Cruzeiro 2x2 Vasco: em silêncio
- Jorge Angrisano Santana
- 22 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de nov. de 2023
CRUZEIRO x VASCO, 22nov23qua19h, Mineirão, Belo Horizonte, 33ª rodada, Brasileiro 2023
.
TEMPO: Nublado, temperatura 25º, vento 15Km/h, umidade 40%.
.
CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 16º, com 40 pontos; Vasco, o 15º, com 40.
.
RANKING da CBF: Cruzeiro é o 18º, com 8.206 pontos; Vasco, o 22º, com 7.098.
.
TRANSMISSÃO: Premiere, narração Rogério Corrêa, comentários Henrique Fernandes e Fábio Jr.
.
ARBITRAGEM: Leandro Pedro Vuaden, Michael Stanislau, Maurício Coelho Silva Penna (RS). VAR: Daniel Nobre Bins (RS).
.
CRUZEIRO: Jogará com portões fechados, por foi punido pelo STJD pela invasão de campo de sua torcida na Vila Capanema contra o Coritiba. O time celeste vem de vitória sobre o Fortaleza (1-0) e subiu do 17º para o 16º lugar na tabela. Se vencer o jogo desta noite, vai para a 13ª posição no campeonato, entrando no grupo que vai para a Copa Sul-Americana. O técnico Paulo Autuori terá a volta do beque Neris e do volante Jussa, que estavam suspensos. O time para esta noite deve ser oque começou jogando contra o Fortaleza, com uma única troca, a de Ian Luccas por Jussa.
.
CRUZEIRO: Cabral; William, Neris, Castán, Marlon; Machado, Ian Luccas, Vital, Pereira; Gomes, Bruno. T: Paulo Autuori.
.
BANCO: Anderson, Mesquita, Palacios, Oliveira, João Marcelo, Kaiki, Fernando Henrique, Japa, Paulo Vitor, Papagaio, João Pedro, Wesley.
.
AUSENTES: Ramiro, Bilu, Nikão, Jussa, Lucas Silva (lesionados); Gilberto (afastado).
.
PENDURADOS: Gomes, Machado, Lucas Silva, William.
VASCO: Vem de três vitórias, que o tiraram da zona de rebaixamento. O técnico Ramon Diaz não aprovou o desempenho contra o América. O time sofrerá mudanças: Paulo Henrique, suspenso, dará lugar a Pumita Rodriguez. No ataque, Alex Teixeira, que não foi bem no último jogo, poderá ser substituído por Rossi.
.
VASCO: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Medel, Maicon, Lucas Pitton; Zé Gabriel, Paulinho Paula, Praxedes; Gabriel Pec, Vegetti, Rossi. T: Ramon Diaz.
.
AUSENTES: Orellano, Erick Marcus, De Lucca (lesionados); Paulo Henrique (suspenso).
.
PENDURADOS: Barros, Gabriel Pec, Léo Jardim, Léo Pelé, Maicon, Marlon Gomes, Praxedes, Puma Rodríguez, Rayan, Robson, Sebástian, Serginho, Zé Gabriel, Paulinho, Zé Vitor.
*****
O JOGO, mesmo sem presença do torcedor, foi eletrizante. O Cruzeiro começou atacando mais, porém foi o Vasco o primeiro a marcar. Aos 10, após um cruzamento de escanteio, Maicon desviou e Vegetti abriu o placar. Contudo, o camisa 99 estava impedido e o gol foi anulado. Aos 14, a bola quicou na frente de Castán e sobrou para Pumita Rodríguez dentro da área. O lateral direito uruguaio acertou um violento chute de direita, indefensável. Vasco 1-0. Aos 29, após de uma tabela de William e Ian Luccas na direita, a bola foi ter a Machado, que finalizou para fora. Aos 34, Ian Luccas acionou Pereira, que finalizou foi por cima do travessão. Nessa altura, o Cruzeiro tinha o domínio do jogo e estava perto do empate. Aos 40, Gomes chutou forte. Bola indefensável, no ângulo. Cruzeiro 1-1. Já nos acréscimos, aos 45 + 7, em disputa com Vital dentro da área, Rossi tocou com o braço na bola. Vuaden conferiu o lance no monitor e marcou pênalti. Bruno cobrou com uma bomba no meio do gol. Cruzeiro 2-1.
