Botafogo 0x2 Cruzeiro: Mais fácil do que prometia
- Jorge Angrisano Santana
- 2 de ago.
- 5 min de leitura
Atualizado: 5 de ago.
CRUZEIRENSES, como acontece em todos os jogos no Rio e em Sampa, ocuparam integralmente seu espaço no estádio. O apoio ao time foi permanente. Nas redes, uma mistura de euforia e incredulidade pela facilidade com que a vitória foi alcançada. (SÍNDICO)
.
ÁRBITROS tomaram decisões corretas, tanto técnica quanto disciplinarmente. (SÍNDICO)
.
JARDIM escalou seu time de confiança, que fez mais um excelente primeiro tempo. Na etapa final, o bloqueio ao adversário foi perfeito e a vitória foi construída com método e muita disposição. (SÍNDICO)
.
CÁSSIO fez uma defesaça, saiu atabalhoadamente num lance de bola cruzada e fez várias defesas corretas. (SÍNDICO)
.
ROMERO teve muito trabalho para marcar os meias e os atacantes do Botafogo. Saiu-se bem na maioria dos duelos, garantindo boa proteção à bequeira. (SÍNDICO)
.
LUCAS fez um excelente primeiro tempo, fazendo o jogo celeste fluir com bons passes. Na etapa final, com a diposição do adversário para buscar a igualdade no placar, foi mais defensor do que armador. Resumo da ópera: trabalhou como o jogo exigia em cada uma de suas fases. (SÍNDICO)
.
KAIO fez uma jogada de contrataque impressionante no segundo gol celeste, carregando a bola por 60 metros antes de servir Pereira. Fustigou a defesa alvinegra o tempo todo, mas não teve uma boa chance para marcar seu 14º gol na competição. (SÍNDICO)
.
MATHEUS HENRIQUE jogou os últimos 5 minutos e só teve que se posicionar adequadamente para ajudar a manter a vantagem no placar. (SÍNDICO)
.
EDUARDO jogou os últimos 5 minutos, apenas para ajudar a segurar o placar. (SÍNDICO)
.
MARQUINHOS entrou no quarto final da partida para renovar o fôlego da equipe e fustigar a defesa alvinegra, evitando que ela fosse ao ataque para buscar uma reversão do placar. (SÍNDICO)
.
BOTAFOGO x CRUZEIRO 03ago25dom16h, Engenhão, Rio de Janeiro, 18ª rodada, Brasileiro 2025.
.
TEMPO: limpo, temperatura 25º, vento 10 Km/h, umidade 60%.
.
CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 2º, com 34 pontos; Botafogo é o 7º, com .26
.
RANKING da CBF: Cruzeiro é o 19º, com 8.227 pontos; Botafogo, o 8º, com .11.652
.
TRANSMISSÃO: Premiere, Globo ( RJ, MG, BA, DF, ES, PA, PB, RN, RS e SC).
.
ARBITRAGEM: Matheus Delgado Candançan (SP) Alex Ang Ribeiro (SP) Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) Angleison Marcos Vieira Monteiro (RO) VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
.
CRUZEIRO vem de uma derrota para o Ceará (2x1) no Mineirão, pelo Brasileiro e um empate com o CRB (0x0), no Mineirão, pela Copa do Brasil. O técnico Leonardo Jardim não contará com o lateral direito Fagner, que sofreu fratura na fíbula no jogo contra o CRB. Nas demais posições, ele deverá manter o time considerado titular.
.
CRUZEIRO: Cássio; William, Fabruno, Villalba, Kaiki; Christian, Romero, Lucas; Pereira; Kaio, Wanderson. T: Leonardo Jardim.
.
BANCO: Aragão, Jonathan, Gamarra, Prates, Wallace, Eduardo, Matheus Henrique, Lautaro, Bolasie, Marquinhos, Gabigol, Kenji.
.
AUSENTES: Fagner, Janderson, João Marcelo (lesionados).
.
PENDURADOS: Kaio, Romero.
.
BOTAFOGO vem de vitória sobre o Bragantino, por 2x0, mo Engenhão, pela Copa do Brasil. O duelo deste domingo deve marcar a estreia de Danilo, contratação mais cara da história do Botafogo, que vinha passando por processo de recondicionamento físico. O volante ex-Nottingham Forest, no entanto, não deve ter condição de atuar por 90 minutos, surgindo como opção para o segundo tempo. O técnico Davide Ancelotti deve manter a base do time.
.
BOTAFOGO: John; Vitinho, Kaio Pantaleão, Alexander Barboza, Alex Telles; Marlon Freitas, Allan, Savarino; Artur, Arthur, Álvaro Montoro, Cabral. T: Davide Ancelotti
.
BANCO: Léo; Mateo, Cuiabano, Matheus, Marçal, Santiago, Newton, Correa, Danilo, Mastriani, Huguinho, David Ricardo.
.
AUSENTES: Jeffinho, Bastos e Matheus Martins (lesionados)
.
PENDURADOS: Allan, Barboza, Cuiabano, John, Marçal, Montoro e Ponte.
*****
O JOGO começou equilibrado, mas não demorou muito para o Cruzeiro tomar conta da situação. Cheio de atitude e sem sentir o mando de campo alvinegro, o time de Leonardo Jardim se impôs e criou grandes chances para marcar nos primeiros 45 minutos. Os dois gols, inclusive, simbolizam algumas das principais características da equipe sob o comando do mister: pressão alta e transição rápida.
