Cruzeiro 0x1 Democrata GV: Rural é mais difícil que Mundial
- Jorge Angrisano Santana
- 22 de jan.
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de jan.
CRUZEIRO X DEMOCRATA GV, 22jan26qui18h30, Mineirão, Belo Horizonte, 4ª rodada do Campeonato Mineiro 2026.
.
TEMPO: chuvoso, temperatura 18º, vento 10Km/h, umidade 95%.
.
CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 1º do Grupo C, com 6 pontos; Democrata, o 4º do Grupo A, com 3 pontos.
.
RANKING CBF: Cruzeiro ó 11º, com 11.010 pontos; Democrata, o Nº, com x pontos.
.
TRANSMISSÃO: Premiere e ge TV.
.
PÚBLICO: 35.000 (estimado).
.
ARBITRAGEM: Ronei Cândido Alves, Magno Arantes Lira, Weyder Marques Borges, José Alfredo Filho. VAR: Leonardo Rotondo Pinto.
.
CRUZEIRO vem de derrota para o Pouso Alegre (1x2) e vitórias contra o Tombense (2x1) e Uberlândia (5x0). Depois de enfrentar o Democrata, o Cruzeiro terá o clássico com o Atlético, no domingo, no Bairro Califórnia. O técnico Tite deve escalar um time alternativo, pensando no clássico daqui a três dias. Villarreal e Gerson devem ser as novidades entre os relacionados.
CRUZEIRO: Cássio; Fagner, Jonathan, João Marcelo, Prates; Ryan Guilherme, Japa, Gerson; Kenji, Arroyo, Chico. T: Tite
.
BANCO: Marcelo Eráclito, Otávio; Bruno Alves, FaBruno, Janderson, Kaiki, Moraes, Christian, Pereira, Rodriguinho, Vitinho, Kaio, Villareal..
.
PENDURADOS: Ninguém.
.
AUSENTES: Marquinhos, Matheus Henrique (lesionados), Sinisterra e Villalba (transição).
.
DEMOCRATA vem de vitória (1x0) sobre o Itabirito fora de casa e, em casa, derrota para o América (0x1) e empate com o Athletic (0x0). O técnico Wladimir Araújo terá a volta do zagueiro Rafael Klein, que cumpriu suspensão na rodada passada. A tendência é pela escalação com três zagueiros. O desfalque será Giovanni Carignano. O atacante sentiu dores após o último jogo e está em tratamento.
.
DEMOCRATA: Thulio; Lucas, Rafael Klein, Henrique, Luiz Henrique; Bryan, Leo Dourado, Bernardo Augusto, Bismarck; Dudu Pedrotti, Marcelinho. T: Wladimir Araújo
.
BANCO: Gabriel; Marco Antônio, Luis Felipe, Elton, Josue, Richard, Marcio Jonatan, Maurício, Pedro Henrique, Marcos, Halls, Batata.
.
PENDURADO: Luiz Henrique.
AUSENTE: Giovanni Carignano (lesionado).
.
HISTÓRICO: 62 jogos, Cruzeiro venceu 41, empatou 14, perdeu 7, marcou 124 gols, sofreu 41.
*****
O JOGO... O Cruzeiro, desde o começo, dominou a partida e pressionou. Atuando mais avançado, Gerson comandou ações ofensivas e levou perigo em chute de fora da área, quase abrindo o placar. Arroyo também quase marcou em finalização rasteira e outra de cabeça. Na sequência, Japa levou perigo em jogada ensaiada, mas mandou pela rede do lado de fora. Depois, só deu Kaique Kenji no ataque. O jovem jogador levou perigo em jogadas pela esquerda e teve três boas oportunidades para o abrir o placar, passando perto de consegui-las. O goleiro Cássio só foi trabalhar nos acréscimos, quando Bernardo chutou em direção ao gol e obrigou a defesa do goleiro. Ryan Guilherme ainda arriscou de fora da área, mas Túlio fez a defesa em dois tempos, garantindo o 0 a 0 no placar.
