Catolica Equador 0x0 Cruzeiro: defendeu-se bem
- Jorge Angrisano Santana
- 4 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2024
UNIVERSIDAD CATOLICA EQUADOR x CRUZEIRO, 04abr24qui21h, Olimpico Atahualpa, Quito, primeira rodada do Grupo B da Sul Americana 2024.
.
TEMPO: nublado, temperatura 15º, vento 8 Km/h, umidade 85%.
.
TRANSMISSÃO: Espn, Star Plus (narração Paulo Andrade, comentários Zinho, Gustavo Louback, Renata Rhuel), Canal Samuel Venâncio, Cruzeiro Sports.
.
RANKING da Conmebol: Cruzeiro é o 33º; Catolica, o 99º.
.
CLASSIFICAÇÃO: Primeira rodada da fase de grupos.
.
ARBITRAGEM: Angel Arteaga (Venezuela)Lubin Torrealba (Venezuela) Alberto Ponte (Venezuela) Yorman Delgado (Venezuela) VAR: Juan Lopez (Paraguai)
.
CATOLICA faz boa campanha no início do Campeonato Equatoriano. Para enfrentar o Cruzeiro, o técnico Jorge Célico pode repetir a escalação das últimas partidas. Na fase preliminar da Sul-Americana, em 7 de março, a Universidad Católica venceu o Técnico Universitario, também do Equador, por 3 a 0, fora de casa. Na liga nacional, “Los Celestes” ocupam a quarta colocação. Em quatro rodadas, venceu três partidas e empatou uma. Com 10 pontos, eles estão atrás do líder Aucas (13 pontos), do vice-líder Independiente del Valle (12 pontos) e do Emelec (12 pontos). No domingo (31), venceu o Orense, por 5 a 1, no Olimpico Atahualpa. Os gols da vitória foram marcados por Kevin Minda (2), Kevin Quevedo, Facundo Martinez e Mauro Diaz. O tento visitante foi marcado por Dany Ocampo.
.
CATÓLICA. Rafael Romo; Gregori Minda, Gustavo Vallecilla, Fausto Grillo, Layan Requelme; Kevin Minda, Facundo Martínez, Luciano Nieto; Kevin Quevedo, Ismael Díaz, John Cifuente. T: Jorge Célico.
.
AUSENTES: Ninguém
.
CRUZEIRO volta a uma competição sul americana após 5 anos. O técnico Nico Larcamón não poderá contar com os atacantes Dinenno e Gomes, que ficaram em Belo Horizonte, devido a cansaço muscular. Ele pode também poupar alguns titulares, preservando-os para a decisão do Campeonato Mineiro no domingo. A novidade no time deve ser o volante José Cifuentes, que pode começar jogando, pela primeira vez.
.
CRUZEIRO: Cabral; Neris (Zé Ivaldo), João Marcelo, Villalba; William (Gasolina), Machado (Lucas), Cifuentes (Romero), Marlon; Pereira; Papagaio (Rafa Silva), Barreal. T: Nico Larcamón.
.
BANCO: Anderson, Aragão, Gasolina (William), Palacios, Zé Ivaldo (Neris), Kaiki, Ramiro, Romero (Cifuentes), Lucas (Machado), Robert, Rafa Silva (Papagaio), Vital.
.
AUSENTES: Japa, Bilu (lesionados); Dinenno, Gomes (poupados).
.
PRIMEIRO TEMPO... Mesmo com time alternativo, o Cruzeiro começou buscando as ações ofensivas, aparecendo principalmente pelos lados. Na direita, William realizou a primeira finalização com algum perigo, aos 9 minutos. Na sequência, Nieto arriscou de longe, mas Cabral segurou firme. Aos 13, o time brasileiro conseguiu transição rápida, e Cifuentes finalizou para fora, dentro da área. A Católica começou a encontrar espaços e criar chances clara. Aos 30, Díaz levou perigo em cabeçada; aos 34, Minda carimbou a trave. O Cruzeiro respondeu com cruzamentos de Cifuentes, que não encontraram ninguém para finalizar.
.
SEGUNDO TEMPO... A etapa final começou com a Católica tomando as ações da partida, e a primeira finalização foi logo aos 3 minutos, com Martínez, de fora da área. Na sequência, Cifuente acertou lindo arremate, mas Rafael Cabral evitou o gol. O Cruzeiro também teve duas chances seguidas, mas Cifuentes e Barreal pararam no goleiro Romo. O time brasileiro teve o ingresso de titulares na segunda etapa e, aos poucos, controlou o ímpeto adversário, mas sem conseguir incomodar. Aos 48, Minda assustou Rafael Cabral em finalização da entrada da área..
.
