top of page

Campeonato Brasileiro Especial 2024

PAULO SANCHOTENE

.

Os clubes de futebol do Rio Grande do Sul não estão em condições físicas, mentais, espirituais, institucionais, e patrimoniais de participar de quaisquer competições neste momento. Diante desse cenário, é injusto que se force os clubes gaúchos a jogar o Brasileiro agora.

.

Contudo, também é injusto que se force os demais clubes a pararem de jogar. Igualmente, é injusto que os gaúchos passem por uma maratona de jogos quando for possível retomar as atividades.

.

Aparentemente, está-se diante de um dilema. Só haveria soluções injustas. Então, ¿o que fazer?

.

Venho aqui publicamente sugerir um caminho. Pode não ser o melhor, mas, ao menos, procura evitar cometer as injustiças listadas acima. Sugiro três ações:

.

I. Interrupção imediata do Campeonato Brasileiro em todas as suas divisões.

II. Realização de um torneio extraordinário, sem a presença dos clubes gaúchos, reunindo os clubes das séries A, B, C, e D – o Campeonato Brasileiro Especial de 2024

III. Retomada do Campeonato em todas as divisões, posteriormente, apenas em turno único [podendo ou não haver finais – exceto a D, que seguiria com as finais como previsto.

.

Abaixo, apresento uma possível fórmula para o torneio extraordinário.---

.

CAMPEONATO BRASILEIRO ESPECIAL 2024

.

O Campeonato Brasileiro Especial de 2024 se realizaria em 14 datas e teria a participação de 115 clubes: 17 clubes da Série A; 20 clubes da Série B; 17 clubes da Série C; e 61 clubes da Série D.

.

Esses clubes seriam divididos em 2 módulos: o Módulo Alto teria os 54 clubes das séries A, B, e C; o Módulo Baixo teria os 61 clubes da série D.

.

Os módulos serviriam de Fase Classificatória para as Finais, as quais seriam em 3 níveis (equivalentes a Primeira, Segunda, e Terceira divisões nacionais atuais).

.

1. Fase Classificatória

1.1 Módulo Alto

O Módulo Alto teria 6 grupos de 9 equipes cada, regionalizados:

.

Grupo 1 (São Paulo): Palmeiras/SP, São Paulo/SP, Corinthians/SP, Red Bull Bragantino/SP; Santos/SP, Ponte Preta/SP, Guarani/SP, Ituano/SP; e São Bernardo/SP.

.

Grupo 2 (Sul): Athletico/PR, Criciúma/SC; Coritiba/PR, Avaí/SC, Chapecoense/SC, Operário/PR, Brusque/SC; Londrina/PR, e Figueirense/SC.

.

Grupo 3 (Sudeste): Flamengo/RJ, Fluminense/RJ, Botafogo/RJ, Vasco da Gama/RJ, Botafogo/SP, Novorizontino/SP, Mirassol/SP; Volta Redonda, e Ferroviária/SP.

.

Grupo 4 (Leste): Atlético/MG, Bahia/BA, Cruzeiro/MG, Vitória/BA; América/MG, CRB/AL; CSA/AL, Tombense/MG, e Athletic/MG.

.

Grupo 5 (Verde): Atlético/GO, Cuiabá/MT; Goiás/GO, Vila Nova/GO, Paysandu/PA, Amazonas/AM; Sampaio Corrêa/MA, Remo/PA, e Aparecidense/GO.

.

Grupo 6 (Nordeste): Fortaleza/CE; Ceará/CE, Sport/PE; Náutico/PE, ABC/RN, Confiança/SE, Ferroviário/CE, Botafogo/PB, e Floresta/CE.

A primeira fase teria 9 rodadas. Os clubes jogariam em turno único dentro de seus respectivos grupos (8 jogos).

.

As 4 equipes primeiras colocadas de cada grupo disputariam a Taça de Ouro (equivalente à Primeira Divisão) – 24 clubes classificados.

.

As equipes colocadas entre 5º e 8º em cada grupo disputariam a Taça de Prata (equivalente à Segunda Divisão) – 24 clubes classificados.

.

As equipes que terminassem em último lugar nos grupos disputariam a Taça de Bronze (equivalente à Terceira Divisão) – 6 clubes classificados.

.

As Taças também contariam com equipes oriundas do Módulo Baixo.

.

1.2 Módulo Baixo

.

O Módulo Baixo teria 8 grupos. Seriam idênticos aos atuais grupos da Série D, a exceção de 3 – A6, A7, e A8. Cada um desses grupos passaria a ter 7 clubes deste modo:

.

Grupo A6: perderia o Democrata /MG para o grupo A7.

.

Grupo A7: receberia o Democrata /MG do grupo A6 e perderia o Maringá/PR e a Internacional/SP para o grupo A8.

.

