Cruzeiro 1x1 Palmeiras: abraçado com a Sula
- Jorge Angrisano Santana
- 6 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2023
CRUZEIRO x PALMEIRAS, 06dez23seg19h Mineirão, Belo Horizonte, 38ª rodada, Brasileiro 2023
.
TEMPO: nublado, temperatura 23º, vento 10Km/h, umidade 60%.
.
CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 14º, com 46 pontos; Palmeiras, o 1º, com 69.
.
RANKING da CBF: Cruzeiro é o 18º, com 8.206 pontos; Palmeiras, o 2º, com 14.458.
.
TRANSMISSÃO: Globo e Sportv (narração Luis Carlos Jr, comentários Dodô e Ana Thais Matos); Canal Samuel Venâncio, YouTube, narração Alberto Rodrigues.
.
ARBITRAGEM: Anderson Daronco (FIFA/RS), Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (FIFA/RJ), Rafael Silva Alves (FIFA/RS), Rafael Rodrigo Klein (RS). VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
.
CRUZEIRO, garantido na Série A, busca um lugar na Copa Sul-Americana. Pode até empatar com o líder, que fica com a vaga. Se perder, precisará de um tropeço do Santos diante do Fortaleza. Paulo Autuori fará pelo menos duas mudanças em relação ao time que começou jogando contra o Botafogo. Na zaga, Neris foi liberado por questões familires e será substuído por João Marcelo, que agradou nos últimos jogos. William, que ficou fora por suspensão, volta no lugar de Palacios. No meio-campo, com Machado ainda fora de combate, Ian Luccas, Lucas Silva e Japa devem ser mantidos.
CRUZEIRO: Cabral; William, João Marcelo, Castán, Marlon; Lucas Silva, Ian Luccas, Japa, Pereira; Bruno, Gomes. T: Paulo Autuori.
BANCO: Anderson, Kaiki, Palacios, Gasolina, Oliveira, Ruan Santos, Fernando Henrique, Henrique Rodrigues, Vital, Nikão, João Pedro, Papagaio, Robert, Stênio.
AUSENTES: Machado, Jussa, Bilu, Ramiro, Wesley (lesionados); Neris (liberado por questões familiares).
PALMEIRAS lidera o campeonato e pode perder até por goleada, que não neutralize seus 8 gols de saldo em relação ao Atlético, para campeonar. Abel Ferreira, sem suspensos, deve contar com o elenco quase completo. A única dúvida é o lateral-esquerdo Piquerez, que sofreu uma entorse no joelho esquerdo e será avaliado até o momento da partida. Caso não possa atuar, Vanderlan ganha a vaga. O beque Luan voltou a aparecer na relação do Verdão na última partida, contra o Fluminense, mas no banco de reservas. É opção também para o posto em que está Rocha.
PALMEIRAS: Weverton; Rocha, Gómez, Murilo, Vanderlan; Mayke, Zé Rafael, Rios, Veiga; Endrick, Breno Lopes. T.: Abel Ferreira.
AUSENTES: Dudu (lesão no joelho), Gabriel Menino (lesão no tornozelo), Rony (fratura no braço).
*****
O JOGO. Aos oito minutos do primeiro tempo, Lucas Silva perdeu a bola e Zé Rafael deixou Endrick em boa condição. O atacante do Palmeiras chutou cruzado, mas Rafael Cabral jogou para escanteio.
Aos 11’ da etapa inicial, após uma rápida combinação com Marlon, Arthur Gomes arrancou com a bola e chutou com força no chão, mas Weverton defendeu o chute.
Aos 18’, em um rápido contra-ataque do Palmeiras, Breno Lopes lançou Endrick na esquerda. A joia do Verdão bateu novamente cruzado, e parou novamente em Rafael Cabral.
Aos 20’, depois de um novo erro de Lucas Silva à frente da área, Endrick tentou cavar por cima de Rafael Cabral, mas o goleiro do Cruzeiro defendeu de imediato. No rebote, o camisa 9 abriu o placar para o Palmeiras. Foi o 17º gol de Endrick na temporada.
Aos 24’, após uma chegada do Cruzeiro pela direita, Bruno Rodrigues levantou a bola dentro da área e bateu com estilo de bicicleta, mas Weverton não deixou o golaço se confirmar.
Aos 38’, após um cruzamento de Matheus Pereira para dentro da área, a bola passou por toda a defesa do Palmeiras, mas Fernando Henrique pegou mal na bola e perdeu uma chance inacreditável!
