Brasil 0x1 Argentina: sem Neymar...
- Jorge Angrisano Santana
- 21 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de nov. de 2023
BRASIL x ARGENTINA 21nov23ter22h Maracanã, Rio de Janeiro, 6ª rodada Eliminatórias Sul Americanas para a Copa 2026.
.
TEMPO: Nublado, Temperatura: 23º, Vento: 15Km/h, Umidade 80%.
.
CLASSIFICAÇÃO: Brasil é o 5º, com 7 pontos; Argentina é a 1ª, com 10.
.
RANKING da FIFA: Brasil é o 3º, Argentina é o 1º.
.
TRANSMISSÃO: Globo e Sportv.
.
ARBITRAGEM: Pedro Maza, Cláudio Urrutia, Miguel Rocha (CHI). VAR: Juan Lara (CHI).
.
HISTÓRICO:
.
BRASIL: Alisson; Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Carlos Augusto; André, Bruno Guimarães, Rodrygo; Raphinha, Gabriel Jesus, Martinelli. T: Fernando Diniz.
.
AUSENTES: Neymar, Vini, Casemiro, Ederson (lesionados)
ARGENTINA: Dibu Martínez; Molina, Romero, Otamendi, Acuña; Enzo Fernández, Mac Allister, De Paul, Lo Celso; Messi, Julián Álvarez. T: Lionel Scaloni.
*****
O JOGO. O jogo começou quente. Logo aos 4, Gabriel Jesus foi amarelado após deixar a mão no rosto do meio-campista De Paul, que ficou deitado no gramado com o nariz sangrando. Aos 13, foi a vez de Raphinha acertar o jogador e também ser advertido com um amarelo. Enquanto isso, os goleiros eram espectadores, já que as equipes pouco criavam. E assim seguiu até que, aos 37, Raphinha cobrou falta na intermediária e a bola desviou na barreira e saiu raspando o travessão. Aos 42 foi a vez de Martinelli ter a chance de abrir o placar e ser parado pelo zagueiro Romero, que tirou a bola para escanteio praticamente em cima da linha.
Na volta para o segundo tempo, Fernando Diniz promoveu a primeira alteração na equipe. Trocou o capitão Marquinhos, que sentiu dores na coxa esquerda, por Nino. Foi a estreia do beque na Seleção. Melhor em campo, o Brasil teve a segunda melhor chance do jogo. Aos 57, Gabriel Jesus correu da intermediária até a entrada da área onde perdeu a bola, que sobrou para Martinelli que finalizou para uma grande defesa de Martinez. O troco da Argentina veio aos 62. Lo Celso cobrou escanteio na esquerda e Otamendi marcou e cabeça. Argentina 1-0. Diniz fez mais duas substituições: Raphinha x Endrick e Magalhães x Joelinton. Aos 72, outras trocas: Bruno Guimarães x Douglas Luiz e Martinelli x Veiga. Aos 80, Joelinton de um pescoção em De Paul e foi expulso. A torcida brasileira passou a vaiar a Seleção gritando “time sem vergonha” e “olé”, quando os argentinos trocavam passes. Assim foi até o apito final.
*****
BRASIL 0x1 ARGENTINA 21nov23ter22h Maracanã, Rio de Janeiro, 6ª rodada Eliminatórias Sul Americanas para a Copa 2026. TEMPO limpo, Temperatura: 30º, Vento: 10Km/h, Umidade 60%. TRANSMISSÃO: Globo, Sportv. PÚBLICO: 65.000. ARBITRAGEM: Pedro Maza, Cláudio Urrutia, Miguel Rocha (CHI). VAR: Juan Lara (CHI). AMARELOS: Raphinha, Jesus, Carlos Augusto. VERMELHO: Joelinton,70. GOL: Otamendi, 62. BRASIL: Alisson; Emerson Royal, Marquinhos (Nino), Gabriel Magalhães (Joelinton), Carlos Augusto; André, Bruno Guimarães (Douglas Luiz); Raphinha (Endrick), Rodrygo, Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli (Raphael Veiga). T: Fernando Diniz ARGENTINA: Martínez; Molina, Romero, Otamendi, Acuña (Tagliafico); Enzo Fernández (Paredes), Mac Allister, De Paul, Lo Celso (González); Messi (Di María), Álvarez (Lautaro Martínez). T: Lionel Scaloni.



Neste jogo em específico, não reclamo do barba falhada. Sem os 3 melhores do time e contra uma equipe ajustada e que mantém a base campeã mundial, o Brasil até que jogou bem. Perdeu num golpe maravilhoso de cabeça do Otamendi. O problema foram os jogos da Venezuela e da Colômbia.
ELIMINATÓRIAS DA COPA... Clássico marcado por pancadaria termina com vitória da Argentina no Maracanã Brasil ainda teve um jogador expulso no segundo tempo da partida
Paulo Duarte
O clássico entre Brasil e Argentina desta terça-feira (21) terminou com vitória dos campeões do Mundo em campo, por 1 a 0, o atacante Joelinton expulso no segundo tempo, e manchado pela pancadaria nas arquibancadas antes da bola rolar.
Previsto para iniciar às 21h30, o jogo só começou após as 22h, devido a confusão generalizada entre torcedores rivais e, em seguida, com a polícia, no setor Sul do estádio. Vale ressaltar que os ingressos foram vendidos sem separação de torcida, como acontece no Brasileirão, por exemplo.
Com a derrota, o Brasil caiu para…
O Brasil que nas últimas décadas teve excelentes defensores, entre beques e laterais, sofre com uma safra péssima no setor. Não temos bons laterais. Thiago Silva perto dos 40 ainda é o melhor beque brasileiro.
Brasil entrou num jogo emocional que favoreceu os argentinos, ainda mais com um juiz tendencioso e borrado. Estivessem os nervos no lugar talvez as melhores chances da Seleção não terminassem nos bloqueios de Cuti Romero e Dibu Martínez. Falta tarimba, falta também qualidade, mas urge pensar em alternativas além do Neymar - e trabalhar para que elas floresçam.
Juiz apitou o jogo que os argentinos queriam. A expulsão foi incorreta ainda que a Seleção tenha caído numa pilha errada. Argentinos fizeram o que sabem, tiraram a velocidade do jogo, duelaram bem e acharam um gol no cabezazo fulminante de Otamendi.