Bahia 2x2 Cruzeiro: var tomá no *!
- Jorge Angrisano Santana
- 10 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de jun. de 2023
BAHIA x CRUZEIRO, 10jun23sab18H30, Fonte Nova, Salvador, 10ª rodada do Brasileiro 2023.
TEMPO limpo, temperatura 26º, vento 10Km/h, umidade 75%.
CRUZEIRO: Cabral, William, Oliveira, Castán, Marlon; Machado (Moura), Wallison, Vital; Wesley, Gilberto (Dourado), Bruno. T: Pepa.
BANCO: Anderson, Mesquita, Formiga, Neris, Reynaldo, Ian Luccas, Daniel, Nikão, Stênio, Arielson, Ruan Cristian, Robert.
AUSENTES: Kaiki, Ramiro, Gasolina, Bilu, Weverton (lesionados); Fernando Henrique (transição); Jussa (suspenso).
PENDURADOS: Oliveira, Castán, Ramiro.
CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 3º com 13 pontos, Bahia é o 15º, com 8.
RANKING CBF: Cruzeiro é o 18º; Bahia, o 15º.
TRANSMISSÃO: Premiere e Canal Samuel Venâncio, Youtube, narração Alberto Rodrigues.
ARBITRAGEM: Rodrigo Pereira Lima (PE), Eduardo Gonçalves Cruz (MS), Francisco Chaves Bezerra Junior (PE), Wagner Francisco Silva Souza (BA). VAR: Rodrigo Nunes Sá (FIFA-RJ), Lilian Fernandes Bruno (RJ).
BAHIA: Marcos Felipe; Victor Hugo, David Duarte, Kanu; Cicinho, Diego Rosa, Rezende, Thaciano, Ryan; Everaldo, Kayky. T: Renato Paiva.
AUSENTES: Ademir, Biel, Jacaré, Yago Felipe, Chávez, Matheus Bahia, Marcos Victor, Raul Gustavo (lesionados); Acevedo (suspenso).
O Bahia não vence há sete jogos, sendo cinco pelo Campeonato Brasileiro, e está perto da zona de rebaixamento, em 15º lugar, com oito pontos, um a mais que o Goiás, primeiro clube no Z-4. Nesta sequência negativa, no entanto, o Esquadrão empatou duas vezes com o Santos, classificando-se para as quartas de final da Copa do Brasil. O empate contra o Fortaleza, fora de casa, trouxe confiança ao time baiano. Renato Paiva não poderá contar com o volante Acevedo, que terá de cumprir suspensão e dá lugar a Cauly, poupado no último jogo. Durante a última semana, treinador perdeu também o atacante Ademir, que se lesionou nos treinos.
O Cruzeiro passa por momento de instabilidade. Somou apenas um ponto dos últimos nove possíveis e caiu para a 10ª colocação (13 pontos), além de ter sido eliminado pelo Grêmio na Copa do Brasil. Uma vitória acalmará o ambiente e deixará o time na primeira metade da tabela. O Cruzeiro tem duas mudanças. Na zaga, Oliveira retorna na vaga de Neris, após ser ausência no clássico por gastroenterite. No meio, Jussa, suspenso, será substituído por Machado ou Moura. No comando de ataque, segue a briga entre Dourado e Gilberto, que estão se revezando.
*****
O JOGO começou com o Bahia se defendendo e o Cruzeiro tentando atacar, sem sucesso. Aos 17, o atacante Kayky aproveitou ótima trama de Thaciano e Ryan para abrir o placar. Na sequência, o Tricolor manteve a posse de bola e empurrou o Cruzeiro para o campo de defesa. A pressão quase deu resultado em rápida jogada de ataque, que terminou com chute de Cicinho no travessão. O Cruzeiro assustou o Bahia em boa cobrança de falta de Marlon. Em seguida, empatou com um golaço de Bruno Rodrigues. Daí em diante, o time mineiro foi dominante e, aos 45, desempatou. Após lançamento de Lucas Oliveira, David Duarte recuou mal para Marcos Felipe, Wesley ficou com a bola, driblou o goleiro baiano e fez Cruzeiro 2x1. O juiz ainda deu 8 minutos de acréscimo, mas o placar não se alterou.
O Cruzeiro começou mais agudo no segundo tempo. Aos 46, Gilberto aproveitou falha defensiva do Bahia e quase ampliou. Logo depois, Bruno e Vital também assustaram o goleiro tricolor. O Bahia respondeu em lance de bola parada. Na cobrança de um escanteio, Kanu, sem marcação, cabeceou. Cabral defendeu parcialmente e Arthur Sales fez Bahia 2x2. Os visitantes investiram ofensivamente em dose tripla, com chutes de Wesley e Bruno Rodrigues, que pararam em Marcos Felipe, e cabeçada de Henrique Dourado no travessão. O Cruzeiro chegou a fazer o terceiro gol com o próprio Henrique Dourado, mas o gol foi anulado pelo VAR, que viu impedimento milimétrico do atacante. Pouco antes, o bandeirinha viu impedimento inexistente de Bruno num lance em que a defesa baiana cometeu pênalti. Para finalizar as lambanças da arbitragem, o juiz desviu no monitor um pênalti de Rezende em Dourado, que havia visto com a bola rolando. Desta forma, o Cruzeiro deixou 2 importantes pontos que o levariam à sétima colocação, na Fonte Nova.