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou sem Cássio, substituído por Otávio. O time continuou em cima. Gerson e Kaique Kenji tentaram de fora da área. Matheus Pereira e Christian também entraram na segunda etapa e levaram perigo. O Democrata, que pouco ameaçava, foi mais eficiente para abrir o placar. Aos 15, João Marcelo cabeceou para trás, Fagner recuou fraco para Otávio, e Bryan Gabriel aproveitou e encobriu o goleiro cruzeirense. Tite mexeu novamente e colocou Kaio Jorge em seguida, iniciando uma blitz para tentar o empate e a virada. Kaio Jorge chegou perto de marcar um golaço, de voleio, mas parou em Thulio. No rebote, Arroyo mandou para fora. Nos minutos finais, em contrato, Bryan Gabriel levou perigo em chute, mas Otávio espalmou. Nos acréscimos, Kauã Prates levou perigo em cabeceio, após escanteio de Matheus Pereira.
*****
CRUZEIRO 0X1 DEMOCRATA GV, 22jan26qui18h30, Mineirão, Belo Horizonte, 4ª rodada do Campeonato Mineiro 2026. TEMPO: chuvoso, temperatura 18º, vento 10Km/h, umidade 95%. TRANSMISSÃO: Premiere e ge TV. PÚBLICO: 20.295; R$495.285. ARBITRAGEM: Ronei Cândido Alves, Magno Arantes Lira, Weyder Marques Borges, José Alfredo Filho. VAR: Leonardo Rotondo Pinto. AMARELOS: Japa, Bismarck. GOLS: Bryan, 62. ASSISTÊNCIAS: Túlio. CRUZEIRO: Cássio (Otávio); Fagner, João Marcelo, Jonathan, Prates; Ryan Guilherme (Christian), Gerson (Villareal), Japa; Arroyo, Kenji (Pereira), Chico (Kaio). T: Tite. DEMOCRATA: Thulio; Lucas, Klein, Henrique, Luiz Henrique, Bryan, Leo Dourado, Bernardo, Bismarck, Pedrotti, Marcelinho (Tonhão). To: Waldimir Araújo.
.
HISTÓRICO: 63 jogos, Cruzeiro venceu 41, empatou 14, perdeu 8, marcou 124 gols, sofreu 42.



Mas Tite observar que a galinha terá um dia a mais pra treinar é ridículo. Ele tem um time entrosado em mãos, enquanto ela está montando um. Clássico é clássico, mas o Cruzeiro é amplamente favorito em condições normais de temperatura e pressão.
Defendi Fernando aqui no blog quando o puniram por uma meninice de adolescente, foi desproporcional ao que ele tinha feito, tomado umas cervejas. Felizmente estão lhe dando outra chance, é muito bom de bola. Tem contrato até o fim de ano apenas. Bom o Cruzeiro se mexer ou no meio do ano alguém o levará de graça. E parece que Josepher será emprestado de novo sem ter uma chance de jogar num time bem estruturado e montado. Uma pena. Não sei fora de campo, mas dentro, eu o acho bem melhor que o Japa. Jogou mal na chance que teve , mas num time bagunçado. No meleca não acompanhei pra saber como foi, mas o time todo foi mal na B e…
CRUZEIRENSES ocuparam apenas 1'3 das arqibancadas. Chuva e horário de rush desanimaram os menos fanáticos. Quem compareceu apoiou o time. Nas redes, os resmungos de sempre. (SÍNDICO)
ÁRBITROS trabalharam corretamente. (SÍNDICO)
CÁSSIO - nota ge 6.0 público 6.0
Cássio não foi exigido no primeiro tempo e foi substituído na segunda etapa.
OTÁVIO - nota ge 6.0 público 6.0
O goleiro teve mais uma noite de pouca sorte. No gol que levou, teve pouca chance de defender após falha do setor defensivo.
FAGNER - nota ge 5.0 público 5.0
Lateral fez um primeiro tempo bom, conseguiu trocar passes com Gerson e ser opção de lançamento para área. No segundo tempo, não manteve o nível e ainda falhou no gol do Democrata. Ele tenta cabecear para tirar a bola do Brayan, mas não consegue e acaba vendo o jogador adversário marcar.
JONATHAN Jesus nota ge 6.0 público 6.0
Zagueiro foi o melhor na…