Atlético 2x2 Cruzeiro: primeiro round equilibrado
- Jorge Angrisano Santana
- 30 de mar. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 2 de abr. de 2024
ATLÉTICO x CRUZEIRO , 30mar24sab16h30, Califórnia, Belo Horizonte, ida das finais do Mineiro 2024.
.
TEMPO: nublado, temperatura 28º, vento 10 Km/h, umidade 60%.
.
TRANSMISSÃO: Globo, Sportv, Premiere, Canal Samuel Venâncio, Cruzeiro Sports.
.
RANKING da CBF: Cruzeiro é o 17º, com 8.330 pontos; Atlético, o 5º, com 13.282 .
.
CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro somou 23 pontos ao longo do campeonato; Atlético, 17 pontos.
.
ARBITRAGEM: : Felipe Fernandes de Lima, : Felipe Alan Costa de Oliveira. Magno Arantes Lira, Murilo Francisco Misson Júnior. VAR: Emerson de Almeida Ferre
.
PÚBLICO será composto exclusivamente por torcedores alvinegros, devido a um acordo entre os dirigentes dos dois clubes. No jogo de volta, só cruzeirenses terão acesso ao Mineirão.
.
ATLÉTICO defende o título após passar pelo América nas semifinais. Durante o campeonato, o time venceu 5 jogos (Democrata, Athletic, Itabirito, Ipatinga, América), empatou 2, (Tombense, América), perdeu 3 (Patrocinense, Cruzeiro, América). O técnico argentino Gabriel Milito estreia, substituindo Luis Felipe Scolari. Ele não tem problemas para escalar seu time, e deve mudar o esquema tático, adotando o 3-5-2.
.
ATLÉTICO: Everson; Fuchs, Lemos, Jemerson; Saravia, Zaracho, Battaglia, Igor Gomes, Arana; Paulinho, Hulk. T: Gabriel Milito.
.
AUSENTE: Robert (disputou o Mineiro pelo Athletic)
.
CRUZEIRO joga por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, para ficar com o título. O time celeste passou pelo Tombense nas semifinai. Ao longo do Campeonato, venceu 7 partidas (Atlético, Uberlândia, Tombense, Pouso Alegre, Villa Nova, Democrata, Patrocinense), empatou 2 (Tombense e Athletic), perdeu 1 (América). O técnico argentino Nicolás Larcamón terá o retorno do defensores Zé Ivaldo e Marlon, que estavam suspensos. No ataque, Dinenno, poupado nas duas semifinais por controle de carga, deve retornar substituindo Papagaio. Marcelo Moreno, que treinou com o elenco e está no BID, não participará do jogo. O "Flecheiro" fará a despedida antes do clássico de volta, no Mineirão, dia 7.
.
CRUZEIRO: Cabral; William, Zé Ivaldo, João Marcelo, Marlon; Romero, Lucas, Vital, Pereira; Dinenno, Gomes. T: Nico Larcamón.
.
BANCO: Anderson, Aragão, Gasolina, Neris, Villalba, Machado, Ramiro, Robert, Papagaio, Rafa Silva.
.
AUSENTES: Japa, Bilu (lesionados).
.
O Atlético começou em cima do Cruzeiro, que só viu o adversário jogar. Aos sete minutos, Bruno Fuchs passou por Marlon e Lucas Romero, invadiu a área e chutou. A bola passou por baixo do goleiro Rafael Cabral e entrou. Pouco depois, Paulinho arriscou da entrada da área e mandou por cima. Aos 25, Hulk foi lançado por Guilherme Arana. Ele deixou a zaga para trás, driblou o goleiro e fez o segundo do Galo no clássico. Logo em seguida, Jemerson quase fez o terceiro dos donos da casa. Aos 35, Paulinho entrou na área cruzeirense, passou por Romero, mas finalizou para fora. O Cruzeiro só assustou aos 53, depois de escanteio cobrado por Matheus Pereira, que Romero tentou desviar para as redes de Everson.
*****
O JOGO começou com o Atlético atacando de forma fulminante, criando problemas para a defesa celeste. Aos 7, Bruno Fuchs passou por Marlon e Romero, invadiu a área e chutou. A bola passou por baixo do goleiro Cabral. Atlético 1x0. Pouco depois, Paulinho chutou da entrada da área e mandou por cima. Aos 25, Hulk foi lançado por Arana, deixou a zaga para trás, driblou Cabral e fez Atlético 2x0. Em seguida, Jemerson quase fez o terceiro. Aos 35, Paulinho entrou na área cruzeirense, passou por Romero, mas finalizou para fora. O Cruzeiro só assustou aos 53, depois de escanteio cobrado por Pereira, que Romero desviou com perigo para Everson.
.
