top of page

Carta de despedida

ADEUS... Ronaldo se despede : ‘do meu coração o Cruzeiro nunca saiu e nunca sairá’ Fenômeno publicou uma carta no primeiro dia após vender a SAF Celeste

.

Ronaldo Fenômeno se despediu do Cruzeiro por meio de uma carta, publicada nas redes sociais do ex-sócio majoritário da SAF Celeste, na noite desta terça-feira (30). O empresário ressaltou que a Raposa “nunca saiu e nunca sairá” do corção dele. Ronaldo ainda enalteceu o primeiro ano de gestão, que resultou na volta da Raposa a elite nacional.

.

"No curto prazo, vieram os primeiros resultados em campo. Não foram frutos do acaso. Trabalhamos arduamente no extracampo. E vocês, Nação Azul, muito além da arquibancada. Ativos, presentes, potentes. Com voz, força e paixão. Defendendo, motivando, apoiando, cobrando e torcendo. Não teríamos conseguido sem vocês", diz trecho da publicação. .

.

Ronaldo também falou sobre o novo gestor, Pedro Lourenço, também conhecido como “Pedrinho BH”. Segundo o ex-jogador, não há ninguém melhor e mais apaixonado que o empresário para assumir os novos capítulos da história do Cruzeiro.

.

“Pedrinho, a Nação te ama! (...) Sua trajetória é brilhante. Nos momentos mais difíceis do Cruzeiro, você estava lá, estendendo a mão e investindo do próprio bolso. É da sua paixão que vive o nosso esporte. E depois de ouvir tantas vezes o torcedor chamar seu nome, é com muito orgulho que anuncio a sua chegada”, afirmou.

.

Ronaldo ficou a frente do Cruzeiro por 2 anos e 4 meses. Em 2022, o empresário encabeçou o projeto da SAF Celeste e montou um elenco que conquistou a série B com sobras, entrando para a história como o time que garantiu o acesso com mais rodadas de antecedência (oito).

.

Na despedida, ele aproveitou para agradecer a todos que participaram desta trajetória e afirmou que a Raposa é a primeira grande SAF do futebol nacional. “Sou muito grato pela confiança de cada um - da diretoria aos torcedores, dos bastidores ao campo. Que legado construímos!…Seguirei torcendo por vocês. Com vocês" , afirmou Fenômeno.

.

Veja a despedida de Ronaldo na íntegra

.

No fim de 2021, quando anunciei a intenção de compra da SAF, eu disse acreditar que era possível tirar o Cruzeiro de refém da crise; que era a minha vez de tentar abrir portas para o Cabuloso. Não prometi super poderes, mas uma gestão sustentável para um crescimento de médio e longo prazo.

.

No curto prazo, vieram os primeiros resultados em campo. Não foram frutos do acaso. Trabalhamos arduamente no extracampo. E vocês, Nação Azul, muito além da arquibancada. Ativos, presentes, potentes. Com voz, força e paixão. Defendendo, motivando, apoiando, cobrando e torcendo. Não teríamos conseguido sem vocês.

.

Dois anos e quatro meses se passaram. Posso dizer com orgulho que abrimos as portas que estavam quase fechando e outras que nem existiam. O estado terminal em que assumi o clube é página virada. O time desacreditado, invisibilizado, com o programa de sócio-torcedor abandonado e CTs deteriorados, ficou no passado. Hoje temos um Cruzeiro com novas perspectivas, muito mais organizado, fortalecido, que aprendeu e cresceu como instituição; que alcançou metas, melhorou processos e investiu em infraestrutura, com reflexos notáveis nas categorias de base e no futebol feminino; que depois de três anos rebaixado, em nove meses, sob a nossa gestão, retornou à elite (o acesso mais rápido da história da Série B!) e foi campeão com seis rodadas de antecedência (outro recorde!); um Cruzeiro na Série A e na Sul-Americana, com a maior receita já atingida de patrocinadores na camisa.

.

Assumi um compromisso com vocês e ainda que, paralelamente, minha vida pessoal e profissional tenha me apresentado novos desafios, caminhos e chamados, segui firme no que me propus a entregar aqui. Somente depois de cumprir a missão é que me permiti tomar essa decisão difícil, mas necessária - sobretudo por impactar a vida de milhões de pessoas.

.

Chegou o momento de passar o bastão. Não pra qualquer pessoa, não por qualquer dinheiro nem por qualquer razão. Não sem me importar com o futuro do clube, não sem ouvir vocês, não sem a certeza de que não há ninguém melhor e mais apaixonado que o meu sucessor para liderar novos capítulos de prosperidade na história do nosso gigante.

