Brasil 1x0 Paraguai: Valeu pela vaga na Copa
- Jorge Angrisano Santana
- 10 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de jun.
BRASIL x PARAGUAI, 10jun25qua21h30, Itaquera, São Paulo, 16ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo 2026.
.
TEMPO limpo, temperatura 12º, vento 10 Km/h, umidade 70%.
.
CLASSIFICAÇÃO: Brasil é o 4º, com 22 pontos; Paraguai, o 3º, com 24.
.
RANKING FIFA: Brasil é o 5º, com 1.776 pontos; Paraguai é o 48º, com 1.476.
.
TRANSMISSÃO : Globo e Sportv.
.
ARBITRAGEM: Facundo Tello, Juan Pablo Belatti, Gabriel Chade. VAR: Hernán Mastrangelo (Argntina)
.
HISTÓRICO: 84 jogos, Brasil venceu 50, empatou 22, perdeu 12, marcou 183 gols, sofreu 68.
.
BRASIL. O técnico: Carlo AncelottisSe na estreia o foco esteve em fortalecer o time defensivamente, agora o objetivo é melhorar o ataque. Nesse sentido, Ancelotti preparou a Seleção com um ataque mais numeroso e móvel. Três mudanças foram ensaiadas nos treinamentos: Gerson deu lugar a Gabriel Martinelli; Raphinha entrou na vaga de Estêvão; e Matheus Cunha substituiu Richarlison.
.
BRASIL: Alisson, Vanderson, Marquinhos, Alex, Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães; Raphinha, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha, Vinicius Júnior. TÉCNICO: Carlos Ancelotti.
.
BANCO: Bento, Hugo Souza; Danilo, Wesley, Léo Ortiz, Beraldo, Gerson, Ederson, Andrey, Antony, Estevão, Richarlison
.
AUSENTES: Ninguém.
.
PENDURADOS: Carlos Augusto, Casemiro, Danilo, Gabriel Martinelli, Léo Ortiz, Matheus Cunha, Richarlison e Vini Júnior.
.
PARAGUAI. O técnico: Gustavo Alfaro Invicta a nove jogos, a "Albirroja" está perto de realizar o sonho de voltar a uma Copa do Mundo após três edições fora. A equipe comandada por Gustavo Alfaro chega embalada por nove jogos de invencibilidade. No primeiro turno, em casa, os paraguaios levaram a melhor sobre o Brasil: vitória por 1 a 0. Para o duelo em Itaquera, a única baixa para Gustavo Alfaro é Matías Galarza, suspenso. O ex-jogador de Coritiba e Vasco dará lugar a Mathías Villasanti, do Grêmio.
.
PARAGUAI: Gatito Fernandez; Cáceres, Gustavo Gómez, Alderete, Júnior Alonso; Diego Gómez, Ádrian Cubas, Almirón, Villasanti, Enciso; Sanabria. TÉCNICO: Gustavo Alfaro.
.
BANCO:
.
AUSENTES: Matías Galarza (suspenso)
.
PENDURADOS:
.
HISTÓRIA. O primeiro duelo entre os países se deu em 12 de outubro de 1921, pelo Campeonato Sul-Americano, hoje chamado de Copa América, no Estádio del Club Sportivo Barracas, em Buenos Aires, capital da Argentina. Na ocasião, o selecionado brasileiro ganhou por 3 a 0, com gols de Machado (2) e Candiota. A maior vitória da Amarelinha sobre os paraguaios aconteceu em 11 de maio de 1949, data em que Ademir de Menezes (3), Tesourinha (2) e Jair Rosa Pinto balançaram as redes na goleada por 7 a 0, pelo Campeonato Sul-Americano daquele ano.
.
O JOGO
Os primeiros 45 minutos na Neo Química Arena foram de pressão do Brasil. O quarteto ofensivo brasileiro pressionou muito a saída de bola do Paraguai. Aos 11, Vini Jr perdeu grande chance, depois de Matheus Cunha cruzar para o atacante. Aos 27, Martinelli acertou um cruzamento na segunda trave, e Cunha desperdiçou com o gol aberto para cabecear. De tanto martelar, a seleção brasileira abriu o placar aos 43 minutos. Cunha roubou a bola no ataque e cruzou para Vini Jr balançar as redes.
Vini Jr em Brasil x Paraguai
Os paraguaios foram perigosos durante cinco minutos da partida, dos 28 aos 33. Cáceres assustou a meta de Alisson depois de cruzamento na área. Mas o primeiro tempo foi de superioridade do Brasil.
O segundo tempo foi de menos chances do Brasil, mas duas oportunidades com Bruno Guimarães levaram muito perigo ao gol de Gatito. Aos 13, o volante encobriu o goleiro paraguaio, mas Cáceres salvou em cima da linha. Depois, Bruno fez grande jogada e finalizou forte, aos 43 minutos, mas o goleiro ex-Botafogo fez a defesa e impediu o segundo gol brasileiro. O Paraguai assustou o Brasil em chute de longe de Sanabria, mas não levou tanto perigo para Alisson.
*****
BRASIL 1x0 PARAGUAI, 10jun25qua21h30, Itaquera, São Paulo, 16ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo 2026.
TEMPO limpo, temperatura 12º, vento 10 Km/h, umidade 70%.
.TRANSMISSÃO : Globo e Sportv.
PÚBLICO:46.014 pagantes, 46.316 presentes; R$12.706.051.
ARBITRAGEM: Facundo Tello, Juan Pablo Belatti, Gabriel Chade. VAR: Hernán Mastrangelo (Argntina)
AMARELOS: Vini Jr, Guimarães; Alonso.
GOL: Vino, 43.
BRASIL: Alisson; Vanderson (Danilo), Marquinhos, Alexsandro Ribeiro, Alex Sandro (Beraldo); Casemiro, Bruno Guimarães, Raphinha; Martinelli, Vinir Jr (Richarlison), Matheus Cunha (Gerson). T: Carlo Ancelotti.
PARAGUAI: Gatito Fernández; Cáceres, Gómez, Alderete, Júnior Alonso; Villasanti (Bobadilla), Diego Gómez (Ángel Romero), Cubas, Almirón; Sanabria (Ávalos), Enciso. T: Gustavo Alfaro.
HISTÓRICO: 85 jogos, Brasil venceu 51, empatou 22, perdeu 12, marcou 184 gols, sofreu 68.



Amanhã se completam 10 dias sem jogar. Será que dará pra ter uma ideia do que pode acontecer depois de 30 inativos? Espero que o time continue voando.
Acabei de saber que Brian Wilson partiu aos 82 anos. Surf music nunca foi minha praia, mas inegavelmente ele foi um gênio e não precisava ter feito nada mais que Pet Sounds pra ficar na história, um dos discos mais influentes de todos os tempos. A canção God Only Knows é uma obra prima da música. Infelizmente, além de gênio, era meidoido e sua produção foi pequena.
Que descanse em paz.
Eduardo na vaga do Cristian? Wallace e adianta o Romero? Gabigol por dentro e MP deslocado à direita?
Cruzeiro amanhã, Grazadeus. Garantir esses 3 pts, passar um mês na liderança e projetar de forma inteligente o fechamento da temporada.
Não trazer ninguém, apesar de achar que falta pelo menos um zagueiro no elenco, vá lá, mas dispensar Dinnemo não gostei nem um pouco. Não temos mais nenhum bom cabeceador, Gabriel é fraco, Kaio Jorge também. Prevejo mais muito sofrimento em escanteios desperdiçados.