Cruzeiro 4x1 Grêmio: Arrasador!
- Jorge Angrisano Santana
- 13 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de jul.
CRUZEIRO x GRÊMIO, 13jul25dom20h30, Mineirão, Belo Horizonte, 13ª rodada Brasileiro 2025.
.
TEMPO nublado, temperatura: 15º, vento: 14 Km/h, umidade: 70%.
.
RANKING CBF: Cruzeiro é o 19º, com 8.227 pontos; Grêmio é o 10º, com 11.531.
.
CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 2º, com 24 pontos; Grêmio é o 11º, com 16.
.
TRANSMISSÃO: Paramount; narração Rômulo Mendonça, comentários Mauro Naves e Nadine; reportagens Hernán e
.
ARBITRAGEM: Lucas Paulo Torezin, Victor Hugo Imazu Santos, Andrey Luiz Freitas (PR), Luciano Silva Miranda Filho (CE). VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP).
.
CRUZEIRO vem de uma derrota para o Defensa y Justicia (0x1) e uma vitória sobre o Banfield (1x0), em Cariacica, Vitória Cup. O time celeste precisa vencer para se manter na liderança ao lado do Flamengo, que venceu o São Paulo por 2x0 neste sábado no Maracanã. O técnico Leonardo Jardim não contará com o meia Eduardo, suspenso, mas terá o retorno do volante Christian, que cumpriu a automática no 0x0 contra o Vitória no Barradão.
.
CRUZEIRO: Cássio; William, Fabruno, Villalba, Kaiki; Christian, Romero, Lucas; Pereira; Kaio, Wanderson. T: Leonardo Jardim.
.
BANCO: Aragão, Fagner, Jonathan, Gamarra, Prates, Wallace, Rhikman, Marquinhos,, Japa, Gabigol, Bolasie, Kenji.
.
PENDURADOS: Cássio, Kaiki, Kaio.
.
AUSENTES: Eduardo (suspenso); Janderson, João Marcelo (lesionados), Matheus Henrique (transição).
GRÊMIO após 10 dias de férias e 16 de treinamentos, o Grêmio volta às competições dividindo suas atenções entre o Brasileiro e a Sul Americana. Durante a semana, o tricolor conquistou a recopa gaúcha vencendo o São José por 2x0. O técnico Mano Menezes não contará com o volante Dodi, suspenso. Mais recente reforço do clube, Alex Santana vai para o segundo jogo seguido como titular. Kannemann, recuperado de gripe, fica à disposição. Outra baixa é o centroavante Braithwaite, ainda com dores no tornozelo. O lateral esquerdo Marlon, que está emprestado pelo Cruzeiro, fica fora em função da multa de R$1,5 milhão que teria de ser ser paga para que ele atuasse.
GRÊMIO: Volpi; Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Kannemann, Lucas Esteves; Villasanti, Alex Santana, Alysson, Cristaldo; Amuzu, Arezo. T: Mano Menezes.
.
BANCO: Grando, Serrote, Luan Candido, Vieri, Jemerson, Camilo, Ronald, Nonsalve, André Henrique, Edenílson, Aravena, Pavón.
.
PENDURADOS: Amuzu, Braithwaite, Serrote, Marlon, Monsalve, Volpi, Villasanti, Wagner Leonardo.
AUSENTES: Dodi (suspenso); Braithwaite, Cristian Olivera, Cuéllar, João Pedro, Rodrigo Ely (lesionados).
*****
O JOGO mostrou um Cruzeiro com o mesmo ritmo das rodadas anteriores à parada para o Mundial de Clubes. O time celeste dominou amplamente o primeiro tempo e criou várias chances de gol, e foi pouco atacado pelo adversário. Logo aos 4, Volpi fez boa defesa em chute de Kaio Jorge. O goleiro ainda faria pelo menos outras três intervenções decisivas. Aos 24, após receber um passe incrível de Parerira, Kaio fez 1x0. Aos 32, após um blitz do ataque celeste, Villalba aproveitou a assistência de Christian para fazer 2x0. No restane da etapa inicial o panorama se manteve, com o Cruzeiro em busca do terceiro gol.