O segundo tempo começou com o Cruzeiro buscando o terceiro gol. Mas o Vasco reagiu e logo passou a dominar com jogadas pelos lados e seguidos cruzamentos buscando o centroavante Vegetti. Aos 59, Vegetti cabeceou com perigo, mas Cabral evitou o gol de empate. Em uma espécie de repeteco do primeiro tempo, Maicon ganhou uma disputa na área e Vegetti empatou o jogo no Mineirão. Porém, mais uma vez, a arbitragem anulou o gol do atacante por impedimento. Ramon Diaz fez três substituições que tornaram seu time mais perigoso: Rossi x Payet, Paulinho x Jair, Praxedes x Marlon Gomes. A pressão vascaína aumentou e, aos 76, saiu o gol e empate. Payet cobrou corner na esquerda, Ferreira escorou para o meio da área e Gabriel Pec empatou o jogo. Vasco 2-2. O Vasco ainda teve outro gol anulado. Aos 86, Vegetti, impedido, marcou, mas o VAR anulou a jogada. Aos 94, o Cruzeiro perdeu um gol certo. Japa entrou na área e cruzou para Wesley, que errou a finalização.
*****
CRUZEIRO 2x2 VASCO, 22nov23qua19h, Mineirão, Belo Horizonte, 33ª rodada, Brasileiro 2023. TEMPO: limpo, temperatura 25º, vento 10Km/h, umidade 70%. TRANSMISSÃO: Premiere. PÚBLICO: Portões fechados. ARBITRAGEM: Leandro Pedro Vuaden, Michael Stanislau, Maurício Coelho Silva Penna (RS). VAR: Daniel Nobre Bins (RS). AMARELO: Gomes. VERMELHO: Rossi (no banco). GOLS:Puma Rodríguez, 14; Arthur Gomes, 44, Bruno Rodrigues, 45 + 7 (P); Gabriel Pec, 76. CRUZEIRO: Cabral; William, Neris, Castán, Marlon (Kaiki); Machado (Papagaio), Ian Luccas (Fernando Henrique), Vital (Wesley), Pereira; Gomes (Japa), Bruno. T: Paulo Autuori. VASCO: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Medel, Maicon (Léo Pelé), Lucas Piton; Paulinho (Jair), Praxedes (Marlon Gomes), Zé Gabriel (Sebastián Pereira); Rossi (Payet), Vegetti, Gabriel Pec. T: Ramón Díaz
HISTÓRICO: 104 jogos. Cruzeiro venceu 39, empatou 34, perdeu 31, marcou 156 gols e sofreu 130.



PAULO AUTUORI: É como na vida, é equilíbrio. Vacilamos nos dois gols. Não tem que ficar de justificativa e bengala. No futebol, erros não podem ser personificados. É um sistema como todo. Sabíamos que o Vasco iria alçar a bola na área. E aí erramos. Quando se erra, paga-se o ônus. Iniciamos bem o segundo tempo, com chance de fazer gol, terminamos também com uma chance clara. Não fomos efetivos, nem eficazes. É isso. Leitura simples, objetiva."
PAULO AUTUORI: É como na vida, é equilíbrio. Vacilamos nos dois gols. Não tem que ficar de justificativa e bengala. No futebol, erros não podem ser personificados. É um sistema como todo. Sabíamos que o Vasco iria alçar a bola na área. E aí erramos. Quando se erra, paga-se o ônus. Iniciamos bem o segundo tempo, com chance de fazer gol, terminamos também com uma chance clara. Não fomos efetivos, nem eficazes. É isso. Leitura simples, objetiva."
Não posso deixar de falar da inhaca do Vital. Certamente vai colocar no currículo o lance que ele esteve presente no pênalti marcado, pois gol e assistência esse jogador “meia boca” não consegue ofertar.
O Cruzeiro teve mais sorte do que juízo, resultado melhor do que a atuação. Começou o jogo naquela lenga lenga pouco objetiva, aos poucos o adversário foi colocando ordem e dominando a partida, até que num erro grosseiro ou será azar ? Eles abriram o placar, o cenário já estava desenhado, pois um time tecnicamente fraco e com pouca confiança seria praticamente impossível ter alguma reação, mas em um chute, que o improdutivo Arthur deu, desviou na zaga (se não desvia, o goleiro iria defender facilmente) e o empate veio, em outro lance fortuito o VAR acabou verificando um pênalti e finalmente a primeira virada do time aconteceu no campeonato para calar a boca dos cornetas kkk. Porém no segundo…
O prejuízo financeiro com Wesley é uma realidade. Dificilmente o Cruzeiro conseguirá recuperar o dinheiro investido nele. E com ele em campo, o prejuízo é técnico!