Brasil 5x1 Bolívia: rumo à Copa do Norte
- Jorge Angrisano Santana
- 8 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de set. de 2023
A Seleção Brasileira inicia neste 08set23sex20h45 sua participação nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada no Canadá, Estados Unidos e México, enfrentando a Bolívia, no Mangueirão, Belém. Será a estreia de Fernando Diniz no comando técnico do escrete Amarelinho.
A expectativa é a de que ele mantenha quase todo o time que disputou a Copa do Catar. A Bolívia tenta voltar a uma Copa do Mundo, torneio do qual participou pela última vez em 1994, nos Estados Unidos.
Do outro lado, os bolivianos tentam retornar a uma Copa do Mundo, o que não acontece desde 1994, que foi a única vez que o país esteve em um Mundial. O trunfo é aproveitar o aumento de vagas para os times da América do Sul, que agora são seis, mais uma para a repescagem intercontinental.
*****
O JOGO. O Brasil goleou a Bolívia por 5 a 1, com gols de Rodrygo (2), Raphinha, Neymar (2). Ábrego anotou para a Bolívia. A primeira grande oportunidade foi desperdiçada, aos 8, por Neymar, que cobrou mal um pênalti, defendido por Viscarra. Aos 24, Viscarra deu rebote em chute de Raphinha e Rodrygo fez, de carrinho, Brasil 1-0. Na sequência, Neymar levantou a torcida numa jogada em que driblou mais metade do time boliviano, e só parou no goleiro Viscarra.
Na volta do intervalo, aos 46, Raphinha, servido por Neymar, fez Brasil 2-0. Aos 52, Rodrygo fez Brasil 3-0. Aos 60, após jogada coletiva, Rodrygo serviu Neymar, que fez Brasil 4-0. Pela contagem da FIFA, foi o 78º gol de Neymar com a Amarelinha, o que o fez ultrapassar Pelé e se tornar o maior artilheiro do escrete canarinho. Aos 72, em contra-ataque, Ábrego deixou Matheus Gonçalves para trás e acertou um chute bem colocado, fazendo Bolívia 1-4. Nos acréscimos, Neymar brindou a torcida, que fez muita festa para ele desde a chegada da delegação ao aeroporto de Belém, com mais um gol pra cravar Brasil 5-1.
Com o resultado, o Brasil assume a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas, empatando em pontos com Uruguai, Argentina e Colômbia, e levando vantagem no saldo de gols. Seu próximo jogo será na terça, 12, diante do Peru, em Lima, às 23h. No mesmo dia, às 17h, a Bolívia recebe a Argentina, em La Paz.
BRASIL 5x1 BOLÍVIA, 08set23sex20h45, Mangueirão, Belém, 1ª rodada Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026. TEMPO: nublado, temperatura 27º, vento 15 Km/h, umidade: 80%. TRANSMISSÃO: Globo e Sportv. PÚBLICO: 48.183 pagantes, R$10.887.550. ARBITRAGEM: Juan Gabriel Benítez, Eduardo Cardozo, Milciades Saldivar. VAR: Carlos Benítez (Paraguai). AMARELOS: Neymar, Ursino, Moreno. GOLS: Rodrygo, 24; Raphinha, 46; Rodrygo, 52; Neymar, 60; Ábrego, 77; Neymar, 93. BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Ibañez, 83) , Lodi (Caio Henrique, 70); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton, 70), Neymar; Raphinha, Rodrygo (Gabriel Jesus, 88), Richarlison (Matheus Cunha, 70). T: Fernando Diniz.
BOLÍVIA: Viscarra; Quinteros, Jusino, Suárez; Medina, Villamil, Bejarano (Hector Cuellar, 46), Cespedes (Ursino, 57), Fernandez (Roca, 57); Arrascaita (Jaume Cuéllar, 75), Marcelo Moreno (Ábrego, 70). T: Gustavo Costas.



A seleção brasileira está confirmada para a segunda partida das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Diante do Peru, nesta terça-feira, às 23h (de Brasília), no Estádio Nacional, em Lima, o técnico Fernando Diniz levará a campo a mesma formação que goleou a Bolívia por 5 a 1 na última sexta.
Assim, o Brasil vai a campo com: Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; Casemiro, Bruno Guimarães e Neymar; Raphinha, Rodrygo e Richarlison.
Reproduzir vídeo
Peru x Brasil: saiba tudo sobre o jogo da 2ª rodada das Eliminatórias da Copa 2026
A partida entre Peru e Brasil terá transmissão ao vivo da Globo, do sportv e do ge.
A escalação foi confirmada em treino realizado no local…
Tem coisas no futebol que sei lá... Neymar superar Pelé em gols é foda.
Quase 11 milhões de renda, poxa!
Rodrygo também aproveitou pra ganhar moral. Com a volta do Vini Jr, deve ser deslocado pra ponta direita, com Rafinha virando opção. Bruno Guimarães, a meu ver, joga mais que Paquetá, embora não tenha a mesma mídia. Richarlison não dá, tá na hora de trocar.
Grande partida do Neymar, em que pese o pênalti perdido. Bom pra calar algumas matacras da mídia.