
É impressionante ver o torcedor do Cruzeiro simplesmente tomando lado do Ronaldo sem nenhum senso crítico, engolindo tudo e achando que este é salvação do Cruzeiro. Óbvio que os conselheiros em sua maioria são irresponsáveis, incompetentes e alguns mal intencionados. A torcida deve ficar do lado da instituição, tentar sair dessas narrativas furadas da grande mídia. Como que engolem um Zé Ruela que dentro de campo foi craque indiscutível, mas fora dele pqp, o cara mal sabe se comunicar, um mero testa de ferro, que fala das questões do clube jogando videogame, que simplesmente até agora não colocou praticamente nada de recursos e nem pretende colocar, qual empresa abre capital na bolsa ou fazendo IPO trazendo gente sem capital? Ain,…
RONALDO: “Nossa proposta é assumir a dívida tributária, com a garantia das duas Tocas para a SAF, de modo a não ter risco de penhora das duas, que são nossos locais de trabalho. A gente se responsabiliza por uma renegociação da dívida tributária, honra o pagamento, garante a propriedade da Toca I e, no final do pagamento, as Tocas passariam para a SAF. É a única maneira que temos de desenvolver com segurança esse grande ativo do nosso Cruzeiro. No meu entendimento, a melhor saída para adequar e cumprir com todas as dívidas é uma Recuperação Extrajudicial ou Judicial. A reconstrução passa por acertar com todas as dívidas. A gente tem que acelerar isso, porque se eu não tenho essas…