Aos 44’ do primeiro tempo, Matheus Pereira soltou um “pombo sem asa” na direção do gol, mas Weverton fez outra boa intervenção e encaixou em dois tempos.
Aos 21’ do segundo tempo, Raphael Veiga recebeu um lançamento na frente da área e chutou com força, o que obrigou uma linda defesa de Rafael Cabral.
Aos 34’ da etapa final, Matheus Pereira achou Nikão dentro da área e o camisa 10, em sua despedida do Cruzeiro, deixou tudo igual no Mineirão.
*****
CRUZEIRO 1x1 PALMEIRAS, 06dez23seg19h Mineirão, Belo Horizonte, 38ª rodada, Brasileiro 2023 TEMPO: nublado, temperatura 23º, vento 10Km/h, umidade 60%. TRANSMISSÃO: Globo, Sportv. PÚBLICO: 40.190 pagantes, 45.000 presentes, R$1.675.735. ARBITRAGEM: Anderson Daronco (FIFA/RS), Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (FIFA/RJ), Rafael Silva Alves (FIFA/RS), Rafael Rodrigo Klein (RS). VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC). AMARELOS: Ríos, Lucas. GOLS: Endrick, 20; Nikão, 79. CRUZEIRO: Cabral; William, João Marcelo, Castán, Marlon (Kaiki); Ian Luccas (Fernando Henrique), Lucas Silva (Nikão), Japa, Pereira; Bruno, Gomes (Robert). T: Paulo Autuori. PALMEIRAS: Weverton; Rocha, Gómez, Murilo, Vanderlan; Zé Rafael (Fabinho), Ríos (Atuesta), Veiga; Mayke (Estêvão), Endrick (López), Breno Lopes (Artur). T: Abel Ferreira,
.
HISTÓRICO: 99 jogos, Cruzeiro venceu 35, empatou 29, perdeu 35, marcou 136 gols, sofreu 146.



O diretor técnico Paulo Autuori falou após o empate do Cruzeiro diante do Palmeiras, no Mineirão, no encerramento do Campeonato Brasileiro. A equipe encerrou sua participação em 14º, com 47 pontos, e garantiu vaga na Sul-Americana do próximo ano. O dirigente comentou sobre a parte psicológica equipe e destacou o mental forte do seu time nessa reta final de campeonato:
“A parte psicológica não tem a ver só com o Cruzeiro. O Palmeiras também teve um crescimento enorme e vimos o lado contrário disso, que foi o Botafogo. O mental é decisivo. Nós somos competidores, por melhor que jogue se não ganha será cobrado por isso. Há uma competição ferrenha e os jogadores tem que entender que precisam ser animais…
Diretor técnico do Cruzeiro, Paulo Autuori apontou como o clube deve agir no mercado de transferências para 2024. A temporada 2023 foi encerrada nessa quarta-feira (6), com a equipe celeste na 14ª colocação do Campeonato Brasileiro e garantindo vaga na próxima Copa Sul-Americana.
Autuori afirmou que o Cruzeiro precisará ser preciso no mercado e que o número de contratações será menor em relação à transição de 2022 para 2023. “O transitar deste ano para o outro um ano com um grosso do grupo, a maior parte dos jogadores transitando e sabendo que qualidade de jogador que nós necessitamos, tem que ser assertivo nisso”, iniciou, em entrevista coletiva.
“Como a maioria dos jogadores, poucos têm a grana suficiente, que compram aquilo…
Valia classificação pra SA e veio. Teríamos melhor sorte se não houvesse escandalosos erros defensivos. Partida horrorosa de Luca Silva. O que interessa daqui em diante é o que Ronaldo fará pra não ficar nessa gangorra entre ficar ou cair de série. Já disse e repito que só com um planejamento rigoroso feito por gente que entende do riscado poderemos disputar algo mais que não a possibilidade de ficar na 1ª divisão. Não é admissível ficar abaixo de Cuiabá e Fortaleza, esse último disputando simultaneamente a copa Sul Americana. Ambos tem orçamento baixo também, não tem desculpa. Também repito que tem que se procurar jogadores sul americanos bons e relativamente baratos e parar de contratar baciada pra ver se algum dá…
A zaga apesar das dificuldades esteve bem.
Arthur Gomes deu um belo chute no primeiro tempo , fez o arqueiro do Palmeiras trabalhar.