top of page

Atlético 0x1 Cruzeiro: rompido o lacre do Cu de Zebra

Atualizado: 23 de out. de 2023

ATLÉTICO x CRUZEIRO, 22out23, Arena MRV, Belo Horizonte, 28ª rodada do Brasileiro 2023.


TEMPO: limpo, temperatura 25º, vento 10 Km/h, umidade 60%.


CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 15º, com 31 pontos; Atlético, o 7º, com 43.


RANKING CBF: Cruzeiro é o 18º, Atlético, o 3º.


TRANSMISSÃO: Premiere, narração Rogério Corrêa, comentários Henrique Fernandes e Fábio Jr.


ARBITRAGEM: Ramon Abatti Abel (FIFA/SC), Bruno Boschilia (FIFA/PR), Alex Santos (SC), Murilo Misson Jr (MG). VAR: Rafael Traci (FIFA/SC).


CRUZEIRO vem de quatro partidas sem vitória no campeonato: Fluminense (0-1), América (1-1), Cuiabá (0-0), Flamengo (0-2). Se não vencer o clássico, pode terminar a rodada no Z4. Zé Ricardo terá que alterar o time que começou o jogo contra o Flamengo: Kaiki, que jogou no meio de campo, será substituído por Gomes. Na defesa, Oliveira e Neris disputam um lugar na bequeira. Numa das vagas da volância, a disputa está entre Ian Luccas e Machado.


CRUZEIRO: Cabral; William, Neris, Castán, Kaiki; Jussa, Lucas, Machado, Pereira; Gomes, Bruno. T: Zé Ricardo.


BANCO: Anderson, Gasolina, João Marcelo, Oliveira, Fernando Henrique, Ian Luccas, Japa, Vital, Nikão, Fernando, Papagaio, Paulo Vitor.


AUSENTES: Marlon, Palacios, Wesley (suspensos); Bilu, Ramiro (lesionados).


PENDURADO: Arthur Gomes


ATLÉTICO vem de uma derrota para o Coritiba (2-1) e uma vitória sobre o Palmeiras (2-0). Ca a segunda maior pontuação no returno, pode entrar na ZL, caso vença o clássico. Luis Felipe Scolari já pode escalar Battaglia e Pedrinho, que ficaram fora das últimas partidas. Eles participaram normalmente dos treinos antes do clássico. A dúvida fica se Felipão vai voltar com a dupla (o que é mais provável) ou manter Alan Franco e Igor Gomes. Zaracho deve continuar no lugar de Pavón.


ATLÉTICO: Everson; Saravia, Lemos, Fuchs, Arana; Battaglia (Franco), Otávio, Pedrinho (Igor Gomes) Zaracho; Paulinho, Hulk. T: Luis Felipe Scolari.


AUSENTES: Rubens (suspenso), Edenílson, Mariano, Vargas (lesionados).


PENDURADOS: Alan Franco, Mariano, Maurício Lemos, Zaracho.


*****


O JOGO. começou a todo vapor! Para quem esperava um Cruzeiro mais recuado, jogando nos erros do Atlético, acabou se surpreendendo. Logo nos primeiros minutos a equipe de Zé Ricardo quase abriu o placar. Após linda jogada de Bruno Rodrigues pelo lado esquerdo, com direito a caneta pra cima de Bruno Fuchs, o atacante cruzou rasteiro e viu Guilherme Arana desviar a bola que explodiu no travessão antes de sair pela linha de fundo. A resposta atleticana veio logo depois. Após cobrança de falta de Hulk, Rafael Cabral “bateu roupa” e a bola sobrou na pequena área para Arana. O lateral finalizou de primeira mas o goleiro conseguiu se recuperar a tempo. A segunda chance alvinegra saiu logo depois. Após lançamento de Fuchs, Hulk ganhou de Castan e frente a frente com Cabral, finalizou para fora. A última oportunidade do primeiro tempo também foi do Galo. Arana, em chute de fora da área, viu a bola sair raspando a meta adversária. O Cruzeiro acabou utilizando muito o lado esquerdo de ataque. Destaque para o jovem Kaiki, que foi muito bem no primeiro tempo. O segundo tempo começou como o primeiro, com o Cruzeiro em cima e o Atlético apresentando muita dificuldade para sair do seu campo de defesa. E essa acabou sendo, praticamente, toda a “toada” da etapa complementar. A equipe de Zé Ricardo estava muito mais perto do gol do que o time de Felipão. Se o Cruzeiro conseguia trabalhar na intermediária alvinegra e chegar próximo a meta de Everson, o Atlético tinha muita dificuldade, ficando todo o segundo tempo sem finalizar nenhuma bola na direção da meta de Rafael Cabral. E quando o jogo parecia que se encaminhava para o empate em 0 x 0, o gol do time que mais tentou, saiu. Aos 41 minutos, William cruzou para a área e Jemerson, que havia entrado na vaga de Bruno Fuchs no intervalo, cabeceou contra o próprio gol. (DMD)


