Brasil 1x0 Suíça: já passou de fase
- Jorge Angrisano Santana
- 28 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
A Seleção Brasileira volta a campo, pela segunda rodada da Copa do Mundo do Catar, nesta segunda-feira (28). Os comandados de Tite enfrentam a Suíça, às 13h (horário de Brasília), no Estádio 974
.
Depois de uma boa estreia, com vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia, o Brasil lidera o Grupo G pelo saldo de gols. Favorita para avançar na primeira posição da chave, a Seleção Brasileira terá de superar a Suíça pela primeira vez em uma Copa do Mundo. Até hoje, foram dois empates: 2 a 2 em 1950 e 1 a 1 em 2018.
.
Do outro lado, a seleção da Suíça fez um jogo duro contra Camarões na estreia e conseguiu a vitória por 1 a 0 com gol de Breel Embolo, no início do segundo tempo. A missão da equipe comandada pelo técnico Murat Yakin é buscar uma vaga nas oitavas de final. Para isso, tentará somar ao menos um ponto diante do Brasil para não dar chance para Sérvia ou Camarões tomar a segunda posição do grupo.
.
Sem desfalques para enfrentar a Seleção Brasileira, os suíços apostam na boa consistência defensiva e nos experientes Xhaka e Shaqiri para tentar arrancar ao menos um empate no Estádio 974. A principal jogada da equipe europeia são os lançamentos longos buscando o centroavante Embolo, que faz bem a parede para a ultrapassagem dos meias Shaqiri, Sow e Vargas. (ZERO HORA)
.
O JOGO
.
O Brasil suou, mas conseguiu vencer a Suíça por 1 a 0 na tarde desta segunda-feira, em jogo válido pela 2ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo, no Estádio 974. Casemiro marcou o gol da Canarinho.
Com o resultado, a seleção chegou a 6 pontos e garantiu classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. O Brasil lutará pela liderança do grupo na última rodada. A Suíça, com três pontos, ocupa a 2ª posição da chave.
As equipes voltam a jogar às 16h (de Brasília) da próxima sexta-feira, já que os jogos da 3ª rodada acontecem de forma simultânea. O Brasil enfrenta Camarões no Estádio Lusail e a Suíça jogará contra a Sérvia no 974.
Sem Neymar e Danilo, que sofreram lesões contra a Sérvia, Tite optou pelas entradas de, respectivamente, Fred e Éder Militão. Ele reforçou o meio-campo e manteve um lateral-direito com uma característica mais defensiva no time titular.
Os primeiros 25 minutos foram truncados. O Brasil teve a iniciativa de atacar e criar chances, mas parava na boa defesa da Suíça, que também pouco assustou Alisson no sistema ofensivo. Foi uma partida de poucas chances na primeira metade da etapa inicial.
A Seleção, aos poucos, foi se soltando. Com os pontas mais espetados, a melhor chance veio perto dos 30 minutos: Raphinha achou Vini Jr com um lindo lançamento, mas o chute do camisa 20 parou em uma grande defesa de Sommer. A partir desse lance, o Brasil atacou bastante, mas não teve sucesso. O primeiro tempo terminou sem gols.
No começo do segundo tempo, Casemiro roubou a bola no meio-campo, os atacantes brasileiros brigaram pela posse e Richarlison recuperou, conseguindo contra-ataque com a defesa suíça bagunçada. O atacante tocou para Vini Jr, que conduziu livre e finalizou para o fundo das redes. Após revisão do VAR, porém, o gol foi anulado por impedimento do Pombo no começo da jogada.
Com o passar do tempo a ansiedade do Brasil aumentou. Com a Suíça fechada na defesa, praticamente todas as jogadas da Canarinho eram bolas longas e lançamentos diretos - quase sempre sem efetividade. O Brasil dependia de cruzamentos na área e jogadas individuais dos pontas.
Na reta final do jogo, porém, veio o gol. Vini Jr e Rodrygo tramaram bem dentro da área e o camisa 21 achou Casemiro dentro da área que, de primeira, finalizou no ângulo, sem chances de defesa para Sommer.
A Suíça se lançou ao ataque no fim do jogo e o Brasil até teve chances para ampliar o placar, mas as desperdiçou. De qualquer forma, a importante vitória veio. (LANCE!)
.
