top of page

Tostão, um pioneiro

O PRIMEIRO JOGADOR DO CRUZEIRO EM COPAS DO MUNDO


Há menos de um ano da Copa do Mundo de 2026, o Cruzeiro relembra hoje uma data muito especial na história do clube. No dia 15 de julho de 1966, pela primeira vez um jogador do Cruzeiro entrava em campo para disputar a principal competição do mundo. O craque não poderia ser ninguém menos do que Tostão! Ele não foi apenas o primeiro jogador do Cruzeiro a disputar uma Copa do Mundo, mas também o primeiro jogador atuando no futebol mineiro a ir para a competição.


Natural de Belo Horizonte, Tostão jogou no time de futebol de salão do Cruzeiro em 1961, mas em 1962, jogando pelo América-MG, Tostão chamou a atenção do então diretor do Cruzeiro, Felício Brandi, que imediatamente fez uma proposta para contar com o jogador. A vontade de contar com o jovem craque era tão grande que Felício se atrasou para o próprio casamento por estar em negociações com o jogador.


Em poucos anos, o meia/atacante já era um dos principais nomes do futebol brasileiro. Relembre como foi a trajetória de Tostão em sua primeira Copa.


COPA DO MUNDO DE 1966


Em 1966, o Brasil ia para a Copa do Mundo da Inglaterra como atual bicampeão do torneio. Muitos nomes eram remanescentes das conquistas anteriores, mas já era iniciada uma renovação no elenco.


Na época, Tostão já era um dos principais nomes do elenco cruzeirense e um dos grandes nomes da história do clube. Com 19 anos, o jogador foi selecionado pelo técnico Vicente Feola para um período de treinamento que definiria os convocados para a Copa. Ao final do período, o atleta foi um dos 22 selecionados para disputar a Copa pelo Brasil, sendo um dos únicos que não atuava no futebol de São Paulo e do Rio de Janeiro.


Jogando com a camisa 20, Tostão entrou apenas no jogo contra a Hungria. Apesar da derrota por 3 a 1, Tostão foi participativo durante todo o jogo e marcou o único gol do Brasil na partida. Com apenas 3 jogos na competição, a eliminação do Brasil foi precoce, mas a oportunidade foi o bastante para Tostão dar o seu cartão de visitas.


Nos anos que se seguiram, Tostão foi campeão da Taça Brasil com o Cruzeiro e ganhou outros quatro Campeonatos Mineiros. Seus gols e atuações lhe renderam mais uma convocação, agora para a Copa do Mundo de 1970 e como peça-chave do time de Zagallo. Tostão fez parceria com Pelé e fez parte do esquadrão Campeão do Mundo em 1970.


OUTROS JOGADORES CONVOCADOS


A convocação de Tostão foi só o início de uma série de jogadores do Cruzeiro convocados para Copas do Mundo. Ao todo foram 11 jogadores convocados, sendo 8 para jogarem pela seleção brasileira. São eles:


1966 – Tostão (Brasil);

1970 – Tostão (Brasil), Piazza (Brasil) e Fontana (Brasil);

1974 – Piazza (Brasil), Nelinho (Brasil) e Perfumo (Argentina);

1978 – Nelinho (Brasil);

1994 – Ronaldo (Brasil);

1998 – Dida (Brasil);

2002 – Edílson (Brasil) e Sorín (Argentina);

2010 – Gilberto (Brasil);

2018 – Arrascaeta (Uruguai).


Publicado no site do Cruzeiro

6 comentários


Janilson Viana
Janilson Viana
22 de jul.

O problema do mestre Tusta é que ele se recusa a participar de qualquer evento que o vincule minimamente ao clube. Trata-se de uma característica de temperamento que devemos respeitar, mas pode ser interpretado por alguns como menosprezo à instituição. Piazza, Dirceu e outros são mais acessíveis, e nem por isso se vincularam a cartolas ou gestores do clube. (PENIDO)

*****************************************************

O Cruzeiro começou recentemente com um podcast que entrevista figuras ligadas ao clube. Já foram lá Pedrinho, Jardim, Dirceu Lopes, Joãozinho, Ricardinho e Wendel. Acredito que devem ter convidado o Tostão, mas ou ele recusou ou ainda não conseguiu ir. Salvo engano, ainda escreve uma coluna pra alguns jornais. Espero que esteja bem de saúde. (PENIDO)

*****************************************************

Pra completar…

Editado
Curtir
Matheus Penido
Matheus Penido
22 de jul.
Respondendo a

Valeu, Viana.

Curtir

MAMORÉ 0x0 IPATINGA... O Mamoré, que dispensou técnico e 14 jogadores durante a semana, jogou com seriedade e empatou em 0 a 0 com o Ipatinga. O resultado foi favorável à URT, também de Patos de Minas e maior rival do Mamoré. O jogo foi equilibrado, teve chances de parte a parte e poderia ter terminado com vitória de qualquer uma das equipes. Após o apito final a torcida do Alviverde vaiou o próprio time por ter proporcionado a ascensão da URT à primeira divisão estadual. No entanto, mesmo antes do jogo acabar os torcedores do Mamoré já hostilizavam os jogadores dos donos da casa quando faziam boas jogadas que pudessem beneficiar o rival histórico. Um dos maiores alvos da…


Editado
Curtir

Hungria 3x1 Brasil

1966-07-1519h30Goodison Park (ENG) (Liverpool)

51387 Torcedores Ken Dagnall (ENG)

Copa do Mundo 1966 - Fase de Grupos Grupo 3


Hungria

2 Ferenc Bene

64 János Farkas

73 (pen.) Kálmán Mészöly

3-1 Total:


ESCALAÇÕES


HUNGRIA


21 József Gelei

17 Gusztáv Szepesi

2 Beno Káposzta

3 Sándor Mátrai

5 Kálmán Mészöly73' (pen.)

10 János Farkas64'

11 Gyula Rákosi

13 Imre Mathesz

6 Ferenc Sipos

9 Flórián Albert

7 Ferenc Bene2'


BRASIL


1 Gilmar

2 Djalma Santos

6 Altair

8 Paulo Henrique

4 Bellini

11 Gerson

14 Lima

18 Alcindo

17 Jairzinho

16 Garrincha

20 Tostão14'


RESERVAS


1 Antal Szentmihályi

22 István Géczi

18 Kálmán Ihász

4 Kálmán Sóvári

14 István Nagy

8 Zoltán Varga

12 Máté Fenyvesi

15 Dezső…


Editado
Curtir

Copa de 1966

A pior campanha do Brasil em Copas do Mundo, desde 1934: assim se pode resumir o que ocorreu na Inglaterra. Um desastre absoluto amplificado em razão da conquista do bicampeonato na Copa anterior. E não era possível sequer reclamar a ausência de craques: o Brasil havia levado a sua força máxima. No entanto, os campeões mundiais não conseguiram passar das oitavas de final, eliminados e derrotados por Hungria e Portugal. O vexame da seleção deveu-se, para muitos, à ignorância dos dirigentes para a grande mudança que se operava no futebol mundial: a aplicação no treinamento dos jogadores dos métodos de preparo físico que insistem na importância do fôlego e da força que permitem ao atleta correr mais…


Editado
Curtir
Respondendo a

GRUPO 3\

J GM GC P

1 Portugal Portugal 3 9 2 6

2 Hungria Hungria 3 7 5 4

3 Brasil Brasil 3 4 6 2

4 Bulgária Bulgária 3 1 8 0

Curtir
bottom of page