No segundo tempo, o cenário se modificou. Naturalmente, o Botafogo se lançou para o ataque em busca do empate e passou a ocupar a o campo de defesa cruzeirense. A equipe celeste, como forma de reação, se posicionou em busca de contra-ataques. Maduro e sólido, o Cruzeiro resistiu às tentativas alvinegras e saiu de campo com os três pontos.
O Cruzeiro marcou o primeiro gol do jogo aos 20 minutos do segundo tempo, com Christian. Após recuperação de bola de Wanderson e passe de Matheus Pereira, Kaiki avançou pelo lado esquerdo e cruzou por baixo. O camisa 88, em seu melhor estilo, infiltrou na grande área, aproveitou vacilo de John e completou para as redes.
Aos 31 minutos, Matheus Candançan marcou pênalti para o Botafogo após suposta falta de Lucas Romero em Artur. No entanto, após revisão no VAR, o árbitro notou que o argentino não cometeu infração e cancelou a penalidade.
Em um contra-ataque fulminante, o Cruzeiro fez 2 a 0. Kaio Jorge arrancou do campo de defesa e, com muita explosão, entrou na área alvinegra. Sem ângulo para bater, o artilheiro virou garçom e serviu Matheus Pereira, que marcou o segundo.
Com a vitória, o time mineiro manteve o tabu de 14 anos sem perder para o Fogão no Nilton Santos. A última derrota celeste aconteceu em outubro de 20211, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. De lá para cá, foram oito jogos, com quatro empates e quatro vitórias cruzeirenses.
O Cruzeiro findou uma sequência de três jogos sem vencer. A equipe vinha de empate com o Corinthians e derrota para o Ceará, no Brasileirão, e empate com o CRB, na Copa do Brasil.
Por outro lado, o Botafogo perdeu uma invencibilidade de cinco jogos - três vitórias e dois empates - que durava desde o fim do Mundial de Clubes da Fifa.
*****
BOTAFOGO x CRUZEIRO 03ago25dom16h, Engenhão, Rio de Janeiro, 18ª rodada, Brasileiro 2025. TEMPO: limpo, temperatura 25º, vento 10 Km/h, umidade 60%.
TRANSMISSÃO: Premiere, Globo ( RJ, MG, BA, DF, ES, PA, PB, RN, RS e SC). PÚBLICO: 35.126; R$2.045.450. ARBITRAGEM: Matheus Delgado Candançan (SP) Alex Ang Ribeiro (SP) Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) Angleison Marcos Vieira Monteiro (RO) VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE) AMARELOS: Barboza, Christian, Allan,Kaiki, Correa, GOLS Christian, 23; Pereira, 49; ASSISTÊNCIAS: Kaiki, 23; Kaio, 49; BOTAFOGO: John, Vitinho, Kaio Pantaleão (David Ricardo), Barboza, Alex Telles (Cuiabano); Allan (Newton), Marlon Freitas (Danilo), Jefferson Savarino; Álvaro Montoro, Artur (Joaquín Correa), Arthur Cabral. T: David Ancelotti. CRUZEIRO: Cássio, William, Fabruno, Villalba ,Kaiki; Romero, Lucas , Christian (Matheus Henrique), Pereira (Eduardo); Kaio (Lautaro), Wanderson (Marquinhos). T: Leonardo Jardim.
.
HISTÓRICO: 99 jogos. Cruzeiro venceu 43, empatou 33, perdeu 23, marcou 144 gols, sofreu 111.



CRUZEIRENSES, como acontece em todos os jogos no Rio e em Sampa, ocuparam integralmente seu espaço no estádio. O apoio ao time foi permanente. Nas redes, uma mistura de euforia e incredulidade pela facilidade com que a vitória foi alcançada. (SÍNDICO)
.
ÁRBITROS tomaram decisões corretas, tanto técnica quanto disciplinarmente. (SÍNDICO)
.
JARDIM escalou seu time de confiança, que fez mais um excelente primeiro tempo. Na etapa final, o bloqueio ao adversário foi perfeito e a vitória foi construída com método e muita disposição. (SÍNDICO)
.
CÁSSIO fez uma defesaça, saiu atabalhoadamente num lance de bola cruzada e fez várias defesas corretas. (SÍNDICO)
.
ROMERO teve muito trabalho para marcar os meias e os atacantes do Botafogo. Saiu-se bem na…
No mais a reação foi muito importante pra tirar aquela pressão pra crise impostas pelos meios de comunicação e torcida. Gostaria de ver mais o Walace em campo em pelo menos um tempo. Até agora não teve grandes oportunidades pra jogar numa trinca de volantes.
Por outro lado em alguns momentos do jogo causou irritação tentativas de saída de bola de calcanhar que originaram lances de terror pra Cássio e companhia.
Apesar do sofrimento no 2T não faltou disciplina tática e dedicação na recomposição das linhas. Justamente o que faltou contra CRB e Ceará.
Christian foi o MDJ! Não somente por causa do gol mas principalmente por ter auxiliado o Willian a fechar a porta da casinha no setor mais perigoso do Botafogo executando a dobra defensiva com precisão. Villalba foi o segundo melhor.