top of page

Glossario Pepa

Veja a equivalência para o português brasileiro dos termos usados pelos técnicos portugueses que trabalham no Brasil, entre eles, Pepa Felipe, do Cruzeiro.


miúdo = garoto/ jovem

equipamento = uniforme

iludido = esperançoso

fato = terno

balneário = vestiário

jornada = rodada

golo = gol

arremate = chute

fora de jogo = impedimento, off side

autogolo = gol-contra

jogo a duas mãos = jogos de ida e volta

equipa = equipe, time

treinador-adjunto = auxiliar técnico

canto = escanteio

staff/ equipa técnica = comissão técnica

apanha-bolas = gandula

estágio = concentração

relvado = gramado

palestra = preleção

ginásio = academia

época = temporada

baliza = gol, meta

pontapé de baliza = tiro de meta

guarda-redes = goleiro

defesa central = beque

médio defensivo = volante

médio = armador

médio ofensivo = meia atacante

avançados = atacantes

extremos = ponteiro

ponta de lança = centroavante

joker = coringa


20 comentários


Mr Rocha
Mr Rocha
05 de abr. de 2023

E essa taxação das jogatinas on-line? Qual o impacto nos patrocínios dos clubes?

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
05 de abr. de 2023

UMO À DESARENIZAÇÃO


(Irlan Simoes, GE)

Em apenas três dias, duas arenas multiuso que constarão como sede na Série A do Brasileirão em 2023 viraram notícia pela decisão de retirada de cadeiras de um dos seus setores.

No dia 29 de março, após reunião entre Governo do Estado da Bahia, Esporte Clube Bahia e Bamor, maior torcida organizada do tricolor, ficou decidido que a Arena Fonte Nova removerá os assentos de plástico do setor Norte Inferior, localizado atrás de um dos gols – onde se localiza a referida torcida.


Em seguida, no dia 31 de março, foi a vez do Athletico Paranaense anunciar que removerá os assentos do setor Buenos Aires (inferior), também fundo de um dos gols, onde se…


Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
05 de abr. de 2023

CRUZEIRO x MINAS ARENA... Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro, disse em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que os gastos do Estado com a Minas Arena são exageradamente altos e criticou a administração das empresas da Concessionária. "O governo fez e segue fazendo esses pagamentos para garantir a atividade de interesse público, que é o futebol. Não ter jogos no estádio significa desvirtuar o contrato. É aceitar que o Estado banque uma empresa privada que não atende nenhum interesse publico". A Minas Arena é um consórcio composto pelas empresas Construcap, Egesa e HAP.


Na última semana, o Cruzeiro informou que descartou uma proposta oficial da Minas Arena para o clube voltar a atuar no estádio. Segundo a diretoria,…


Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
05 de abr. de 2023

Não é difícil entender a posição do Cruzeiro, falta transparência na arena. Ora, se o Cruzeiro traz mais público, a arena fatura mais. O Cruzeiro -com razão- pede uma parcela que o SEU público fornece. Se outros times não trazem o mesmo público e são deficitários, não é razão para o Cruzeiro pagar por isso, certo? Então, essa é ótica da coisa. A arena quer fazer uma média de forma que o Cruzeiro acaba pagando pelo deficit que possa haver provocado por outros usuários da arena, indiretamente. Arena corre o risco de estar alimentando o caminho para o Cruzeiro fazer seu estádio e deixar o Mineirão como um elefante branco abandonado. Mundo dá voltas, arena (KUNG AERHUR)pode estar cavando su…

Curtir
miguelitolentino
miguelitolentino
06 de abr. de 2023
Respondendo a

Aécio é o pai da criança! A melhor escolha política teria sido reformar às expensas do governo estadual e concessionar logo após. Multa rescisória mais baixa e sem justificativa de imensos aportes pra recuperar investimento da parceira privada. Mas resolveram trilhar o caminho que justificava a farra com dinheiro público. Reforma por 100 mi cobra 1 bi do contribuinte. Agora faz o que com essa jabuti? Desrespeitar contrato é sempre uma via perigosa...

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
04 de abr. de 2023

O INTERMEDIÁRIO ... Em meio ao litígio entre Cruzeiro e o consórcio que administra o Mineirão, o empresário Pedro Lourenço reuniu-se com o diretor do estádio, Samuel Lloyd, nessa quinta, 30mar, e se colocou como um conciliador. Neste momento, o diálogo entre o clube e a Minas Arena está travado. Pedro é um dos principais parceiros da gestão de Ronaldo Fenômeno. Recentemente, acertou um aporte à SAF do Cruzeiro. Também conselheiro do clube, ele tem o desejo de que o Cruzeiro retome os jogos no Mineirão. O clube também quer o retorno, mas com melhores condições financeiras.


Para 2023, o Mineirão propôs que os moldes do acordo de 2022 com o Cruzeiro fossem mantidos. O clube teria controle da negociação…


Curtir
bottom of page