Cruzeiro1x1 Corinthians: incompetencia
- Jorge Angrisano Santana
- 19 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de ago. de 2023
CRUZEIRO x CORINTHIANS, 19ago23sab21h, Mineirão, Belo Horizonte, 20ª rodada do Brasileiro 2023.
.
TEMPO limpo, temperatura 20º, vento 8 Km/h, umidade 61%.
.
CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 12º, com 24 pontos, Corinthians , o 14º, com 23.
.
RANKING da CBF: Cruzeiro é o 18º; Corinthians, o 8º.
.
TRANSMISSÃO: Sportv, Sportv4K, Premiere, narração Rogério Correa, comentários Roger Flores, Henrique Fernandes. Canal Samuel Venâncio, Youtube, narração Alberto Rodrigues.
.
ARBITRAGEM: Rafael Rodrigo Klein (RS), Rafael Silva Alves (RS), Michael Stanislau (RS), Hieger Túlio Cardoso (MG). VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ).
CRUZEIRO: Cabral; Palacios, Neris, Castán, Marlon; Jussa, Lucas Silva; Wesley, Bruno, Gomes; Papagaio. T: Pepa.
.
BANCO: Anderson, Mesquita, João Marcelo, Kaiki, Fernando Henrique, Ian Luccas, Machado, Daniel, Nikão, Robert, Stênio, Gilberto.
.
AUSENTES: Oliveira, Gasolina, Bilu, Vital, William (lesionados); Wallison (afastado).
.
PENDURADOS: Bruno, Oliveira, Castán, Palacios, Pepa.
CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez, Veríssimo, Caetano, Bidu; Moscardo, Guilherme Biro, Giuliano; Rojas, Felipe Augusto, Wesley. T: Luxemburgo
AUSENTES: Fagner (lesão muscular na panturrilha esquerda), Gil, Murillo, Fábio Santos, Maycon, Renato Augusto, Yuri Alberto (poupados).
PENDURADOS: Cássio, Fagner, Gil, Matheus Bidu e Maycon
CRUZEIRO, em 12º lugar, vem de cinco jogos sem vencer no Brasileiro. Nos últimos 17 jogos na temporada, foram apenas três vitórias. Sua última vitória foi 1x0 contra o Vasco, em 08jul, no Rio. Desde então, são três empates e duas vitórias. O ataque não funciona, é apenas o 17º do Brasileiro, com meros 19 gols. Pepa Felipe não poderá escalar William e Vital, que se lesionaram contra o Palmeiras. Além disso, o volante Wallisson está afastado por indisciplina. Na lateral direita, jogará Palacios. No meio de campo e no ataque, o treinador tanto pode escalar três volantes e quatro atacantes, quanto quatro atacantes e três volantes.
CORINTHIANS, 13º lugar, com 23 pontos e um jogo a menos, vem uma de derrota por 2x0 contra o São Paulo, que o eliminou da Copa do Brasil. Vanderlei Luxemburgo vai poupar vários jogadores, pensando no jogo da próxima terça contra o Estudiantes, pela Copa Sul Americana. Além de Fagner, lesionado, foram poupados os beques Gil e Murillo, o lateral esquerdo Fábio Santos, os meios-campistas Maycon e Renato Augusto e o atacante Yuri Alberto.
*****
O JOGO começou truncado. Nenhuma ameaça aos goleiros. O primeiro lance perigoso aconteceu aos 19, quando Moscardo cortou o cruzamento da direita e quase fez gol contra. Aos 30, Gomes fez boa jogada pela esquerda e chutou. Cássio espalmou pela linha de fundo. Pouco depois, Wesley invadiu a área e chutou. Cássio defendeu. Aos 44, Wesley puxou contra-ataque, correu 45m com a bola, passou a Bruno que, de primeira colocou Papagaio na cara do gol. Cruzeiro 1x0.
O Corinthians voltou do intervalo assustando a torcida cruzeirense. Aos 51, Giuliano chutou da entrada da área para a defesa de Cabral. O Cruzeiro respondeu com Castán, que obrigou Cássio a trabalhar. Na sobra, Papagaio quase fez outro gol. Aos 64, Papagaio finalizou, Cássio defendeu. Em seguida, Wesley e Machado chutaram para defesas seguras de Cássio. Luxemburgo promoveu 5 alterações que renovaram o fôlego do Corinthians, mas foi o Cruzeiro quem esteve mais perto de marcar um gol. Aos 92, Robert, cara a cara com Cássio, acertou uma bolada no travessão. Aos 97, Gilberto recebeu uma bola no ataque, foi desarmado por Moscardo, que acionou Romero na ponta esquerda. O atacante driblou Palacios e cruzou. Mosquito venceu a disputa com Marlon, finalizou de ombro, a bola bateu no poste esquerdo e foi para o fundo do gol. Corinthians 1x1.