Para o segundo tempo, o Cruzeiro voltou com Zé Ivaldo no lugar de Villalba. Aos 49, Machado recuperou uma bola no campo de ataque, deu um passe a Dinenno, que buscou Pereira. A bequeira alvinegra entrou em pânico e Lemos chutou a bola contra o corpo de Jemerson, que fez um autogol. Cruzeiro 1x2. Aos 63, Gomes teve a chance, mas o goleiro atleticano levou a melhor. Pouco depois, Pereira chutou prensado para a defesa de Everson. Aos 74, Paulinho teve a chance, mas Cabral defendeu. Logo em seguida, Jemerson se redimiu ao desarmar Pereira, que finalizaria cara a cara com Everson. Aos 89, Pereira chutou de fora da área e quase empatou. Na sequência, William acertou o travessão ao cruzar para a área. Aos 92, Barreal cruzou da esquerda e Dinenno cabeceou para fora. Aos 94, William cruzou da direita e Dinenno cabeceou para a rede. Cruzeiro 2x2. Pouco depois, ele quase fez o gol da virada cruzeirense em chute de fora da área.
*****
ATLÉTICO 2x2 CRUZEIRO, 30mar24sab16h30, Califórnia, Belo Horizonte, ida das finais do Mineiro 2024. TEMPO: chuvoso, temperatura 26º, vento 8 Km/h, umidade 70%. TRANSMISSÃO: Globo, Sportv, Premiere, Samuel Venâncio, Cruzeiro Sports. PÚBLICO: 42.590; R$3.037.049. ARBITRAGEM: Felipe Fernandes Lima, Felipe Alan Costa Oliveira, Magno Arantes Lira, Murilo Francisco Misson. VAR: Emerson Almeida Ferreira. AMARELOS: Igor Gomes, Hulk, Lemos, Marlon, Romero, Pereira, Neris, Machado. GOLS: Fuchs, 7; Hulk, 25; Jemerson, contra, 49; Dinenno, 94. ATLÉTICO: Everson; Lemos (Mariano), Fuchs, Jemerson; Saravia (Alan Franco), Battaglia, Zaracho (Alisson), Igor Gomes (Edenilson), Arana; Paulinho, Hulk (Scarpa). T: Gabriel Milito. CRUZEIRO: Cabral; Neris, João Marcelo, Villalba (Zé Ivaldo); William, Romero (Lucas Silva), Machado (Cifuentes), Marlon (Barreal); Pereira; Dinenno, Gomes (Vital). T: Nico Larcamón.
.
HISTÓRICO: 503 jogos, Cruzeiro venceu 175, empatou 134, perdeu 194, marcou 654 gols, sofreu 699.



NICO LARCAMON: " As decisões que tomamos são estritamente táticas. Também tem a ver com gestão de grupo, o manejo de algumas situações individuais. Falam que Zé Ivaldo vinha jogando, mas no último ele foi expulso com 20 minutos. É um jogador excepcional, uma qualidade muito grande, mas também é preciso que melhore esse aspecto, porque não foi só uma vez. É preciso ter clareza de que tem que melhorar, e eu sei que ele está trabalhando para isso. Para mim, é excepcional, um dos melhores zagueiros que já treinei, mas é preciso que o jogador tenha essa sequência, porque não pode acontecer o que aconteceu contra o Tombense.”
.
Villalba foi uma decisão de planejamento de jogo, que tem…
Ivana Maria Benjamin
👏👏👏👏👏👏
.
Ilka De Almeida
Bom resultado, agora é focar no jogo no Mineirão 👏👏👏👏👏
.
Ernani Bitencourt
Uma pena os dois gols entregues no início além da vantagem, desnorteou nosso time. Parabéns pra lacsrmon que soube colocar as coisas nos eixos.
.
Walery Silva
Ainda errando passes, vamos arrrumar isso. Valeu
.
Arthur R. de Alvarenga
Escapamos no último minuto trazendo um importante resultado para casa, depois de estar perdendo por 0x2 e contar mais uma vez com a ajuda do Jemerson.
.
Fábio De Paiva Schrier
♪ Jemerson, guerreiro...
Balança o coração da gente!
Ele é artilheiro mesmo
Faz outro gol pra torcida do Cruzeiro!
.
Walterson Almeida
CLÁSSICOS NO CU DE ZEBRA:
23/10/23 -…
Dinneno fez o gol que vai nos dar o caneco, mas ele não compensa a baixa energia e vitalidade com uma técnica apurada.
Gente, e o Marlon ein? Ruim, péssimo, horroroso. O pior do time ontem, piora a cada jogo, não agrega em nenhum setor.
Me incomoda e preocupa o perfil do Larcamon. Apesar do 1t desastroso, oq ficou claro pra mim é que é sim possível competir em pé de igualdade com o Atlético. O time rival é mais qualificado, mas não é uma distância tao grande assim. Com um bom posicionamento, com ideias de jogo sóbrias (sem querer inventar a roda) e competindo duro dá pra levar o caneco. Mas infelizmente o treinador do Cruzeiro acredita mais em soluções táticas geniais e miraculosas do que em jogar sóbrio, duro e concentrado. Ontem, pelas opções iniciais do argentino, o caneco poderia ter ficado muito distante. O resultado, no fim, foi ótimo, mas tivemos mais sorte do que competência.