BRASIL 1x0 SUÍÇA, 28nov22seg13h, Estádio 974, Doha, Catar. Tempo: limpo, temperatura: 30º, vento: 18 Km/h, umidade: 70%. TRANSMISSÃO: Globo, Sportv. PÚBLICO: 40.000. ARBITRAGEM: Ivan Barton (El Salvador), David Moran (El Salvador), Zachari Zeegelaar (Suriname). VAR: Drew Fischer (Canadá). Amarelos: Fred, Rieder. Gol: Casemiro 82. BRASIL: Alisson, Éder Militão, Thiago Silva, Marquinhos, Alex Sandro (Alex Telles, 85), Casemiro, Fred (Bruno Guimarães, 57), Lucas Paquetá (Rodrygo, 46), Raphinha, (Antony 72), Richarlison (Gabriel Jesus, 72), Vini Jr. T.: Tite. SUÍÇA: Sommer, Widmer (Frei, 83), Akanji, Elvedi, Ricardo Rodríguez, Freuler, Xhaka, Rieder (Steffen, 58), Sow (Aebischer, 75), Vargas (Edmilson Fernandes, 58); Embolo (Seferovic, 75). T.: Murat Yakin.



Brasil encara Camarões com o time reserva
Classificado para as oitavas de final de maneira antecipada e com vários titulares lesionados, incluindo Neymar, o Brasil poupará jogadores na partida de sexta-feira (2) contra Camarões, que ainda sonha com uma vaga na segunda fase da Copa do Mundo do Catar.
O técnico Tite decidiu preservar os jogadores no confronto contra os 'Leões Indomáveis' no estádio Lusail de Doha (16H00 de Brasília), que encerra o Grupo G, depois que Neymar e os laterais titulares, Danilo e Alex Sandro, sofreram lesões nas duas primeiras partidas, em que o Brasil venceu a Sérvia (2-0) e a Suíça (1-0).
Thank you for watching
"O calor desgasta também, os jogos são intensos, as equipes são boas,…
TOP 5 DA PRIMEIRA FASE DA COPA
.
Times: Marrocos, Japão, Coreia, Portugal, Inglaterra
.
Jogadores: Keane, Song, Bruno Fernandes, Mbappé, DiMaria
.
Juízes: Orsato, Alireza, Sampaio, Turpan, Oliver
.
Técnicos: Paulo Bento (Coreia), Hervé Renard (Arábia), Fernando Santos (Portugal), Walid Regragui (Marrocos), Hajime Moriyasu (Japão)
.
Uniformes: Brasil, Argentina, Arábia, Japão, Camarões
.
Torcidas: Brasil, Argentina, Inglaterra, Tunísia, Coreia
.
Hinos: Brasil, Alemanha, Japão, Inglaterra, Portugal
.
Goleiros: Ati-Zigi, Sczesny, Mendy, Pickford, Ochoa
Datas dos jogos da Copa do Mundo de 2022
Jogos da Primeira Fase
A 1ª Fase da Copa do Mundo de 2022 (Fase de Grupos) terá três rodadas em turno único entre 20 de novembro a 2 de dezembro de 2022.
Jogos das Oitavas de final
Os jogos das Oitavas de final da Copa do Mundo de 2022 serão disputados de 3 a 6 de dezembro de 2022.
Jogos das Quartas de final
As partidas da Quartas de final da Copa do Mundo de 2022 serão disputadas em 9 e 10 de dezembro de 2022.
Jogos das Semifinais
As Semifinais da Copa do Mundo de 2022 serão disputadas em 13 e 14 de dezembro de 2022.
Jogos da Disputa do…
Nacionalidade dos técnicos das seleções da Copa do Mundo de 2022
Na história da Copa do Mundo de Futebol é comum a contratação de treinadores de outras nacionalidades para dirigir às equipes na competição. Entre as 32 seleções com treinadores que devem disputar a Copa do Mundo do Catar, nove são dirigidas por treinadores de outras nacionalidades, menor número das últimas edições da Copa do Mundo.
A seleção da Costa Rica é dirigida por um técnico colombiano, mas a Seleção Colombiana é a única na lista de nacionalidades dos treinadores que não se classificou para o Mundial do Catar.
Argentina e Espanha são os países com mais treinadores na Copa do Mundo de 2022. São três argentinos e três espanhóis…
Jogo travado, o adversário era um time chato que marcava muito e tirava os espaços, no primeiro tempo a equipe estava muito estática e lenta no toque de bola, que contribuiu muito para a estratégia do adversário no segundo tempo as entradas de Bruno Guimarães e Rodrygo deram criatividade e algum dinamismo, o tento acabou saindo no final da partida de forma sofrida. Vini Jr bem, Casemiro idem, Bruno Guimarães e Rodrygo que na minha visão foi o melhor em capo, mudaram o jogo.