top of page

Cenário desolador

MAURO FRANÇA

.

Nenhum time nessa Série B entra em campo tão pressionado como o Cruzeiro. Críticas e indignações explodem na mídia e em redes sociais. Um clube gigante, que tem camisa e história, não pode estar nesta situação. Tem que vencer sempre, conseguir o acesso com facilidade, jogar um futebol vistoso. Jogadores e o técnico de plantão não estão à altura da grandeza e das tradições do clube (mesmo que tenham mostrado serviço em outros clubes, até em tempos recentes).

.

A pressão atinge níveis absurdos. Sem confiança, acuado, sem apoio, o time não engrena. O presidente, que se propôs trabalhar para recuperação do clube, sofre uma saraivada de críticas, internas e externas, despropositadas ou interesseiras, a maioria injusta, posto que não foi ele o responsável pela situação em que o clube se encontra. Os avanços conseguidos arduamente são minimizados, factoides são lançados ao vento, ao sabor de interesses pessoais.

.

O clima é de histeria e desespero, que fica pior a cada resultado ruim do time em campo. É preciso um choque de realidade. Hoje o Cruzeiro é um clube falido, de futuro incerto. A verdadeira luta não é apenas para voltar à Série A, é pela sobrevivência do clube. A fatura deixada por gestões irresponsáveis e criminosas é pesada e não vai ser paga da noite pro dia. História e camisa não entram em campo, nem resolvem problemas financeiros. Não há solução fácil, a não ser na cabeça dos indignados de plantão, que esperam a chegada de um milionário salvador para resolver todos os problemas com um toque de Midas.

.

Esse momento tão crucial na história do clube exigiria mobilização, apoio, comprometimento, ações concretas de cada cruzeirense, dentro de suas possibilidades. Infelizmente, não é este o caminho que está sendo seguido. Não há movimento para associação em massa e iniciativas neste sentido caem no vazio. Notáveis se omitem ou trabalham contra a atual gestão, por interesse pessoal ou político. Um pedido de impeachment do presidente foi protocolado, com alegações fúteis e risíveis. O destino do clube fica em segundo plano.

.

O cenário é desolador.

21 comentários


Matheus Penido
Matheus Penido
20 de jul. de 2021

Burian, naum sei se vc baseia seu relato em informacoes internas, mas pelo que tem sido divulgado na midia pro torcedor comum, o relato do Mauro bate mais com os fatos. Os empresarios tiveram apoio total da torcida, 100%. Nenhum lider politico do clube ( todos desgastados pelo rebaixamento) podia contra eles. Ah, fulano naum apoiou o Conselho Gestor como deveria, cicrano boicotou o trabalho deles... me desculpe, mas isso eh frescura. Nem Stalin teve 100% do poder, o apoio que esses caras tiveram nenhum presidente teve ou vai ter daqui pra frente. A verdade eh que o Cobselho Gestor teve pontos posituvos, mas naum foi nada daquilo que o torcedor esperava. Medioli ficou uma semana, Pedrinho brigou e saiu…

Curtir

Claudio Burian
Claudio Burian
20 de jul. de 2021

Dada a situação terrível do time, fazia-se (e faz-se necessário) união de todas as forças sérias do clube. Seria um comitê gestor que deveria agregar os principais empresários cruzeirenses e seria responsável por implementar as medidas saneadoras o clube e chamar a torcida para esta tarefa. Quem se colocasse contra este comitê, estaria fora. Pois bem, foi exatamente o que o atual presidente fez. Não só se recusou a trabalhar com o comitê como deixou claro que seria candidato a presidente contra qualquer nome de consenso lançado. Isto fez com que estes empresários se afastassem. O atual presidente, inclusive, deixou muito claro que a responsabilidade seria toda dele a partir daquele momento. Não entendi o texto, portanto. Precisamos da uniã…

Curtir
Claudio Burian
Claudio Burian
20 de jul. de 2021
Respondendo a

Por fim, ninguém é responsável? É isto? É tudo aleatório? Nada é culpa de ninguém? Nunca o técnico, por exemplo, é responsável? Assim é muito fácil, não? Sou economista. Sugiro vender meus serviços para vocês. Nenhuma responsabilidade. Posso falar qualquer coisa (e embolsar a grana). Lamentável.

E sobre o presidente. Me lembro claramente que ele não só não quis trabalhar com o grupo gestor quanto explicitou que sairia de qualquer maneira candidato. Que não comporia. Que queria ser presidente e pronto. Posso estar enganado, mas me lembro muito bem disto. E ninguém foi pedir para que ele fosse candidato. É muito ego. E me lembro dele explicitamente dizendo que agora era com ele.

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
19 de jul. de 2021

FÁBIO, goleiro do Cruzeiro, respondendo a um pateta das redes sociais: "Cara, eu tento manter minha paz pra seguir em frente. O que vc quer que eu fale?! Falar o que a torcida já tem conhecimento, tumultuar mais ainda o que já está difícil, pra dar mídia? Não fico de boca calada como vc disse, mas não preciso ficar expondo minhas cobranças".

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
19 de jul. de 2021

SSR não fez força pra expulsar conseheiros. Serginho querendo expulsar? Hahahaha. Expulsar quem? Onde? Quando? Hahahahah. Sérgio é um dissimulado. Que bom que ele ainda tem seu apoio e de mais alguns. Da imensa maioria da torcida não tem. Ninguém mais entra nessa conversinha de Sérgio Santos Rodrigues. Está terminando de sucatear o Cruzeiro pra entregar a preço de banana pra qualquer grupo de empresários "amigos do rei". E o rei é o Zezé Perrela , sabemos! Eu não tô inventando nada. A torcida já deu o recado: não bota um real no clube enquanto esse merda lá estiver. Tudo que ele faz é um fracasso absoluto: crupix, sócio torcedor, engajamento nas redes sociais. Motivo simples: não tem credibilidade (ROCCO…

Curtir
Mauro Franca
Mauro Franca
19 de jul. de 2021
Respondendo a

Difícil sucatear o que já foi sucateado. E conversinha é falar "em maioria da torcida", "não bota um real no clube", etc... Bom mesmo eram Gilvan e Pires de Sá, que ganhavam títulos, o que agradava a "imensa maioria", que está pouco se lixando pro clube.

Curtir

Mauro Franca
Mauro Franca
19 de jul. de 2021

A invasão do CT pela Máfia Azul é mais uma ação que visa apenas tumultuar ainda mais o ambiente. Quem está por trás dessa "ação"? Por está claro que estes capangas estão a mando de alguém.

Curtir
bottom of page