top of page

Brasil 1x1 Uruguai: bom jogo, apesar das vaias

Atualizado: 20 de nov. de 2024

BRASIL x URUGUAI, 19nov24ter21h45, Fonte Nova, Salvador, 13ª rodada Eliminatórias Copa do Mundo 2026.

.

TEMPO limpo, temperatura 30º, vento 16 Km/h, umidade 80%.

.

CLASSIFICAÇÃO: Brasil é o 4º com 17 pontos; Uruguai, o 2º, com 19.

.

RANKING da FIFA: Brasil é o 3º, Uruguai, 17º.

.

TRAMSMISSÃO: Globo, narração Luis Roberto Tapanacara, comentários Júnior e Roger Flores; Sportv, narração Luiz Carlos Jr., comentários Ledio Carmona e Ricardinho.

.

ARBITRAGEM: Piero Maza, Claudio Urrutia, Jose Retamal. VAR: Juan Lara (Chile)

.

HISTÓRICO: Será o 35º jogo do Brasil como mandante contra o Uruguai, com 23 vitórias, sete empates e 4 derrotas. No geral, são 80 jogos, 38 vitórias da Canarinha, 21 da Celeste e 21 empates.

.

SITUAÇÃO: Quarto colocado com 17 pontos, o Brasil ultrapassará o Uruguai (com 19) caso vença, e ficaria dependendo do resultado de Colômbia x Equador para terminar o ano na vice-liderança. Por outro lado, um tropeço coloca em risco a posição, já que equatorianos e paraguaios estão logo atrás, com 16 pontos.

.

BRASIL fará sua a 14ª partida sob o comando de Dorival Jr, com 6 vitórias, 6 empates e 1 derrota. Na última rodada, a seleção empatou com a Venzuela por 1x1 em Maturin. Para o jogo desta noite, o técnico Dorival Júnior colocará Danilo no lugar do suspenso Vanderson.

.

BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Abner; Bruno Guimarães, Paquetá, Raphinha; Vini Jr., Savinho, Igor Jesus.

.

AUSENTES: Militão, Rodrygo, Arana (lesionados); Vanderson (suspenso).

.

PENDURADOS: André, Bruno Guimarães, Danilo, Martinelli, Ederson.

.

URUGUAI vem de vitória por 3x2 sobre a Colômbia em Montevidéu e, dependendo de uma combinação favorável de resultados, pode alcançar a liderança. O técnico Marcelo Bielsa fará duas alterações em relação ao time do último jogo. Varela, do Flamengo, entra no lugar de Nández, na lateral direita. Na volância, Ugarte, que marcou o gol da vitória sobre a Colômbia, substitui Aguirre.

.

URUGUAI: Rochet; Varela, Giménez, Olivera, Saracchi; Valverde, Ugarte, Betancur; Pellistri, Darwin Nuñez, Araújo.

.

AUSENTE: Nández (suspenso).


*****


O JOGO... O iníciofoi promissor para o Brasil. Empurrado pela torcida, o time de Dorival Júnior criou duas boas chances. Primeiro com Vinícius, que chutou para fora aos 2. Depois, com Gerson, que saiu na cara do gol, mas parou nas mãos do goleiro Rochet.


Mas o futebol da Seleção tornou-se pouco atrativo depois desse ímpeto inicial e o Uruguai assustou aos 20, com boa combinação entre Darwin Núñez e Valverde. O camisa 15 chutou em cima da zaga brasileira.


Mesmo com a posse de bola, o Brasil não voltou a criar grandes oportunidades até o intervalo. A exceção foi um cabeceio de Marquinhos, após cobrança de escanteio, aos 46. Rochet fez boa defesa novamente, e a etapa inicial acabou sem gols.


No início do segundo tempo, o Brasil quase abriu o placar. Vinicius recebeu passe de Raphinha, invadiu a área e bateu de perna esquerda. Abola tirou tinta da baliza. Aos 54, Valverde recebeu a bola na entrada da área e chutou colocado no cantinho esquerdo, sem qualquer chance para Ederson.