UNIVERSIDAD CATOLICA EQUADOR 0x0 CRUZEIRO, 04abr24qui21h, Olimpico Atahualpa, Quito, primeira rodada do Grupo B da Sul Americana 2024. TEMPO: nublado, temperatura 15º, vento 8 Km/h, umidade 85%. TRANSMISSÃO: Espn, Star Plus, Canal Samuel Venâncio, Cruzeiro Sports. PÚBLICO: 3.000. ARBITRAGEM: Angel Arteaga, Lubin Torrealba, Alberto Ponte, Yorman Delgado (Venezuela). VAR: Juan Lopez (Paraguai). AMARELOS: Martinez, Zé Ivaldo. CATOLICA: Romo; Minda, Vallecilla, Grillo, Requelme; Kevin Minda, Martínez (Mauro Diaz), Nieto; Quevedo (Aron Rodríguez), Ismael Díaz, Cifuente (Fajardo). T: Jorge Célico. CRUZEIRO: Cabral; William, Zé Ivaldo (João Marcelo), Neris, Villalba; Ramiro (Romero), Machado, Cifuentes, Vital (Pereira); Papagaio (Rafa Silva), Barreal (Marlon). T: Nico Larcamón.
.
HISTÓRICO: 1 jogo, 1 empate, 0 gol.



PITACOS acerca de CATOLICA 0x0 CRUZEIRO, 04abr24qui21h, Olimpico, Quito, primeira rodada do Grupo B da Sul Americana 2024.
.
NICO LARCAMON: "Foi um jogo difícil. A primeira meia-hora foi do jeito que sempre tentamos fazer. Depois, como o rival sabe que a queda de desempenho do visitante acontece, eles fazem de tudo para esgotar a energia do oponente. Reposição rápida, batida de escanteios, que tornam tudo mais difícil. Seria o jogo mais difícil da fase classificatória, e eu quero destacar o desempenho de todos. Até o Cifuentes, que começou a carreira aqui, sentiu câimbras, teve dificuldade de terminar o jogo. Seria mesmo difícil, e não só por causa da altitude. A verdade é que o futebol do Equador atravess…
Esse Larcamon é ruim de com força. Não bastasse o futebolzinho bem "inho" mesmo, ainda tem esse discurso recheado de justificativas e escamoteios. Ontem era time misto, mas o papo é sempre o mesmo.
NICO LARCAMON: - Foi um jogo difícil. A primeira meia-hora de jogo foi o que sempre tentamos fazer. Depois, o rival tem a clareza de que a queda de desempenho do visitante acontece, e eles sabem o que fazer para ter esse esgotamento dos atletas. Reposição rápida, batida de escanteios... é um campo difícil.
.
"Foi o jogo mais difícil da fase classificatória, e eu quero destacar o desempenho de todos."
Ainda sobre a altitude da capital equatoriana, Larcamón cita o exemplo de José Cifuentes, que, mesmo sendo equatoriano e tendo jogado várias vezes em Quito, sentiu o cansaço e teve dificuldades para terminar a partida em campo.
.
- A gente não falou com os atletas sobre o que…
Cruzeiro iniciou bem, fez bons trinta minutos - depois parece que o fôlego se esvaiu. Mas mesmo nesse bom início, era perceptível um time sem liga, sem profundidade, sem entrosamento. Mesmo com dois alas, faltou confiança. Rafael Elias solitário, com pouca aproximação - esperava que Ramiro e Sifu aparecessem como possibilidade de fazer a bola ficar mais no campo adversário. Esperava que o Vital tivesse mais liberdade com a bola, jogasse mais solto. Bolas longas também foram tentadas, a entrada de jogadores titulares também - mas de fato era uma noite fadada ao empate. De positivo a disposição defensiva para trazer o ponto do Equador. Agora e descansar e concentrar e não inventar a roda contra o ALT-MG domingo.
Análise: Cruzeiro perde fôlego com altitude e reservas, mas volta com ponto e mais gás para final
Cruzeiro empata com a Universidad Catolica na Conmebol Sul-Americana e concentra atenções na final do Campeonato Mineiro ( Gabriel Duarte — de Belo Horizonte_
.
O Cruzeiro cumpriu o essencial na estreia da Conmebol Sul-Americana. Em uma semana em que a prioridade é, sim, voltar a conquistar o título do Campeonato Mineiro, a Raposa voltou a disputar um torneio continental. Retorna a Belo Horizonte com 0 a 0 diante da Universidad Catolica, na altitude de Quito, e usando time misto. Veja os melhores momentos.
conembol-sudamericana-spin-offs
.
Larcamón sinalizou, desde o fim do primeiro jogo da decisão do Estadual, que poderia fazer mudanças. Comprovou…