.

Pedrinho, a Nação te ama! Não à toa você é o quinto maior varejista do Brasil - sua trajetória é brilhante. Nos momentos mais difíceis do Cruzeiro, você estava lá, estendendo a mão e investindo do próprio bolso. É da sua paixão que vive o nosso esporte. E depois de ouvir tantas vezes o torcedor chamar seu nome, é com muito orgulho que anuncio a sua chegada.

.

Sou muito grato pela confiança de cada um - da diretoria aos torcedores, dos bastidores ao campo. Que legado construímos! Somos a primeira GRANDE SAF do futebol brasileiro! Não poderia deixar de agradecer ao nosso CEO Gabriel Lima; ao CFO Raphael Vianna; Pedro Martins e Paulo Autuori; Paulo André, que foi um maestro na condução da visão desportiva; Victor Rios, diretor de comunicação; Renato Kobbi, diretor comercial; Kin Saito, diretora de futebol feminino; Marco Farah, diretor de mkt; e Larissa Agrelio, diretora jurídica. Também ao Dr Lidson Potsch, presidente da associação - seu apoio foi fundamental. Ao time Pedro Mesquita, Nicola Calicchio, Amir Bocayuva, Denis Caldeira, Lilian Guimarães, Ricardo Dias e Eduardo Navarro que, voluntariamente, foi nosso conselho consultivo e brilhou!

.

Vivemos uma linda história… fizemos história! E me despeço com a mesma responsabilidade que iniciei o projeto, muito confiante no que está por vir. Eu não entregaria o Cabuloso por oferta nenhuma nas mãos de alguém que não fosse à altura do clube e do amor dos cruzeirenses.

.

Hoje saio oficialmente do controle da SAF, mas do meu coração o Cruzeiro nunca saiu e nunca sairá. Seguirei como membro do Conselho de Administração, acreditando no futuro cabuloso em construção e na nova gestão. Mais que isso, seguirei torcendo por vocês. Com vocês.

29 comentários


Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
06 de mai. de 2024

Paroquial de novo. Horizontes do Cruzeiro ficarão limitados pelas serras do Curral e do Cipó.

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
05 de mai. de 2024

VALLADOLID... Embalado na reta final de temporada, o Real Valladolid emplacou a quinta vitória consecutiva neste sábado (4) e assumiu a liderança da LaLiga 2. Fora de casa, o time de Paulo Pezzolano derrotou o Mirandés, por 1 a 0, no Estádio Municipal de Anduva, em Miranda de Ebro. O gol foi marcado pelo atacante Raúl Moro.


Com o resultado positivo, o Real Valladolid chegou aos 67 pontos e abriu três de vantagem para o Leganés, com 64. No entanto, o vice-líder ainda jogará neste domingo (5), às 13h30 (de Brasília), fora de casa, contra o Eldense, atual 16º colocado.


Mais uma vez, o zagueiro Lucas Oliveira, emprestado pelo Cruzeiro, atuou improvisado como volante e a equipe de Pezzolano não…

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
05 de mai. de 2024

Com novidades, Cruzeiro divulga relacionados para jogo pela Sul-Americana

Equipe celeste enfrenta o Alianza-COL na próxima terça-feira (7), às 21h30 (de Brasília), pela quarta rodada da fase de grupos da competição


O Cruzeiro divulgou, no início da tarde deste domingo (5), a lista de jogadores relacionados para a partida contra o Alianza-COL, na próxima terça-feira (7), pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. A bola rola às 21h30 (de Brasília), no Estádio Armando Maestre Pavajeau, na Colômbia.


Ao todo, o técnico Fernando Seabra relacionou 25 atletas para o duelo. O que chamou a atenção foram as voltas do meio-campista Ramiro e do atacante Robert, que não participaram da partida diante do Vitória, no último domingo (28).


Goleiros:…

Curtir

Janilson Viana
Janilson Viana
05 de mai. de 2024
Curtir

Janilson Viana
Janilson Viana
05 de mai. de 2024

Sem contar que perdeu o Vitor Roque por pura incompetência, não adianta vir passar pano e falar que a culpa e do André Cury e Alexandre Matos. Venderam o Thiago centroavante, que era promissor e vinha num bom momento, por menos de 1 milhão de euros, com a janela européia fechada. Um ano depois foi negociado por 7 milhões de euros e dois anos depois 37 milhões de euros. Na gestão do futebol, não trouxe jogadores a altura da história e tamanho do clube, por razões mais do que aceitáveis, mas em momento algum focou em revelar atletas, sempre trazendo jogadores acima dos 23/24 anos de qualidade duvidosa.

Curtir
bottom of page