top of page

América 0x4 Cruzeiro: fim da escrita

Atualizado: 15 de mai. de 2023

América e Cruzeiro se enfrentam neste domingo, às 18h30, no Independência, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.


CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 4º com 9 pontos; América é o 20º, com 1.


RANKING CBF: Cruzeiro é o 18º, América é o 4º.


TRANSMISSÃO: Premiere, narração Rogério Corrêa, comentários Fábio Jr, Henrique Fernandes.


América põe tabu à prova para tentar fugir do Z-4 Na quarta passada, o Coelho conseguiu o primeiro ponto na competição, ao empatar por 2 a 2 com o Bragantino, em Bragança Paulista. Apesar da má fase, venceu os últimos sete clássicos contra a Raposa.


O Cruzeiro vem de derrota em casa para o Fluminense por 2 a 0.


AMÉRICA: O time conta com o retorno do goleiro Cavichioli, que cumpriu suspensão diante do Bragantino. A principal dúvida é quem assume a vaga de Everaldo, que levou o terceiro amarelo no jogo da quarta-feira. Mikael e Wellington Paulista disputam a vaga. Ausentes: Everaldo (suspenso), Nino Paraíba (afastado), Matheusinho, Dadá Belmonte, Adyson Luan (lesionados). Pendurados: Alê, Maidana. Time provável: Matheus Cavichioli, Marcinho, Eder e Ricardo Silva, Nicolas, Alê, Juninho, Benítez, Felipe Azevedo, Mikael (Wellington Paulista).


CRUZEIRO: Ramiro retorna depois de cumprir suspensão contra o Fluminense. Lesionado, Vital desfalcará a equipe. Nikão pode entrar no time. Machado deve seguir na vaga de Richard, afastado. Ausentes: Fernando Henrique (transição para a preparação física), Vital, Bilu, Weverton, Gasolina (lesionados), Richard (afastado). Pendurados: Oliveira, Richard. Time provável: Cabral; William, Oliveira, Castán, Marlon; Machado (Moura), Ramiro, Nikão; Bruno Rodrigues, Wesley, Gilberto.


ARBITRAGEM: Wilton Pereira SampaiO (GO), Kléber Lúcio Gil (SC), Leone Carvalho Rocha (GO), Michel Patrick Costa Guimarães (MG). VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN).

*****

O JOGO: O primeiro gol deu o mapa da mina para os três seguintes: o lado esquerdo da defesa americana. Daquele pedaço do campo vieram todas as jogadas que terminaram com bola na rede. A primeira delas, na etapa inicial, teve enredo especial. Da cabeça de Bruno Rodrigues saiu a assistência para Henrique Dourado abrir o placar. A dupla, que se desentendeu em campo na última quarta-feira (10), diante do Fluminense, abraçou-se na comemoração. Marlon e Gilberto (duas vezes) fecharam a conta no segundo tempo. O resultado leva o time celeste ao quarto lugar, com 12 pontos. Já o alviverde segue na lanterna e sem vencer na competição. Com um ponto, acumula cinco derrotas e um empate.


Um gol foi pouco diante das 17 finalizações no primeiro tempo (oito do América e nove do Cruzeiro). A primeira com perigo veio aos 6 minutos, consequência do bom início do time celeste, mas Ramiro, na marca do pênalti, mandou em cima do goleiro Matheus Cavichioli. Após ser acuado no início, o Coelho começou a se soltar com Aloísio, o protagonista alviverde na etapa inicial. Primeiro, ele deu um passe açucarado, mas Mikael, cara a cara, parou em ótima defesa de Rafael Cabral. Depois, mandou um torpedo no travessão. E ainda assustou a Raposa em chute próximo ao poste direito, aos 28. O jogo começava a ficar morno quando Henrique Dourado tratou de reesquentá-lo. Aos 32, Wesley cruzou da direita, Bruno Rodrigues cabeceou, e o que parecia ser uma finalização virou assistência para o "Ceifador", que testou para o gol. O Coelho também foi à rede, aos 36, mas o zagueiro Éder estava impedido ao finalizar. No último minuto do primeiro tempo, o duelo quase ganhou novo rumo. Wesley poderia ampliar, mas perdeu boa chance em dividida com Cavichioli. No contra-ataque, o América poderia empatar, mas Mikael, de frente para a meta, mandou para fora.


