top of page

Goiás 0x1 Cruzeiro: sorte merecida

Atualizado: 5 de dez. de 2023

GOIÁS x CRUZEIRO, 27nov23seg21h, Serrinha, Goiânia, 35ª rodada Brasileiro 2023.


TEMPO limpo, temperatura 26º, vento 5Km/h, umidade 75%.


CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 16º, com 41 pontos, Goiás, o 18º, com 35.


RANKING CBF: Cruzeiro é o 18º, com 8.206 pontos; Goiás, o 25º, com 6.000.


TRANSMISSÃO: Sportv e Premiere, narração Jader de Oliveira, comentários Paulo Nunes e Henrique Fernandes. Canal Samuel Venâncio (Youtube), narração Alberto Rodrigues.


ARBITRAGEM: Ramon Abatti Abel (SC), Bruno Boschilia (PR), Henrique Neu Ribeiro (SC). VAR: Daiane Muniz dos Santos (SP).


CRUZEIRO ainda não perdeu com Paulo Autuori. Mas, depois de vencer o Fortaleza fora de casa (1-0), tropeçou no confronto direto com o Vasco (2-2), dentro do Mineirão, entrando na zona de rebaixamento após a vitória do Bahia contra o Corinthians (5-1), na última sexta. Com 41 pontos, precisa apenas de um empate para deixar o Z-4, mas uma vitória levará o time à 13ª colocação, saltando quatro posições. O time terá ao menos uma mudança: Arthur Gomes cumprirá suspensão automática. Como Nikão, que seria alternativa natural para a posição, está fora pelo segundo jogo seguido, a tendência é de retorno do centroavante Papagaio. O velocista à disposição é Wesley, mas o jogador passa por momento ruim. Não foi sequer relacionado contra o Fortaleza e, diante do Vasco, perdeu um gol sem goleiro aos 48 do segundo tempo. No meio-campo, Lucas Silva é dúvida por estar voltando após 15 dias no departamento médico e disputa posição com Ian Luccas. (GE)


CRUZEIRO: Cabral; William, Neris, Castán, Marlon; Machado, Ian Luccas, Vital, Pereira; Wesley, Bruno. T: Paulo Autuori.


BANCO: Anderson, Palacios, Oliveira, João Marcelo, Kaiki, Fernando Henrique, Lucas Silva, Japa, Paulo Vitor, Robert, Fernando, Papagaio.


AUSENTES: Ramiro, Bilu, Jussa (lesionados); Nikão (virose); Gilberto (afastado); Gomes (suspenso).


PENDURADOS: Machado, Lucas Silva, William.


GOIÁS vem de duas derrotas seguidas, para Santos (1-2) e Atlético (1-2), sendo que essa última causou a demissão do técnico português Armando Evangelista. Na 18ª posição com 35 pontos e poucas chances de se manter na Série A, o clube promoveu o treinador do Sub 20, Mário Henrique. Ele não terá o volante Morelli, suspenso. Por outro lado, o meia Guilherme volta de suspensão. Outras mudanças podem ocorrer. É provável que ele troque o esquema 3-5-2 pelo 4-4-2. Hugo e Palacios devem substituir Sidimar e Anderson Oliveira, respectivamente. Diego e Guzzo disputam uma vaga no time.


GOIÁS: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo, Hugo; Willian Oliveira, Diego (Raphael Guzzo), Guilherme, Palacios; Allano, Matheus Babi. T: Mário Henrique.


AUSENTES: Morelli (suspenso); Sander (lesionado).


PENDURADOS: Hugo, Diego, Raphael Guzzo, Alesson, João Magno, Allano, Sidimar, Lucas Halter


*****


rimeiro tempo


O Cruzeiro teve grandes oportunidades de abrir o placar no primeiro tempo, muito corrido e bem movimentado. Tanto que, logo aos dois minutos, Matheus Vital chutou da entrada da área para a defesa firme de Tadeu.


Aos seis minutos, uma jogada envolvente em contra-ataque cruzeirense terminou em mais uma defesa do goleiro do Goiás. Wesley arrematou do lado esquerdo, de fora da área, e Tadeu espalmou.


A primeira chance do Goiás foi aos 12 minutos, com Palacios, que arriscou de fora da área, sem perigo para Rafael Cabral.


Logo na sequência, Matheus Pereira fez um cruzamento para a área. O atacante Wesley cabeceou por cima do gol, levando perigo para o gol esmeraldino.


Enfeitou demais e perdeu o gol


Aos 24 minutos, um lance de grande perigo a favor do Cruzeiro. Bruno Rodrigues fez o cruzamento para a área, Ian Luccas, centralizado, furou na cara de Tadeu. Na sobra, Wesley chutou e o goleiro do Goiás defendeu. Apesar do esforço, a jogada foi anulada por impedimento.


O lance mais claro de gol do Cruzeiro aconteceu com Bruno Rodrigues, mas o artilheiro cruzeirense na temporada enfeitou demais a jogada. Matheus Pereira colocou uma bola "com açúcar" para o camisa 9, que em vez de chutar, tentou driblar Tadeu, e aí desperdiçou chance claríssima.