A etapa final foi um pouco mais equilibrada. O Cruzeiro fez 3x0 aos 53, com Kaio escorando de cabeça bola lançada por Pereira em cobrança de falta. O Grêmio melhorou com as substituições feitas por Mano Menezes e chegou ao seu gol aos 63, com André aproveitando assistência de Edenilson. Na meia hora final o Cruzeiro tratou de aplacar a ira gremista retendo a bola. Aos 76, porém, Romero foi ao ataque e encontrou Kaio livre na área. O centroavante finalizou com um chute rasteiro. A bola tocou no poste direito e foi para a rede: Cruzeiro 4x1. Gabigol ainda entrou no jogo, fez um gol que foi anulado e levou um cartão amarelo por malcriação. Com a vitória, o Maior de Minas encostou no líder Flamengo, com 27 pontos. O desmpate favorece o rubronegro, que tem 22 gols de saldo contra 12 do time celeste.
*****
CRUZEIRO 4x1 GRÊMIO, 13jul25dom20h30, Mineirão, Belo Horizonte, 13ª rodada Brasileiro 2025. TEMPO nublado, temperatura: 15º, vento: 14 Km/h, umidade: 70%. TRANSMISSÃO: Paramount. PÚBLICO: 31.668; R$1.777.185. ARBITRAGEM: Lucas Paulo Torezin, Victor Hugo Imazu Santos, Andrey Luiz Freitas (PR), Luciano Silva Miranda Filho (CE). VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP). AMARELOS: Kaiki, Kannemann, Alex Santana, Lucas Silva, Christian, Gabigol. GOLS: Kaio, 23; Villalba, 32; Kaio, 53; André, 63; Kaio, 76. ASSISTÊNCIAS: Pereira, 30; Christian, 34; Pereira, 53; Edenílson, 63; Romero, 76. CRUZEIRO: Cássio, William (Fágner, 20), Fabruno, Villalba, Kaiki; Christian, Romero (Walace, 82), Lucas; Pereira (Bolasie, 82); Wanderson (Marquinhos, 76), Kaio (Gabigol 76). T: Leonardo Jardim. GRÊMIO : Volpi; Gustavo Martins (Serrote, 46), Kannemann, Wagner Leonardo, Lucas Esteves; Villasanti, Alex Santana, Alysson (Monsalve, 79), Cristaldo (Edenilson, 59), Amuzu (Aravena, 46); Arezo (André Henrique, 59). T: Mano Menezes.
.
HISTÓRICO: 87 jogos, Cruzeiro venceu 37, empatou 23, perdeu 27; marcou 108 gols, sofreu 90.



LEONARDO JARDIM: " Não podemos criar a expectativa de que o time do Cruzeiro foi feito para ser campeão. Foi feito para ser um time competitivo e para chegar à Libertadores. Este é o objetivo e pelo qual temos conversado o.
Temos que ser muito honestos. As equipes que tiveram no Mundial são equipes que representaram muito bem, que trabalharam nos últimos anos. Ganharam a Libertadores. Em termos de processo, estão mais avançadas que o nosso. Temos nossos objetivos bem definidos. Se queremos ficar em terceiro, não queremos quarto. Se queremos ficar em segundo, não vamos querer ficar em terceiro.
Quando vencemos o Mirassol, perguntaram se o Cruzeiro disputaria. Pedi calma. Não pode ser 8 ou 80. Temos que an…
CRUZEIRENSES não compareceram em grande número. A lei facistóide, proposta por uma senadora brasiliense, impondo reconhecimento facial para entrada no estádio desanimou muita gente. Alguns ficaram com preguiça de fazer o tal reconhecimento, outros não aceitam invasão de sua privacidade por um Estado cada vez mais bisbilhoteiro e autoritário. O público que a Minas Arena estimava em 50.000, não passou de 31.000 no final das contas. Quem compareceu apoiou o time e fez muita festa no final do jogo. Nas redes, muito entusiasmo. (SÍNDICO)
.
ÁRBITROS, tecnicamente, estiveram bem. Mas a mania de distribuir cartões amrelos por qualquer "dá cá essa palha" é de uma jequice e de uma falta de propósito desmedida. (SÍNDICO)
.
JARDIM escalou seu 11 de…
VILLALBA https://www.youtube.com/shorts/Ts9GqOfzMp8
SOBIS https://www.youtube.com/watch?v=io5MoXwxvmk
WOJVODA foi a vítima da rodada. O treinador argentino, talvez o maior da história do Leão, não resistiu à derrota no Clássico-Rei (Fortaleza 0 x 1 Ceará). Pode ser que o trabalho do argentino tenha chegado no teto, se é que isso existe, mas a formaçao do elenco esse ano burlou uma receita que vinha dando certo. Jogadores velhos e caros, como David Luiz (sempre foi fraco) e Deyverson (folclore d+ e futebol d-) não deram certo. (LUCAS)