Cruzeiro, campeão invicto da CB Sub 20
- Jorge Angrisano Santana
- 15 de out. de 2023
- 3 min de leitura
CEUZEIRO 2x0 GRÊMIO 15out23dom11h Mineirão Belo Horizonte final da Copa do BRASIL Sub29GOLS: Fernando., 69 e 75.
Os “Crias da Toca” fizeram história na manhã deste domingo, no Mineirão. Jogando uma final de Copa do Brasil Sub-20 pela segunda vez na sua história, a equipe comandada por Fernando Seabra enfrentou o Grêmio, jogou melhor e saiu com a vitória por 2 a 0, com dois gols do artilheiro Fernando, marcados no segundo tempo, conquistando o primeiro título da Raposa na categoria, após ficar com o vice em 2019. Foram mais de 14 mil torcedores presentes no Gigante de Pampulha, quebrando o recorde de público do futebol mineiro numa partida de base.
O JOGO
No primeiro tempo, o time do Cruzeiro foi mais ameaçador do que o Grêmio, contando com o apoio intenso da torcida que compareceu em bom número no Mineirão. Embalado pelo apoio das arquibancadas, os “Crias da Toca” foram pra cima e criaram as principais chances da etapa inicial. Aos cinco minutos, Japa quase marcou um gol espetacular com uma bicicleta, mas a bola acabou indo para fora. Aos poucos, o Grêmio começou a se soltar e buscar oportunidades através de cruzamentos na área, tentando encontrar uma maneira de marcar o primeiro gol. No entanto, foi o Cruzeiro que quase abriu o placar no fim do primeiro tempo. Robert fez uma jogada habilidosa pela ala esquerda, driblando os defensores e finalizando rasteiro e cruzado. Cássio conseguiu um toque de ponta de dedo na bola, que acabou batendo na trave, mantendo o placar sem gols.
O segundo tempo começou com o Grêmio buscando um pouco mais o jogo. Aos 2′, Rubens fez dois cruzamentos na área do Cruzeiro, mas o zagueiro Ruan Santos conseguiu afastar o perigo em ambas as vezes. O Cruzeiro respondeu aos 11′, com Robert invadindo a área mas tendo seu chute bloqueado e, em seguida, aos 12′, Henrique Rodrigues arriscou um chute de fora da área, que foi facilmente defendido por Cássio.Aos 15′, o Cruzeiro fez uma “blitz” na área do Grêmio, mas sem conseguir abrir o marcador. O time pressionou, mas a defesa do Grêmio conseguiu bloquear os chutes em duas tentativas de arremate. A melhor chance do Grêmio na segunda etapa aconteceu após cobrança de lateral pela esquerda, o atacante desviou no primeiro pau e a bola sobrou para Caick, que chegou finalizando e foi travado por Ruan Santos. De tanto insistir, o Cruzeiro conseguiu o seu gol. Aos 24′, Fernando penetrou na área e finalizou, Cássio espalmou para o meio da grande área e, no rebote, a bola voltou para Fernando, que acertou um belo chute de perna canhota, marcando um golaço e abrindo o placar para o time celeste na finalíssima. Embalado pelo gol de vantagem, o Cruzeiro não diminuiu seu ímpeto e ampliou o marcador seis minutos depois, novamente brilhando a estrela de Fernando. João Pedro roubou da defesa, conduziu pela direita e rolou para Fernando na meia-lua. O atacante dominou e teve a tranquilidade de bater colocado e ampliar o placar. 2 a 0. O Grêmio chegou a diminuir aos 36′, após cobrança de falta José Guilherme diminui para o time gaúcho, mas o VAR detectou impedimento na origem do lance, após a cobrança, anulando corretamente o gol gaúcho
. O Cruzeiro não diminuiu seu ritmo e seguiu em busca de manter a posse de bola e criar situações. Aos 39′, João Pedro recebeu pela de Fernando, chegou pela direita e tocou para Ruan Índio, que finalizou para fora. A arbitragem deu dez minutos de acréscimo, e o Cruzeiro, apoiado pela sua torcida no Mineirão, tocou a bola e buscou queimar o tempo para garantir a conquista inédita da competição.
FONTEL Deus Me Dibre
A partida entre Cruzeiro e Flamengo marcará a estreia do técnico Tite no comando da equipe carioca. O ex-treinador da seleção brasileira tem um longo histórico de partidas contra o Cruzeiro. Tite enfrentou o Cruzeiro 26 vezes, por sete equipes diferentes. Foram 10 vitórias para o treinador, quatro empates e doze derrotas.
Entre os confrontos, alguns são lembrados até hoje. O principal deles foi a partida entre Corinthians e Cruzeiro pelo Brasileirão de 2010. Naquele jogo, as equipes chegaram como segundo e terceiro colocados do campeonato, empatados com 60 pontos. O vencedor iria "dormir" na liderança do Campeonato Brasileiro, uma vez que o líder, Fluminense, jogaria apenas no dia seguinte.
O Corinthians venceu por 1 a 0, com pênalti polêmico…
Ruan Santos está pronto pro profissional, meu medo é que ele seja vendido antes de estrear. Weverton idem, embora seja mais instável. Japa tem um passe refinado e é versátil . Robert e João Pedro não são brilhantes, mas podem ser úteis no profissional. Fernando tem que ser comprado e incorporado ao profissional. Ruan Indio é candidato a jogador diferenciado, vamos ver se confirma a expectativa. Fernando Seabra mostrou competência, sempre mantendo o estilo sóbrio.
ZÉ RICARDO: “Já havia alguns problemas com Gilberto antes de eu chegar. Tentei reverter algumas coisas. O afastamento do atleta foi uma decisão conjunta da direção do clube e da comissão técnica. Agora estamos tratando do caso internamente. Também vamos cuidar dos garotos que estão subindo e que poderão ser a solução para o ataque.”
Excelente notícia, espero que boa parte desses garotos sejam aproveitados e que estes possam dar algum retorno técnico e financeiro. Parabéns, Zeroooo!
COPA DO BRASIL SUB20... Com recorde de público no Mineirão, o Cruzeiro faturou a Copa do Brasil sub-20 pela primeira vez. A conquista sobre o Grêmio foi acompanhada por 14.143 torcedores na manhã deste domingo (15). O time Celeste bateu o Tricolor Gaúcho por 2 a 0, gols de Fernando.
O primeiro saiu após a insistência do atacante na grande área. No primeiro lance, o jogador bateu forte de pé esquerdo em direção ao gol. A bola desviou na zaga e quase enganou o goleiro, que se esticou todo espalmando-a para frente. No rebote, Fernando não perdoou e, de direita, estufou às redes.
Já o segundo tento contou com a participação de João Pedro, que havia na noite anterior ficado…