****


ATLÉTICO 0x1 CRUZEIRO, 22out23, Arena MRV, Belo Horizonte, 28ª rodada do Brasileiro 2023. TEMPO: limpo, temperatura 25º, vento 10 Km/h, umidade 60%. TRANSMISSÃO: Globo e Premiere. PÚBLICO: 36.000. ARBITRAGEM: Ramon Abatti Abel (FIFA/SC), Bruno Boschilia (FIFA/PR), Alex Santos (SC), Murilo Misson Jr (MG). VAR: Rafael Traci (FIFA/SC). AMARELOS: Neris, Fuchs, Jussa, Zaracho. GOL: Jemerson, 86 (c). ATLÉTICO: Everson; Saravia, Fuchs (Jemerson), Lemos, Arana; Otávio, Franco (Battaglia) (Alan Kardec), Zaracho (Pavón), Igor Gomes (Pedrinho); Paulinho, Hulk. T: Luiz Felipe Scolari. CRUZEIRO: Cabral; William, Neris, Castan, Kaiki (Japa); Jussa, Machado, Lucas (Vital), Pereira (Nikão); Gomes (Papagaio), Bruno Rodrigues. T: Zé Ricardo.


HISTÓRICO: 501 jogos, 174 vitórias do Cruzeiro, 133 empates, 194 vitórias do Atlético, 650 gols do Cruzeiro, 697 gols do Atlético.

52 comentários


Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
24 de out. de 2023

HISTÓRICO: 501 jogos, 174 vitórias do Cruzeiro, 133 empates, 194 vitórias do Atlético, 650 gols do Cruzeiro, 697 gols do Atlético.

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
23 de out. de 2023

O Cruzeiro volta a bater o Atlético após quatro jogos sem vitória, com três derrotas e um empate. A última vitória havia sido no clássico centenário, em 2021. O time celeste também não vencia há quatro rodadas no Campeonato Brasileiro e viva risco de terminar a rodada na zona do rebaixamento. Com o resultado, a pressão sobre o técnico Zé Ricardo, jogadores e a gestão de Ronaldo Fenômeno diminui, com a equipe indo encarar o Bahia, na próxima quarta-feira, no Mineirão, com mais confiança por parte dos atletas e da torcida.

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
23 de out. de 2023

ZÉ RICARDO: “Como profissional não posso entrar nesse tipo de polêmica. São dois clubes grandes, um sobrevive com a grandeza do outro. Em diversas praças do Brasil acontecem a mesma coisa. Essse tipo de problema acaba solucionando quando tivermos um protocolo bem estabelecido pela CBF ou futura liga, não terá problema. Quem acaba prejudicado é a imprensa, a gente ali a mil por hora no jogo e ter que fazer esse tipo de depoimento. O mais importante é comemorar essa vitória histórica de hoje, pra mim vai ficar gravado e valorizar os atletas pelo esforço que foi feito.”

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
23 de out. de 2023

ZÉ RICARDO: “Aproveitar para deixar meu abraço ao Ronaldo, que conheci no almoço no jogo contra o Santos e agora no jantar contra o Flamengo, um dia antes. Não tenho procuração para falar por ele, mas é um apaixonado pelo clube, fazendo um sacrifício enorme. Apesar dele ter o tamanho que tem sente a pressão porque é um cruzeirense. Dedico essa vitória a ele, porque sofre como todo torcedor quando as coisas não acontecem. Acho que esse jogo, o que mais precisávamos era confiança. Tivemos em jogos passados momentos jogando bem, mas não mantendo essa regularidade até pelas trocas que tivemos. Muitos meninos chegando no decorrer da competição, com pressão de vencer as partidas. Foi uma vitória que dá pra…

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
23 de out. de 2023

ZÉ RICARDO: “A confiança era o mais importante de retomar. Tivemos um início muito bom, depois dos 20′ o Atlético teve mais o controle do jogo. Estávamos um pouco desajustados no meio-campo, mas fizemos essa correção no intervalo mesmo sem tirar nenhum jogador, até porque sabíamos que essas substituições seriam importantes pra sequência. A utilização do Bruno, Arthur e Pereira se dá pela primeira vez de termos o Pereira em melhores condições físicas, e agora com Rafael Elias entrando esperamos contar com eles. Tomara que ninguém se machuque, foi apenas a primeira das onze batalhas, tem mais dez pela frente. A gente procura ao fim do jogo ter mais satisfação do que alívio. Sabemos da responsabilidade de dirigir uma equipe…

Curtir
bottom of page