* ***
BAHIA x CRUZEIRO, 10jun23sab18H30, Fonte Nova, Salvador, 10ª rodada do Brasileiro 2023. TEMPO limpo, temperatura 26º, vento 10Km/h, umidade 75%. TRANSMISSÃO: Sportv, Premiere e Canal Samuel Venâncio, Youtube, narração Alberto Rodrigues. PÚBLICO: 33.679 Pagantes, 34.019 Total, Renda R$1.003.337. ARBITRAGEM: Rodrigo Pereira Lima (PE), Eduardo Gonçalves Cruz (MS), Francisco Chaves Bezerra Junior (PE), Wagner Francisco Silva Souza (BA). VAR: Rodrigo Nunes Sá (FIFA-RJ), Lilian Fernandes Bruno (RJ). AMARELOS: Kayky, Rezende, Ryan, Kanu, Danilo Fernandes, Wallisson. GOLS: Kayky, 17; Bruno Rodrigues, 29; Wesley, 45; Arthur Sales, 65. BAHIA: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte Victor Hugo (Daniel, 46); Cicinho, Thaciano (Lucas Mugni, 88), Rezende, Ryan, Cauly; Everaldo (Mingotti, 75), Kayky (Arthur Sales, 58). T: Renato Paiva. AUSENTES: Ademir, Biel, Jacaré, Yago Felipe, Chávez, Matheus Bahia, Marcos Victor, Raul Gustavo (lesionados); Acevedo (suspenso). CRUZEIRO: Cabral; William, Oliveira, Castán, Marlon; Machado, Moura (Stênio, 74), Vital; Wesley (Dourado, 74); Bruno, Gilberto (Wallison, 55). T: Pepa.
HISTÓRICO: 65 jogos, Cruzeiro venceu 34, empatou 17, perdeu 14, marcou 101 gols, sofreu 58.



Bahia 2x2 Cruzeiro - 28/07/1946 - (Graça / Salvador) - Amistosos 1946
Bahia 2x1 Cruzeiro - 03/06/1958 - (Fonte Nova / Salvador) - Amistosos 1958
Bahia 1x0 Cruzeiro - 12/05/1959 - (Fonte Nova / Salvador) - Amistosos 1959
Bahia 1x0 Cruzeiro - 20/05/1959 - (Fonte Nova / Salvador) - Amistosos 1959
Bahia 0x0 Cruzeiro - 11/06/1962 - (Fonte Nova / Salvador) - Amistosos 1962
Bahia 0x2 Cruzeiro - 14/02/1968 - (Fonte Nova / Salvador) - Amistosos 1968
Bahia 2x3 Cruzeiro - 16/02/1968 - (Fonte Nova / Salvador) - Amistosos 1968
Cruzeiro 1x0 Bahia - 22/09/1968 - (Mineirão / Belo Horizonte) Roberto Gomes Pedrosa 1968
Bahia 2x1 Cruzeiro - 15/10/1969 - (Fonte Nova / Salvador) Roberto Gomes Pedrosa 1969
Bahia 0x1…
O empate entre Cruzeiro e Bahia, por 2 a 2, na Itaipava Arena Fonte Nova, pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro não deixou um gosto amargo apenas para os torcedores da Raposa, mas também para o técnico Pepa.
Em sua coletiva após o jogo, o técnico português voltou a falar do grande volume ofensivo criado pela sua equipe, que tem pecado em excesso nas finalizações e nas conclusões das jogadas que poderia virar em gols.
Questionado sobre o placar e sobre esse problema de desempenho x resultado, Pepa elogiou a entrega dos seus atletas, mas soube também analisar os erros que a equipe vem cometendo, como os diversos lances de escanteio que não criam boas situações de…
NOTAS LEITORES GE: Cabral 4.6, William 5.6, Oliveira 4.3, Castán 7.3, Marlon 6.7, Machado 4.1, Moura 4.0, Dourado 2.6, Vital 4.3, Wesley 6.0, Stênio 3.6, Gilberto 3.0, Wallisson 4.0, Bruno 5.8.
CASTÁN numa partida de pouca segurança defensiva do Cruzeiro, se destacou pelo lado esquerdo do setor. Fez boas coberturas e esteve bem nos duelos. Foi essencial, inclusive na reta final, quando os times estavam desorganizados. (GE)
MOURA não aproveitou a nova chance como titular. Assim como MACHADO, teve dificuldades para combater os meias do Bahia e não conseguiu auxiliar no setor ofensivo, muito preso ao lado direito. (GE)
VITAL errou mais que o normal. Não conseguiu auxiliar Bruno Rodrigues, sobrecarregando o companheiro no lado esquerdo do ataque. Ainda não engrenou após voltar de lesão muscular. No fim, se redimiu com assistência para DOURADO, que perdeu gol de cabeça dentro da pequena área. (GE)
BRUNO retomou o bom futebol que tem…
IDEOLOGIS DE GÊNERO,,, Aluna recebe nota 0 por escrever ‘mulher biológica’ em relatório
Olivia Krolczyk, universitária de 20 anos, disse que a docente decidiu reprová-la por usar o termo "excludente"
Uma estudante da Universidade de Cincinnati, nos EUA, afirmou que recebeu nota zero no seu projeto da faculdade porque usou o termo “mulher biológica” no relatório. Olivia Krolczyk, universitária de 20 anos, disse que a docente decidiu reprová-la por usar o termo “excludente”, no entanto admitiu que sua aluna apresentou uma “proposta sólida”. Olivia estava na turma de Estudos de Gênero Feminino na Cultura Pop.
O curso propôs aos alunos uma pesquisa relacionada ao feminismo. Olivia escolheu investigar as mudanças que as atletas experimentaram ao longo da história, lutando para…