Cruzeiro 1x1 Athletic: jogo parelho
- Jorge Angrisano Santana
- 27 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de jan.
A partida será em Sete Lagoas, 70km distante de Belo Horizonte, devido a uma punição sofrida pelo Cruzeiro no Mineiro 2023, após arremesso de objetos no gramado do Independência por torcedores. Será o único jogo do clube sem mando.
O Cruzeiro abriu o Campeonato Mineiro com vitória sobre o Villa Nova, em Nova Lima, por 2 a 1. O time está em segundo lugar no Grupo A, perdendo para o Itabirito no saldo de gols (dois contra um). Larcamón continuará fazendo alterações no time para avaliar o elenco.
BANCO: Anderson, Aragão, Gasolina, Palacios, Oliveira, João Marcelo, Rhuan Santos, Fernando Henrique, Henrique Rodrigues, Rafa Silva, Robert, João Pedro.
AUSENTES: Machado, Vital, Papagaio, Verón (lesionados); Ramiro, Bilu, Romero (transição); Kaiki (seleção olímpica).
O Athletic também vem de vitória na estreia do Estadual. O time venceu o Ipatinga por 2 a 1 em São João del Rei na primeira rodada. O Alvinegro é segundo colocado no Grupo C, empatado com o Patrocinense, com três pontos e saldo um. O América, que goleou o Pouso Alegre, lidera a chave com seis gols de saldo. O técnico Rodrigo Santana deve manter a base do time que venceu o Ipatinga no Joaquim Portugal pela primeira rodada. A principal esperança do Esquadrão é o atacante Jonathas, revelado pelo Cruzeiro e que fez carreira na Europa. Os gols da vitória sobre o time do Vale do Aço foram do atacante Robert e do meia Rafael Conceição, que começaram no banco de reservas.
*****
O JOGO foi equilibrado, com o Cruzeiro repetindo seu futebol da temporada passada: defesa forte, ataque frágil. Ao contrário da primeira partida, o Cruzeiro começou com um volume ofensivo maior e pressionando em um bloco mais alto, tentando buscar na intensidade e nos bons passes de Pereira, a melhor oportunidade para seus homens de frente. Alguns bons lances obrigaram o goleiro adversário a fazer grandes defesas e assim o Athletic ia mantendo o placar em branco.
Aos poucos, o jogo foi se equilibrando e o Athletic conseguiu achar espaços para avançar e incomodar a defesa do Cruzeiro, principalmente com lances de velocidade pelas pontas. E foi do time de São João Del Rey que as melhores chances saíram, aproveitando justamente do contragolpe, com Torrão, ex-Cruzeiro, sendo o principal nome do ataque adversário. No Cruzeiro, Robert, o atacante mais acionado, não conseguia superar a marcação do Athletic, que também isolava Dinenno, deixando muitas vezes Gomes e Pereira sem opções para o último passe. O jogo, aos poucos, foi ganhando mais intensidade do que qualidade e as boas chances criadas viraram bolas alçadas na área. E a primeira etapa, terminou 0a 0.
O Athletic começou o segundo tempo pressionando e Cabral se viu obrigado a fazer defesas difíceis. Num momento de maior pressão, Dinenno colocou a mão na bola, cometendo pênalti. Jonathas cobrou, mandando a bola no ângulo superior direito, sem chance de defesa para Cabral. Athletic 1x0. Larcamón mudou o Cruzeiro. Rafa Silva, Wesley Gasolina e João Pedro substituíram Dinenno, William e Robert, respectivamente. O Cruzeiro aumentou a pressão e o Athletic, afetado por uma epidemia de supostas cãibras, tentou travar o jogo, fazendo cera. O castigo veio com o gol de empate, marcado por Gasolina, que chutou cruzado para vencer o goleiro alvinegro. Cruzeiro 1x1. Daí em diante, o juiz se tornou o protagonista do espetáculo. Aplicou dois cartões vermelhos, com excessivo rigor, para Gasolina e Neris. Com dois jogadores a menos, o Cruzeiro não teve mais como armar jogadas visando alcançar a vitória.
