top of page

História de Pedro Martins no Cruzeiro

Pedro Martins deixou o cargo de diretor de futebol do Cruzeiro para acertar com o Vasco. Em dois anos e três meses, ele contratou 62 jogadores, incluindo o atacante Marcelo Moreno, que não entrou em campo, mas teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF. Com as contratações dos jovens Fernando, João Pedro e Ian Luccas, o número sobe para 65.

.

Pedro Martins estava no Cruzeiro desde 2022, quando Ronaldo assumiu o controle da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Ele deixa a Toca da Raposa para assumir cadeira que estava vaga no Vasco. O clube carioca estava sem um profissional para a pasta desde a demissão de Alexandre Mattos, em 21 de março.

.

O ataque foi a posição que mais teve contratações no Cruzeiro na gestão de Pedro Martins. Foram 22 atletas, com poucos destaques.

.

Em 2022, Edu foi o grande nome ofensivo do Cruzeiro. O atacante marcou 22 gols em 48 jogos, terminando o ano como artilheiro da equipe.

.

Em 2023, Bruno Rodrigues foi a principal atacante do Cruzeiro, com 13 gols e sete assistências. O jogador foi contratado no segundo semestre de 2022 e havia feito um bom returno da Série B. Algumas apostas não deram bom resultado. Casos de Wesley, que custou mais de R$18 milhões, e Gilberto. A dupla não está mais no clube. Wesley foi para o Internacional e Gilberto, para o Juventude.

.

Pedro Martins era alvo de protestos de torcedores. Desde 2023, os cruzeirenses, questionando a montagem do elenco e os resultados desportivos, pediam a saída do diretor de futebol. Na viagem ao Chile, para o jogo contra o La Calera, Martins não esteve com a delegação. Representaram a diretoria o CEO Gabriel Lima e o diretor de comunicação Victor Rios. Um dos últimos atos de Martins no comando do futebol cruzeirense foi a recontratação do técnico Fernando Seabra. O ex-treinador do time sub-20, depois de trocar o Cruzeiro pelo Bragantino, retornou à Toca II para treinar o time principal.

.

Pedro Martins explicou a demissão do técnico Nicolás Larcamón e o retorno de Fernando Seabra: “Estamos felizes com o retorno do Seabra. Essa volta representa uma reconexão com sua identidade, com seu método, com sua forma de trabalhar. Acreditamos que o Seabra, além da figura profissional que construiu, representa tudo o que o Cruzeiro construiu nos últimos dois anos e meio. O fato de valorizar a base e de fazer com que o jogo seja coletivo foram as principais premissas para tomar essa decisão”.

.

A biografia de Pedro Martins no LinkedIn, rede social corporativa, informa que ele é formado em Administração, com com MBA na Universidade de Liverpool. Martins trabalhou como diretor de futebol na Ferroviária entre 2017 e 2018, e em 2020. Também foi gestor do departamento de informação do Paranaense entre 2013 e 2017. Atuou ainda como vice-presidente da Federação Paulista de Futebol antes de fechar com o Cruzeiro.

.

Contratações feitas de Pedro Martins em 2022 (25 atletas):

.

Goleiros: Brazão, Mesquita, Cabral.

.

Beques: Wagner Leonardo, Ze Ivaldo, Luis Felipe, Oliveira.

.

Laterais: Gabriel Dias, Bidu, Cipriano, Gasolina.

.

Volantes: Siles, Willian Oliveira, Neto Moura.

.

Meias: Paiz, Canesin, Chay.

.

Atacantes: Rodolfo, Jajá, Rafa Silva, Juan Christian, Waguininho, Luvannor, Lincoln, Bruno Rodrigues.

.

Em 2023 (28 atletas):

.

Goleiro: Anderson.

.

Beques: Reynaldo, Castán, Neris, João Marcelo.

.

Laterais: Formiga, William, Marlon, Palacios.

.

Volantes: Wallisson, Richard, Jussa, Ramiro, Fernando Henrique, Lucas Silva.

.

Meias: Nikão, Vital, Ian Luccas, Pereira.

.

Atacantes: Davó, Dourado, Bilu, Wesley, Gilberto, Papagaio, Gomes, Paulo Vitor, Fernando, João Pedro.

.

Em 2024 (11 atletas):

.

Goleiros: Aragão, Grando.

.

Beques: Zé Ivaldo, Villalba.

.

Volantes: Romero, Cifuentes.

.

Atacantes: Rafa Silva, Dinenno, Veron, Barreal, Moreno.

.

FONTE: Itatiaia, reportagem de GUILHERME PIU, publicada em 26abr24.

55 Comments


Janilson Viana
Apr 29, 2024

Alguns fatos sobre a chegada e gestão de Ronaldo/Tara Sports frente a SAF do Cruzeiro:

1 A votação ocorreu dia 17/12/2021 (Sexta feira);

2 Dia 18/12/2021 (Sábado), Ronaldo era anunciado como o comprador de 90% da SAF.

3 Em 2022, Ronaldo fez dois aportes, 26 milhões em Janeiro para quitar o Transferban e 24 milhões em Abril, após consolidar os detalhes burocráticos da SAF, totalizando 50 milhões, a título de empréstimos, conforme dados do Banco Central;

4 Ao oficializar a compra da SAF em Abril, exigiu as duas Tocas da Raposa em troca de assumir a dívida tributária e recomendou que a associação pedisse a RJ, que foi aprovada em agosto do ano seguinte;

5 Com a RJ , conduzida…

Edited
Like

Mr Rocha
Mr Rocha
Apr 29, 2024

Quais são as chances de alguns espantalhos do antigo/atual conselho da assossiação retornarem agora na SAF ? Não vou mentir que esse temor reapareceu quando vi aquela faixa "Tchau Ronaldo". Medo!

Edited
Like

miguelitolentino
miguelitolentino
Apr 28, 2024

Um grande negócio para Ronaldo e sua turma, sem dúvidas! Investiram menos de 100 mi num clube a bancarrota e devem revender pelo triplo. Para o Cruzeiro não sei se foi tanto, os nomes da preferência do futuro controlador da SAF para o futebol passam longe de ser unanimidade (Luxemburgo e Mattos), além do mais Pedrinho dando palpites futebolísticos deixa qualquer um de cabelo em pé.

Edited
Like
Janilson Viana
Apr 29, 2024
Replying to

Colocou 50 milhões em 2022, a título de empréstimo, conforme dados do Banco Central. Em 2023 captou 100 milhões através de emissões de debêntures para Pedro Lourenço, tudo indica que não deva ter botado tudo no futebol. Vai receber 600 milhões, que negócio da China, aliás negócio do Brasil.

Edited
Like

miguelitolentino
miguelitolentino
Apr 28, 2024

- Eu e meu time todo reerguemos o Cruzeiro e, logicamente, não vamos ficar aqui para sempre. Vamos vender para você (Pedro Lourenço) e pro Lucas (Kallas). E aí a gente vai ver essa "bala" toda (risos). Vamos ver. A gente vai ver se é "bala" mesmo (risos). Ah, mas vocês dois são geniais. Obrigado a vocês dois! (Ronaldo rindo de orelha a orelha com o negócio alinhado meses atrás)

Edited
Like

Xís Équis
Xís Équis
Apr 28, 2024

o combinado é que ronaldo teria 5 anos ou 350 milhões investidos pra poder vender, como está há dois anos e meio no comando, teria que supostamente ter investido 175 milhões. duvido que isso tenha acontecido.

Like
bottom of page