O América voltou em busca do empate, mas a vontade de atacar em nada resultou. O Cruzeiro, por outro lado, foi letal. Aos 24, William cruzou da direita, e Marlon, no segundo pau, cabeceou para a rede. O Coelho mantinha as esperanças e, aos 31, Martínez testou na trave. Já a Raposa não desperdiçou. Em novo cruzamento da direita, agora com Igor Formiga, foi a vez de Gilberto mandar, de cabeça, para o fundo do gol. Apesar de ter o jogo e o resultado nas mãos, o time celeste seguiu atacando e, no embalo da torcida celeste, que já gritava "olé!", Gilberto fez mais um. O atacante invadiu a área pela direita e bateu forte, cruzado. Cavichioli tocou na bola, mas não impediu que ela entrasse.


AMÉRICA 0x4 CRUZEIRO, 14mai23dom18h30, Independência, Belo Horizonte, 6ª rodada Brasileiro 2023. TEMPO: limpo, temperatura 22º, vento 5 Km/h, umidade 55%. TRANSMISSÃO: Premiere. PÚBLICO: 4.000. ARBITRAGEM: Wilton Pereira Sampaio (GO), Kleber Lucio Gil (SC), Leone Carvalho Rocha (GO), Michel Patrick Guimarães (MG). VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN). AMARELO: Ricardo, Aloisio. GOLS: Dourado, 33; Marlon, 69; Gilberto, 83 e 90. AMÉRICA: Cavichioli; Marcinho (Maidana, 70), Ricardo Silva, Eder, Marlon; Alê, Juninho (Martinez, 75), Benítez; Felipe Azevedo (Matheus Gonçalves, 71), Mikael (Renato Marques, 61), Aloísio (Welligton Paulista, 70). T: Vagner Mancini. CRUZEIRO: Cabral; William (Formiga, 77), Oliveira, Castán, Marlon; Ramiro (Jussa, 85), Machado, Moura (Walisson, 77); Wesley (Stênio, 62), Dourado (Gilberto, 62), Bruno Rodrigues. T: Pepa.


HISTÓRICO no Século XXI: 54 jogos. Cruzeiro venceu 24, empatou 12, perdeu 18, marcou 83 gols, sofreu 57.

.

HISTÓRICO: 378 jogos, 158 vitórias do Cruzeiro, 109 vitórias do América, 111 empates. Cruzeiro marcou 666 gols e sofreu 538.

27 comentários


Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
15 de mai. de 2023

Cabral 7.6, William 7.5, Formiga 6.8, Oliveira 6.1, Castán 7.3, Marlon 8.4, Machado 6.8, Ramiro 6.8, Moura 6.5, Wallisson 6.5, Wesley 4.7, Stênio 6.7, Dourado 7.0, Gilberto 7.7, Bruno Rodrigues 7.8.


Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
15 de mai. de 2023

Marlon: Ótima partida do lateral esquerdo Cruzeiro. Mesmo que tenha levado algumas bolas pelas costas em lançamentos, soube agir bem nas ações defensivas e dificultou os avanços de Felipe Azevedo. No ataque, fez nova boa dobradinha com Bruno Rodrigues. No segundo tempo, balançou as redes em passe de William.


Wesley: Teve nova chance pelo lado direito do ataque do Cruzeiro. Mas, nas boas chances que teve, acabou errando na decisão das jogadas ou até mesmo nos domínios. Vem de uma sequência no time e foi retirado no segundo tempo, talvez até pensando na partida contra o Grêmio.


Dourado: Primeira chance como titular e balançou as redes, num lance que recebeu bom passe de Bruno Rodrigues. Movimentou-se no campo de ataque…


Curtir

Fernando Henrique
Fernando Henrique
15 de mai. de 2023

Não tem preocupações técnicas e táticas de comentaristas de sapatenis, não tem fofoca ou melindre de setorista, nem opinião de influencer desinformado e corneteiro que vai me impedir de dizer: o Cruzeiro de 2023 JÁ É ESPETACULAR!

Curtir

Fernando Henrique
Fernando Henrique
15 de mai. de 2023

A imagem do Dourado com o Bruno Rodrigues me deixou feliz por demais da conta! Era um pressentimento que eu mantive guardado para não agourar, mas esse gol e essa foto são reveladores de que o Cruzeiro hoje PRATICA FUTEBOL na sua melhor forma esportiva e cultural: manifestação do Sublime, conforme Nelson Rodrigues.

Curtir

Fernando Henrique
Fernando Henrique
15 de mai. de 2023

Rogério Correa, durante a transmissão, definiu o Wesley: "o pé direito precisa conversar com o pé esquerdo do Wesley"

Curtir
bottom of page