A compra da SAF, segundo Pedrinho
- Jorge Angrisano Santana
- 11 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Dono do Cruzeiro desde o fim de abril, Pedro Lourenço deu detalhes dos bastidores da compra da SAF junto a Ronaldo. As negociações foram rápidas, tiveram o peso de um tropeço na Conmebol Sul-Americana e aprovação dos filhos.
.
O acordo para venda de 90% das ações da SAF do Cruzeiro foi oficialmente anunciado no dia 29 de abril, mas as conversas começaram pouco mais de 15 dias antes. É o que revelou Pedro Lourenço, em entrevista exclusiva à Globo.
.
A primeira ligação foi no dia 12 de abril. Pedro Lourenço estava no Pantanal, pescando ao lado de amigos, quando recebeu a ligação de Ronaldo. O empresário explica que o estopim para Fenômeno foi o empate por 3 a 3 com o Alianza, no Mineirão, e também o protesto de um grupo de torcedores, que queimou uma imagem do ex-jogador.
.
- Era uma sexta-feira de manhã, Ronaldo me ligou e falou: "Irmão, estou precisando falar com você". Ele foi bem claro (na conversa da semana seguinte), falou:
"Não dou conta mais, é muita pressão. Quero sair, nada me serve mais, estou decepcionado" (disse Ronaldo a Pedro Lourenço)
.
As negociações entre os dois empresários começaram no dia 15 daquele mês, em Belo Horizonte. Desde o início dos trabalhos no Cruzeiro, Ronaldo tinha a ideia de dar prioridade a Pedrinho quando decidisse negociar as ações da SAF. Mas foi antes do esperado.
.
Depois das conversas iniciais com Ronaldo, Pedro Lourenço buscou "aval" dos filhos para dar sequência à negociação. Assim como o empresário, os três são cruzeirenses de nascença e aprovaram a decisão do pai. Pedrinho, então, comunicou à esposa, que outrora foi contrária a qualquer tipo de presença dele na diretoria do clube.
.
- Fiz reunião com meu filhos. Eles são mais cruzeirenses que eu ainda. Lá atrás, sempre que falava em comprar o Cruzeiro, ser presidente, minha esposa falava: "Se comprar ou for presidente, vou separar. quero saber disso não." Dessa vez eu falei com ela: "Vou falar com você que já conversei com os meninos, espero que você me entenda, mas vamos fazer proposta pra comprar o Cruzeiro". E assim nós fizemos.
.
Filho mais velho de Pedro Lourenço, Juninho é o único que está diretamente ligado ao dia a dia do clube. A ideia do empresário é de que ele, no futuro, tenha condições de cuidar do futebol do Cruzeiro. Neste momento, ele trabalha ao lado de Alexandre Mattos, CEO de futebol, e Paulo Pelaipe, diretor executivo.
.
Pedro Lourenço, apesar da presença do filho na Toca da Raposa, tem buscado manter presença semanalmente no centro de treinamentos e também nos jogos do clube. O dono da SAF participa ativamente das movimentações feitas pelo departamento de futebol, em busca de reforços no mercado.
.
GLOBO ESPORTE, por Gabriel Duarte e Guilherme Macedo , 10jun24
Líderes em assistências em 2024 entre atletas da Série A
Pochettino (Fortaleza) - 14
Shaylon (Atlético-GO) - 13
Biel (Bahia) e Matheus Pereira (Cruzeiro) - 10 cada
Helinho (Bragantino) - 9
gostei do resultado, do time não. seabra em 60 dias desde que assumiu passou 30 reclamando não ter tido tempo pra treinar e o cruzeiro não consegue fazer uma marcação alta. só não tomou gol por que o cuiabá é muito ruim. resumindo, uma incógnita, pode ganhar por pouco, golear, perder, empatar, tudo de maneira patética como contra o alianza dentro do mineirão. um time imprevisível e não confiável. se acontecer não será por falta e nem excesso de tempo pra treinar.
O Cruzeiro está trazendo muitos nomes para cargos administrativos e no futebol, voltando com nomes que já foram. Não estou entendo esse inchaço - o Ronaldo deu uma organizada e parece que os cabides voltaram. Estão falando até em SSR.
“O Cruzeiro anuncia Robson Pires como o novo Diretor Institucional do time. O profissional tem experiência no futebol e trabalhou no clube celeste entre 2003 e 2019. Seja bem-vindo de volta, Robson!”, disse a nota oficial celeste.
.
Advogado de formação, Robson Paulo Pires Figueiredo volta ao Cruzeiro após cinco anos. Ele trabalhou no clube por quase duas décadas (16 anos) e passou pelos departamentos jurídico, comercial, marketing.
.
Quando deixou o Cruzeiro, Robson Pires assumiu o posto de diretor de marketing da rede Supermercados BH. Como dirigente celeste no passado, Robson Pires participou dos acordos de patrocínio com a Fiat, Caixa, Vilma Alimentos, Tim, Supermercados BH e Cemil. Robson Pires estava no Ipatinga desde 2022. No clube do Vale…
Lautaro não é craque mas muito bom jogador. pra mim falta ao elenco agora somente mais um falta um artilheiro de ofício, um matador mesmo que tenho dúvidas que kaio seja, e outro camisa 10 talentoso. viver só de pereira é pouco. repito que ambos podem estar na base, mas temos um técnico que acha que não são homens formados, mas menininhos medrosos.