top of page

Botafogo 0x2 Cruzeiro: Mais fácil do que prometia

Atualizado: 5 de ago.

CRUZEIRENSES, como acontece em todos os jogos no Rio e em Sampa, ocuparam integralmente seu espaço no estádio. O apoio ao time foi permanente. Nas redes, uma mistura de euforia e incredulidade pela facilidade com que a vitória foi alcançada. (SÍNDICO)

.

ÁRBITROS tomaram decisões corretas, tanto técnica quanto disciplinarmente. (SÍNDICO)

.

JARDIM escalou seu time de confiança, que fez mais um excelente primeiro tempo. Na etapa final, o bloqueio ao adversário foi perfeito e a vitória foi construída com método e muita disposição. (SÍNDICO)

.

CÁSSIO fez uma defesaça, saiu atabalhoadamente num lance de bola cruzada e fez várias defesas corretas. (SÍNDICO)

.

ROMERO teve muito trabalho para marcar os meias e os atacantes do Botafogo. Saiu-se bem na maioria dos duelos, garantindo boa proteção à bequeira. (SÍNDICO)

.

LUCAS fez um excelente primeiro tempo, fazendo o jogo celeste fluir com bons passes. Na etapa final, com a diposição do adversário para buscar a igualdade no placar, foi mais defensor do que armador. Resumo da ópera: trabalhou como o jogo exigia em cada uma de suas fases. (SÍNDICO)

.

KAIO fez uma jogada de contrataque impressionante no segundo gol celeste, carregando a bola por 60 metros antes de servir Pereira. Fustigou a defesa alvinegra o tempo todo, mas não teve uma boa chance para marcar seu 14º gol na competição. (SÍNDICO)

.

MATHEUS HENRIQUE jogou os últimos 5 minutos e só teve que se posicionar adequadamente para ajudar a manter a vantagem no placar. (SÍNDICO)

.

EDUARDO jogou os últimos 5 minutos, apenas para ajudar a segurar o placar. (SÍNDICO)

.

MARQUINHOS entrou no quarto final da partida para renovar o fôlego da equipe e fustigar a defesa alvinegra, evitando que ela fosse ao ataque para buscar uma reversão do placar. (SÍNDICO)

.

BOTAFOGO x CRUZEIRO 03ago25dom16h, Engenhão, Rio de Janeiro, 18ª rodada, Brasileiro 2025.

.

TEMPO: limpo, temperatura 25º, vento 10 Km/h, umidade 60%.

.

CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 2º, com 34 pontos; Botafogo é o 7º, com .26

.

RANKING da CBF: Cruzeiro é o 19º, com 8.227 pontos; Botafogo, o 8º, com .11.652

.

TRANSMISSÃO: Premiere, Globo ( RJ, MG, BA, DF, ES, PA, PB, RN, RS e SC).

.

ARBITRAGEM: Matheus Delgado Candançan (SP) Alex Ang Ribeiro (SP) Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) Angleison Marcos Vieira Monteiro (RO) VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)

.

CRUZEIRO vem de uma derrota para o Ceará (2x1) no Mineirão, pelo Brasileiro e um empate com o CRB (0x0), no Mineirão, pela Copa do Brasil. O técnico Leonardo Jardim não contará com o lateral direito Fagner, que sofreu fratura na fíbula no jogo contra o CRB. Nas demais posições, ele deverá manter o time considerado titular.

.

CRUZEIRO: Cássio; William, Fabruno, Villalba, Kaiki; Christian, Romero, Lucas; Pereira; Kaio, Wanderson. T: Leonardo Jardim.

.

BANCO: Aragão, Jonathan, Gamarra, Prates, Wallace, Eduardo, Matheus Henrique, Lautaro, Bolasie, Marquinhos, Gabigol, Kenji.

.

AUSENTES: Fagner, Janderson, João Marcelo (lesionados).

.

PENDURADOS: Kaio, Romero.

.

BOTAFOGO vem de vitória sobre o Bragantino, por 2x0, mo Engenhão, pela Copa do Brasil. O duelo deste domingo deve marcar a estreia de Danilo, contratação mais cara da história do Botafogo, que vinha passando por processo de recondicionamento físico. O volante ex-Nottingham Forest, no entanto, não deve ter condição de atuar por 90 minutos, surgindo como opção para o segundo tempo. O técnico Davide Ancelotti deve manter a base do time.

.

BOTAFOGO: John; Vitinho, Kaio Pantaleão, Alexander Barboza, Alex Telles; Marlon Freitas, Allan, Savarino; Artur, Arthur, Álvaro Montoro, Cabral. T: Davide Ancelotti

.

BANCO: Léo; Mateo, Cuiabano, Matheus, Marçal, Santiago, Newton, Correa, Danilo, Mastriani, Huguinho, David Ricardo.

.

AUSENTES: Jeffinho, Bastos e Matheus Martins (lesionados)

.

PENDURADOS: Allan, Barboza, Cuiabano, John, Marçal, Montoro e Ponte.


*****


O JOGO começou equilibrado, mas não demorou muito para o Cruzeiro tomar conta da situação. Cheio de atitude e sem sentir o mando de campo alvinegro, o time de Leonardo Jardim se impôs e criou grandes chances para marcar nos primeiros 45 minutos. Os dois gols, inclusive, simbolizam algumas das principais características da equipe sob o comando do mister: pressão alta e transição rápida.