A vantagem da Celeste não durou muito tempo. Aos 61, Gerson pegou a sobra de uma bola cruzada na área e acertou um chute de primeira, que morreu no fundo das redes. A meia hora restante foi se pressão brasileira e resistência uruguaia.


*****


BRASIL1 x1 URUGUAI, 19nov24ter21h45, Fonte Nova, Salvador, 13ª rodada Eliminatórias Copa do Mundo 2026.

TEMPO limpo, temperatura 30º, vento 16 Km/h, umidade 80%.

TRAMSMISSÃO: Globo, Sportv.

Público: 41.511 torcedores

ARBITRAGEM: Piero Maza, Claudio Urrutia, Jose Retamal. VAR: Juan Lara (Chile)

AMARELOS: Magalhães, Raphinha, Paquetá; Ugart.

Gols: Valverde (9min2ºT), para o Uruguai; \\\\\\\Gerson (16min2ºT), para o Brasil

Brasil:Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Luiz Henrique); Bruno Guimarães (André), Gerson (Lucas Paquetá) e Raphinha; Savinho (Estêvão), Igor Jesus (Gabriel Martinelli) e Vinicius Júnior. Técnico: Dorival Júnior.

Uruguai: Rochet; Varela, Giménez, Oliveira e Saracchi; Ugarte, Valverde e Bentancur; Pellistri (Puma Rodríguez), Darwin Núñez (Aguirre) e Araújo (Cristian Oliveira). Técnico: Marcelo Bielsa.

30 comentários


Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
20 de nov. de 2024

O Brasil ainda busca se encontrar sob o comando de Dorival Júnior. Nesta terça-feira (19/11), a Seleção empatou por 1 a 1 com o Uruguai, na Fonte Nova, pela 12ª rodada das Eliminatórias – os gols foram marcados por Gerson e Valverde. Esse é o segundo tropeço seguido da Canarinho, que havia empatado com a Venezuela na última partida.


Com o resultado, o Brasil chegou ao 18º ponto, desempenho que o faz perder uma posição, saindo de quarto para quinto. O Uruguai, agora com 20, segue como vice-líder – cinco a menos que a Argentina, que está na ponta. No começo do primeiro tempo, o Brasil deu indícios de que poderia exercer forte pressão contra o Uruguai. Com o passar…

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
20 de nov. de 2024

A Seleção joga novamente pelas Eliminatórias em 20 de março de 2025, contra a Colômbia, pela 13ª rodada. O jogo tem mando do Brasil, mas o estádio e o horário ainda não foram definidos. Está marcado para o mesmo dia o jogo do Uruguai contra a Argentina. O mando de campo é dos uruguaios, mas também não há local e horário confirmado.

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
20 de nov. de 2024

O Brasil começou em cima, com o trio Vini Jr., Raphinha e Savinho criando as principais jogadas de perigo. Faltava, entretanto, capricho no último passe para conseguir abrir o placar diante de um Uruguai acuado. A partir dos 20 minutos, os visitantes adotaram uma postura menos defensiva, com o meio-campo exercendo maior pressão nos jogadores brasileiros. Para atacar, o time uruguaio tinha como principal estratégia explorar as bolas nas costas da defesa da Seleção, principalmente as que buscavam Pellistri e Darwin Nuñez. Mesmo com mais posse, o Brasil finalizou pouco durante o primeiro tempo – assim como o Uruguai. A grande chance da Seleção foi em cabeçada de Igor Jesus, que pouco tinha tocado na bola, já nos acréscimos.


Com…

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
20 de nov. de 2024

Com o resultado, o Brasil chegou ao 18º ponto, desempenho que o faz perder uma posição, saindo de quarto para quinto. O Uruguai, agora com 20, segue como vice-líder – cinco a menos que a Argentina, que está na ponta.

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
20 de nov. de 2024

DESTAQUES: Valverde, Jpmenez, Raphinha, Gersom.

Curtir
bottom of page