Com quatro pontos, o Cruzeiro lidera momentaneamente o Grupo A. No próximo sábado, às 19h30, o time celeste enfrentará o Atlético no bairro Califórnia.
*****
CRUZEIRO 1x1 ATHLETIC, 27jan24sáb16h30, Joaquim Américo (Arena do Jacaré), Sete Lagoas, 2ª rodada Mineiro 2024. TEMPO claro, TEMPERATURA 27º, VENTO 10Km/h, UMIDADE 50%. PÚBLICO: 12.628 presentes, 10.788 pagantes, R$338.655. TRANSMISSÃO: Globo e Premiere. ARBITRAGEM: Vinícius Gomes Amaral, Fernanda Nandrea, Pablo Almeida Costa, Andreza Helena Siqueira. VAR: Emerson Almeida Ferreira. AMARELOS: Neris, Ivaldo, Pereira, Dinenno, Danilo, Edson. VERMELHO: Gasolina, 80; Neris, 90. GOLS: Jonathas, 60 (p.); Gasolina, 80. CRUZEIRO: Cabral; William (Gasolina), Zé Ivaldo, Neris, Marlon; Lucas Silva, Ian Lucas, Pereira; Robert (Rafa Silva), Dinenno (João Pedro), Gomes. T: Nico Larcamón. ATHLETIC: Jefferson; Ynaiã, Danilo, Edson, Fumaça (Luciano); Yuri, Wallisson (Rafael Conceição), David Braga (Luís Henrique); Torrão (Robert Santos), Jonathas, Douglas Pelé. T: Rodrigo Santana
HISTÓRICO: 6 jogos, 2 empates, 4 vitórias do Cruzeiro, que marcou 8 gols, sofreu 3.



Cruzeiro 1x1 Athletic
Público presente: 12.628
Público pagante: 10.788
Renda: 338.655,00
NICO LARCAMÓN: “nem tudo é uma prova ou uma avaliação. A inclusão do Zé Ivaldo e do Ian tem que ver com observações táticas, da melhor versão do time. Decisão tática, em função da melhor versão da equipe e de rendimento.”
“Sim, de acordo com a diretoria, estamos conversando todo o tempo. Vamos avaliar os elementos que nosso time tem, o que temos interno, para depois avaliar o que precisamos. Agora é um melhor momento para definir e diagnosticar o que precisamos. Foi essa a estratégia de início. Agora vamos definir algumas correções importantes.”
“Não acho que ele fique prejudicado. Tem que dar o tempo para ver o alcance ofensivo que o Marlon pode ter nessa estrutura. Ano passado ele…
ALDO CARVALHO: Qual a intenção de colocar o tal do japa no fim do jogo, quando estava recisando de transpiração em campo. Esse japa é tão fraco como o daniel Jr; não darão em nada.
ZIRLEI PEREIRA: Lucas Silva e Ian Lucas perdidos em campo. Arthur Gomes, o mesmo de sempre. Um juiz ruim e mal intencionado
CABRAL Fez, pelo menos, duas grandes defesas para o Cruzeiro, impedindo chances claras de gol para o Athletic. Não teve como segurar a penalidade.
.
WILLIAM nota ge 5.5 público5.1
.
GASOLINA nota ge 6.5 público5 .9 Entrou novamente no segundo tempo, desta vez na sua função, pela direita. Em jogada individual, empatou o jogo, impedindo uma derrota como mandante.
.
ZÉ IVALDO nota ge 6.5 público 6.7 m reestreia, zagueiro teve muito bom desempenho no miolo de zaga e nas saídas de bola. Foi bem na bola aérea e teve boas intervenções ofensivas.
.
NERIS nota ge 6.5 público 4.5 minha nota 10 Atuação segura na defesa e nas jogadas pelo alto. Foi expulso no fim do jog…