Segundo tempo


O segundo tempo também foi movimentado. As duas equipes buscavam o gol e deixavam espaço para o contra-ataque. As mudanças feitas por Mário Henrique, técnico interino do Goiás, melhoraram o desempenho do Esmeraldino.


Apodi, ex-Cruzeiro, entrou e ajudou a dar uma movimentação diferente ao Goiás, levando perigo em jogadas ofensivas do time goiano.


Com isso, a etapa número dois teve um Goiás mais incisivo, buscando mais o ataque, o que diminuiu a intensidade cruzeirense. Mesmo assim, o time celeste ainda conseguiu criar chances.


Aos 9 minutos, Vital recebeu na ponta esquerda, cortou para o meio e finalizou forte. Tadeu se esticou todo para salvar o Goiás.


Wesley substituído


Wesley deixou o campo aos 17 minutos do segundo tempo. Ele foi substituído por Rafael Papagaio, que teve algumas chances, mas sem conseguir balançar as redes.


Aos 20 minutos, Rafael Elias finalizou colocado, na gaveta. Tadeu voou para espalmar e salvar o Goiás. Apesar do lance importante, a arbitragem invalidou a jogada por impedimento.


O drama seguiu durante toda a partida, com as duas equipes fazendo de tudo para manter suas defesas intransponíveis.


Gol salvador


Mas, Robert, o garoto revelado nas categorias de base do Cruzeiro, garantiu a vitória celeste aos 50 minutos da etapa final, após belo passe de Bruno Rodrigues.


Cronologia do jogo


Aos 50 minutos do segundo tempo, nos acréscimos, Bruno Rodrigues pegou a bola e deu belíssimo passe para Robert. O jovem atacante chutou cruzado para marcar seu primeiro gol como profissional.


*****


GOIÁS 0x1 CRUZEIRO, 27nov23seg21h, Hailé Pinheiro (Serrinha), Goiânia, 35ª rodada Brasileiro 2023. TEMPO limpo, temperatura 26º, vento 5Km/h, umidade 75%. TRANSMISSÃO: Sportv e Premiere. PÚBLICO: 6.463 pagantes, 9.143 presentes, R$178.900. ARBITRAGEM: Ramon Abatti Abel (SC), Bruno Boschilia (PR), Henrique Neu Ribeiro (SC). VAR: Daiane Muniz dos Santos (SP). AMARELOS: Maguinho, Apodi, Bruno Melo, Anderson (banco), Marlon, Matheus Pereira. GOL: Robert, 95. CRUZEIRO: Rafael Cabral; William, Neris (João Marcelo), Luciano Castán e Marlon; Ian Lucas (Lucas Silva), Machado (Robert), Vital (Japa); Matheus Pereira, Wesley (Rafael Papagaio) e Bruno Rodrigues. T: Paulo Autuori. GOIÁS: adeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Diego; Willian Oliveira, Higor Meritão (Luis Oyama), Guilherme Marques (Pedrinho), Julian Palacios (Anderson Oliveira); Matheus Babi (Apodi) e Vinícius (Breno). Técnico: Mário Henrique. T: Mário Henrique.


HISTÓRICO: 58 jogos, Cruzeiro venceu 31, empatou 12, perdeu 15, marcou 75 gols, sofreu 55.

59 comentários


Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
28 de nov. de 2023

CABRAL nota ge 6.5 público 6.6

WILLIAM nota ge 6.5 público 6.2 No primeiro terço do jogo, ficou bastante sobrecarregado na parte defensiva, sem a recomposição necessária. Teve boas chegadas ofensivas ao longo do jogo.

NERIS nota ge 6.0 público 4.9

JOÃO MARCELO nota ge 6.0 público 7.1

CASTÁN nota ge 6.5 público 6.5

MARLON nota ge 5.5 público 5.4 No primeiro tempo, conseguiu chegar mais ao setor ofensivo, buscando triangulações. Teve problemas também com a ajuda de companheiros na cobertura. No segundo, apresentou muitas dificuldades na marcação de Apodi.

MACHADO nota ge 6.0 público 3.6

ROBERT nota ge 6.5 público 9.1 Entrou no segundo tempo com a missão de dar velocidade ao time pelo lado direito. Pouco pegou na…

Curtir

Matheus Penido
Matheus Penido
28 de nov. de 2023

Paulo Autuori e Fernando Seabra são conservadores.

Curtir

Janilson Viana
Janilson Viana
28 de nov. de 2023

Robert foi herói do jogo. Lucas Silva foi discreto.

Curtir
Matheus Penido
Matheus Penido
28 de nov. de 2023
Respondendo a

Achei que o dançarino de festa de debutante entrou bem.

Curtir

Janilson Viana
Janilson Viana
28 de nov. de 2023

Japa entrou bem, mostrando personalidade. João Marcelo idem, mostrou tranquilidade, quando o Goiás se atirou para o ataque.

Curtir
Matheus Penido
Matheus Penido
28 de nov. de 2023
Respondendo a

Japa tem vigor e técnica.

Curtir

Janilson Viana
Janilson Viana
28 de nov. de 2023

Wesley, apesar da fase ruim e limitação técnica, lutou e não se omitiu do jogo.

Curtir
Matheus Penido
Matheus Penido
28 de nov. de 2023
Respondendo a

De acordo.

Curtir
bottom of page