*****
CRUZEIRO 1x1 CORINTHIANS, 19ago23sab21h, Mineirão, Belo Horizonte, 20ª rodada do Brasileiro 2023. TEMPO limpo, temperatura 20º, vento 8 Km/h, umidade 61%. TRANSMISSÃO: Sportv, Premiere. PÚBLICO: 36.202 espectadores; R$1.813.688. ARBITRAGEM: Rafael Rodrigo Klein (RS), Rafael Silva Alves (RS), Michael Stanislau (RS), Hieger Túlio Cardoso (MG). VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ). AMARELOS: Gomes, Lucas, Jussa, Caetano, Biro, Moscardo. GOLS: Papagaio, 45; Mosquito, 98. CRUZEIRO: Cabral; Palacios, Neris, Castán, Marlon; Jussa, Lucas Silva; Wesley (Robert), Bruno (Nikão), Gomes (Machado); Papagaio (Gilberto, 86). T: Pepa. CORINTHIANS: Cássio, Bruno Méndez (Léo Maná), Veríssimo, Caetano, Bidu; Moscardo, Giuliano, Guilherme Biro (Ruan); Rojas (Romero), Felipe Augusto (Giovane), Wesley (Mosquito). T: Luxemburgo.
HISTÓRICO: 92 jogos, Cruzeiro venceu 30, empatou 23 e perdeu 39, fez 104 gols, sofreu 120.



PEPA FELIPE: “Não tem nada a ver com concentração. Estamos a falar de um lance que estamos um pra um, perto da bandeira de escanteio. Uma má decisão, temos que fazer falta ali, pronto. Não se trata de concentração, trata-se de puro simplesmente de detalhes. É competência e como disseram ainda pouco, ser um pouco mais malandros também
PEPA FELIPE: “Na “Nikão deixou o Robert na cara do gol. Tem trabalhado bem, nada a apontar. Entrou bem, deixou Robert na cara do gol, não podemos estar aqui a individualizar. A situação do Gilberto, são momentos. Temos que estar todos aqui para levantar uns aos outros e ajudar. Lembro que no início do campeonato o “Giba” não fazia os gols, por exemplo, mas entregava e trabalhava. A cobrança é grande em todo lado, somos nós a cobrar todos os outros, mas temos que ser nós a puxar uns pelos outros e trabalhar fortíssimo durante a semana para enfrentar o Grêmio e buscar a vitória.”
PEPA FELIPE: “Na parte emocional temos que ter capacidade de continuar jogar bem, dominar jogos e criar volume ofensivo. Sobre isso, são detalhes. Já no próximo treino é continuar a trabalhar forte e ser muito mais eficazes nesses momentos. Não recuamos, não ficamos a espera que passasse o tempo. Podíamos ter matado o jogo e não matamos. Parece que fomos atropelados no último jogo pelo que aconteceu, hoje igual, mas temos que continuar com personalidade, caráter e ir contra o Grêmio e fazer um grande jogo.”
PEPA FELIPE: “Naa frustração é de todos nós. Uma situação ingrata, o segundo jogo seguido que acontece. Não se trata só de segurar o resultado. Tivemos a oportunidade de fazer o segundo e isso é de uma injustiça tremenda. Só temos que continuar fortes, perceber esses momentos que estamos a jogar bem, não estamos a colher aquilo que estamos semeando. Entregamos tudo, alteramos também na segunda parte porque estávamos a perder o meio, ficamos mais consistentes. Essa situação é dura. Um sentimento de uma injustiça tremenda, mas o futebol é isso, marcar mais gols que o adversári. Tivemos a oportunidade de marcar, não marcamos. Depois num lance onde fomos muito infelizes, permitimos na última bola uma transição rápida, um cont…
Rafael Cabral - nota ge 6.0 público 3.7
Palacios - nota ge6.0 público 3.8
Neris nota ge 7.5 público 5.7
NERIS Apesar de o Corinthians não ter conseguido volume ofensivo, o zagueiro foi fundamental para evitar que o adversário conseguisse chegadas em lançamentos longos. Ganhou praticamente todos os embates de Filipe Augusto, além de ter rebatido cruzamentos. No segundo tempo, foi importante também no mano a mano contra rivais mais velozes.
Castán nota ge 7.0 público 5.4
Marlon - nota ge 7.0 público 4.9
MAELON Conseguiu ser muito equilibrado na partida. Venceu duelos defensivos importantes, principalmente contra pontas velocistas, e não deixou de ser opção no ataque, tanto em jogadas construídas de trás, quanto em puxadas de contra-ataques.
Jussa not…