No segundo tempo, o cenário se modificou. Naturalmente, o Botafogo se lançou para o ataque em busca do empate e passou a ocupar a o campo de defesa cruzeirense. A equipe celeste, como forma de reação, se posicionou em busca de contra-ataques. Maduro e sólido, o Cruzeiro resistiu às tentativas alvinegras e saiu de campo com os três pontos.


O Cruzeiro marcou o primeiro gol do jogo aos 20 minutos do segundo tempo, com Christian. Após recuperação de bola de Wanderson e passe de Matheus Pereira, Kaiki avançou pelo lado esquerdo e cruzou por baixo. O camisa 88, em seu melhor estilo, infiltrou na grande área, aproveitou vacilo de John e completou para as redes.


Aos 31 minutos, Matheus Candançan marcou pênalti para o Botafogo após suposta falta de Lucas Romero em Artur. No entanto, após revisão no VAR, o árbitro notou que o argentino não cometeu infração e cancelou a penalidade.


Em um contra-ataque fulminante, o Cruzeiro fez 2 a 0. Kaio Jorge arrancou do campo de defesa e, com muita explosão, entrou na área alvinegra. Sem ângulo para bater, o artilheiro virou garçom e serviu Matheus Pereira, que marcou o segundo.


Com a vitória, o time mineiro manteve o tabu de 14 anos sem perder para o Fogão no Nilton Santos. A última derrota celeste aconteceu em outubro de 20211, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. De lá para cá, foram oito jogos, com quatro empates e quatro vitórias cruzeirenses.


O Cruzeiro findou uma sequência de três jogos sem vencer. A equipe vinha de empate com o Corinthians e derrota para o Ceará, no Brasileirão, e empate com o CRB, na Copa do Brasil.


Por outro lado, o Botafogo perdeu uma invencibilidade de cinco jogos - três vitórias e dois empates - que durava desde o fim do Mundial de Clubes da Fifa.


*****


BOTAFOGO x CRUZEIRO 03ago25dom16h, Engenhão, Rio de Janeiro, 18ª rodada, Brasileiro 2025. TEMPO: limpo, temperatura 25º, vento 10 Km/h, umidade 60%.

TRANSMISSÃO: Premiere, Globo ( RJ, MG, BA, DF, ES, PA, PB, RN, RS e SC). PÚBLICO: 35.126; R$2.045.450. ARBITRAGEM: Matheus Delgado Candançan (SP) Alex Ang Ribeiro (SP) Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) Angleison Marcos Vieira Monteiro (RO) VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE) AMARELOS: Barboza, Christian, Allan,Kaiki, Correa, GOLS Christian, 23; Pereira, 49; ASSISTÊNCIAS: Kaiki, 23; Kaio, 49; BOTAFOGO: John, Vitinho, Kaio Pantaleão (David Ricardo), Barboza, Alex Telles (Cuiabano); Allan (Newton), Marlon Freitas (Danilo), Jefferson Savarino; Álvaro Montoro, Artur (Joaquín Correa), Arthur Cabral. T: David Ancelotti. CRUZEIRO: Cássio, William, Fabruno, Villalba ,Kaiki; Romero, Lucas , Christian (Matheus Henrique), Pereira (Eduardo); Kaio (Lautaro), Wanderson (Marquinhos). T: Leonardo Jardim.

.

HISTÓRICO: 99 jogos. Cruzeiro venceu 43, empatou 33, perdeu 23, marcou 144 gols, sofreu 111.

246 comentários


CRUZEIRENSES, como acontece em todos os jogos no Rio e em Sampa, ocuparam integralmente seu espaço no estádio. O apoio ao time foi permanente. Nas redes, uma mistura de euforia e incredulidade pela facilidade com que a vitória foi alcançada. (SÍNDICO)

.

ÁRBITROS tomaram decisões corretas, tanto técnica quanto disciplinarmente. (SÍNDICO)

.

JARDIM escalou seu time de confiança, que fez mais um excelente primeiro tempo. Na etapa final, o bloqueio ao adversário foi perfeito e a vitória foi construída com método e muita disposição. (SÍNDICO)

.

CÁSSIO fez uma defesaça, saiu atabalhoadamente num lance de bola cruzada e fez várias defesas corretas. (SÍNDICO)

.

ROMERO teve muito trabalho para marcar os meias e os atacantes do Botafogo. Saiu-se bem na…


Curtir

No mais a reação foi muito importante pra tirar aquela pressão pra crise impostas pelos meios de comunicação e torcida. Gostaria de ver mais o Walace em campo em pelo menos um tempo. Até agora não teve grandes oportunidades pra jogar numa trinca de volantes.

Curtir
jofrancosi
05 de ago.
Respondendo a

Wallace é o maior mico da SAF Cruzeiro.

Curtir

Por outro lado em alguns momentos do jogo causou irritação tentativas de saída de bola de calcanhar que originaram lances de terror pra Cássio e companhia.

Curtir

Apesar do sofrimento no 2T não faltou disciplina tática e dedicação na recomposição das linhas. Justamente o que faltou contra CRB e Ceará.

Curtir
jofrancosi
05 de ago.
Respondendo a

Sofrimento no 2ºT? Fala sério, Tolentino!

Curtir

Christian foi o MDJ! Não somente por causa do gol mas principalmente por ter auxiliado o Willian a fechar a porta da casinha no setor mais perigoso do Botafogo executando a dobra defensiva com precisão. Villalba foi o segundo melhor.

Curtir
bottom of page