Grupo A8: receberia o Maringá/PR e a Internacional/SP do grupo A7.

.

A primeira fase teria 7 rodadas. Os clubes jogariam em turno único dentro de seus respectivos grupos (6 ou 7 jogos). Nos grupos de A1 a A5, os clubes melhores colocados no ranking da CBF jogariam uma partida a mais como mandante.

.

As equipes campeãs de cada grupo disputariam a Taça de Ouro (equivalente à Primeira Divisão) – 8 clubes classificados.

.

As equipes vice-campeãs de cada grupo disputariam a Taça de Prata (equivalente à Segunda Divisão) – 8 clubes classificados.

.

As equipes colocadas entre 3º e 5º em cada grupo, mais as duas melhores equipes entre aquelas que terminassem em 6º lugar nos grupos com 8 integrantes (A1 a A5) disputariam a Taça de Bronze (equivalente à Terceira Divisão) – 26 clubes classificados.

.

2. Finais

2.1 Equipes Classificadas

Ao total, 96 equipes se classificariam para as Finais: 54, do Módulo Alto; e 42, do Módulo Baixo.

As 3 taças teriam 32 clubes cada:

Taça de Ouro: 24, do Módulo Alto; e 8, do Módulo Baixo.

Taça de Prata: 24, do Módulo Alto; e 8, do Módulo Baixo.

Taça de Bronze: 6, do Módulo Alto; e 26, do Módulo Baixo.

.

2.2 Forma de Disputa

As Finais seriam em jogo único. Ao todo, seriam necessárias 5 datas para determinar os campeões.

Os clubes seriam classificados conforme a campanha na Primeira Fase (as equipes do Módulo Alto teriam precedência sobre os do Módulo Baixo), e a classificação determinaria tanto o chaveamento (1º x 32º; 16º x 17º, 8º x 25º, etc.) quanto o mando da partida (melhor classificado joga em casa).

.

O campeão da Taça de Ouro teria uma vaga na Taça Libertadores da América.

O campeão da Taça de Prata teria uma vaga na Copa Sul-Americana.

O campeão da Taça de Bronze teria uma vaga na Fase Final da Copa do Brasil.

.

Ao todo, seriam utilizadas 14 datas. Até lá, é provável que as equipes gaúchas estejam em condições de retomar as atividades. Aí, então, pode-se reiniciar os torneios já em andamento.

.

Fica assim registrada a minha sugestão. Espero que, ao menos, sirva para iniciar um debate sério sobre o que fazer com o futebol durante esse período de calamidade que assola o Rio Grande do Sul.

18 comentários



Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
12 de mai. de 2024

Ernani Bitencourt

Melhor prejudicar dois que prejudicar 20, já adiou partidas dado o momento difícil mas já temos campos disponíveis, já tem soluções. Tivemos também graves situações assim em Minas é rio de janeiro e nem por isso tivemos adiamentos

.

Paulo Roberto Tellechea Sanchotene

Se tivesse atingido toda a metade sul do RS, de Rio Grande a Uruguaiana, a área afetada seria muito maior, mas não se falaria em paralisar o campeonato.

O problema é que isto que vivemos aqui ocorreu na área mais populosa e mais rica do estado e afetou DIRETAMENTE os clubes.

.

Maria Celeste Gonçalves

Sou a favor da suspensão do campeonato.

.

Agnaldo Morato

Já pensei nisto. Deveriam garantir a permanência dos Gaúchos na…

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
12 de mai. de 2024

Zirlei Pereira ; Ja foram oferecido a eles a mudança temporária de estado para treinos e jogos não aceitaram, então que adie os jogos deles ou fiquem fora do campeonato simples assim

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
12 de mai. de 2024

Ao menos 649 mil clientes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) estão sem água, enquanto mais de 450 mil estão sem energia, segundo a CEEE Equatorial e a RGE Sul.

Curtir
Mr Rocha
Mr Rocha
12 de mai. de 2024
Respondendo a

Todas colaborações são bem vindas mas talvez uma das mais úteis foi a do Whinderson Nunes, que talvez por ter origem do sertão nordestino e saber bem o problema da escassez de água, doou filtros que serão de grande utilidade já que os reservatórios foram contaminados.

De certo modo, graças ao exibicionismo dos tais "influencers", a quantidade de doações para RS tem superado qualquer expectativa, incluindo a tragédia de Mariana, talvez pq essa última teve origem na negligência da maior mineiradora do país.

Editado
Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
11 de mai. de 2024

Cruzeiro treina sob olhares da diretoria; Dinneno e Japa estão perto de voltar. Governador do Rio Grande do Sul agradece apoio e mobilização dos torcedores do Atlético

Curtir
Mr Rocha
Mr Rocha
11 de mai. de 2024
Respondendo a

O olho do dono que engorda....

Curtir
bottom of page