História de Pedro Martins no Cruzeiro
- Jorge Angrisano Santana
- 26 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
Pedro Martins deixou o cargo de diretor de futebol do Cruzeiro para acertar com o Vasco. Em dois anos e três meses, ele contratou 62 jogadores, incluindo o atacante Marcelo Moreno, que não entrou em campo, mas teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF. Com as contratações dos jovens Fernando, João Pedro e Ian Luccas, o número sobe para 65.
.
Pedro Martins estava no Cruzeiro desde 2022, quando Ronaldo assumiu o controle da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Ele deixa a Toca da Raposa para assumir cadeira que estava vaga no Vasco. O clube carioca estava sem um profissional para a pasta desde a demissão de Alexandre Mattos, em 21 de março.
.
O ataque foi a posição que mais teve contratações no Cruzeiro na gestão de Pedro Martins. Foram 22 atletas, com poucos destaques.
.
Em 2022, Edu foi o grande nome ofensivo do Cruzeiro. O atacante marcou 22 gols em 48 jogos, terminando o ano como artilheiro da equipe.
.
Em 2023, Bruno Rodrigues foi a principal atacante do Cruzeiro, com 13 gols e sete assistências. O jogador foi contratado no segundo semestre de 2022 e havia feito um bom returno da Série B. Algumas apostas não deram bom resultado. Casos de Wesley, que custou mais de R$18 milhões, e Gilberto. A dupla não está mais no clube. Wesley foi para o Internacional e Gilberto, para o Juventude.
.
Pedro Martins era alvo de protestos de torcedores. Desde 2023, os cruzeirenses, questionando a montagem do elenco e os resultados desportivos, pediam a saída do diretor de futebol. Na viagem ao Chile, para o jogo contra o La Calera, Martins não esteve com a delegação. Representaram a diretoria o CEO Gabriel Lima e o diretor de comunicação Victor Rios. Um dos últimos atos de Martins no comando do futebol cruzeirense foi a recontratação do técnico Fernando Seabra. O ex-treinador do time sub-20, depois de trocar o Cruzeiro pelo Bragantino, retornou à Toca II para treinar o time principal.
.
Pedro Martins explicou a demissão do técnico Nicolás Larcamón e o retorno de Fernando Seabra: “Estamos felizes com o retorno do Seabra. Essa volta representa uma reconexão com sua identidade, com seu método, com sua forma de trabalhar. Acreditamos que o Seabra, além da figura profissional que construiu, representa tudo o que o Cruzeiro construiu nos últimos dois anos e meio. O fato de valorizar a base e de fazer com que o jogo seja coletivo foram as principais premissas para tomar essa decisão”.
.
A biografia de Pedro Martins no LinkedIn, rede social corporativa, informa que ele é formado em Administração, com com MBA na Universidade de Liverpool. Martins trabalhou como diretor de futebol na Ferroviária entre 2017 e 2018, e em 2020. Também foi gestor do departamento de informação do Paranaense entre 2013 e 2017. Atuou ainda como vice-presidente da Federação Paulista de Futebol antes de fechar com o Cruzeiro.
.
Contratações feitas de Pedro Martins em 2022 (25 atletas):
.
Goleiros: Brazão, Mesquita, Cabral.
.
Beques: Wagner Leonardo, Ze Ivaldo, Luis Felipe, Oliveira.
.
Laterais: Gabriel Dias, Bidu, Cipriano, Gasolina.
.
Volantes: Siles, Willian Oliveira, Neto Moura.
.
Meias: Paiz, Canesin, Chay.
.
Atacantes: Rodolfo, Jajá, Rafa Silva, Juan Christian, Waguininho, Luvannor, Lincoln, Bruno Rodrigues.
.
Em 2023 (28 atletas):
.
Goleiro: Anderson.
.
Beques: Reynaldo, Castán, Neris, João Marcelo.
.
Laterais: Formiga, William, Marlon, Palacios.
.
Volantes: Wallisson, Richard, Jussa, Ramiro, Fernando Henrique, Lucas Silva.
.
Meias: Nikão, Vital, Ian Luccas, Pereira.
.
Atacantes: Davó, Dourado, Bilu, Wesley, Gilberto, Papagaio, Gomes, Paulo Vitor, Fernando, João Pedro.
.
Em 2024 (11 atletas):
.
Goleiros: Aragão, Grando.
.
Beques: Zé Ivaldo, Villalba.
.
Volantes: Romero, Cifuentes.
.
Atacantes: Rafa Silva, Dinenno, Veron, Barreal, Moreno.
.
FONTE: Itatiaia, reportagem de GUILHERME PIU, publicada em 26abr24.
Alguns fatos sobre a chegada e gestão de Ronaldo/Tara Sports frente a SAF do Cruzeiro:
1 A votação ocorreu dia 17/12/2021 (Sexta feira);
2 Dia 18/12/2021 (Sábado), Ronaldo era anunciado como o comprador de 90% da SAF.
3 Em 2022, Ronaldo fez dois aportes, 26 milhões em Janeiro para quitar o Transferban e 24 milhões em Abril, após consolidar os detalhes burocráticos da SAF, totalizando 50 milhões, a título de empréstimos, conforme dados do Banco Central;
4 Ao oficializar a compra da SAF em Abril, exigiu as duas Tocas da Raposa em troca de assumir a dívida tributária e recomendou que a associação pedisse a RJ, que foi aprovada em agosto do ano seguinte;
5 Com a RJ , conduzida…
Quais são as chances de alguns espantalhos do antigo/atual conselho da assossiação retornarem agora na SAF ? Não vou mentir que esse temor reapareceu quando vi aquela faixa "Tchau Ronaldo". Medo!
Um grande negócio para Ronaldo e sua turma, sem dúvidas! Investiram menos de 100 mi num clube a bancarrota e devem revender pelo triplo. Para o Cruzeiro não sei se foi tanto, os nomes da preferência do futuro controlador da SAF para o futebol passam longe de ser unanimidade (Luxemburgo e Mattos), além do mais Pedrinho dando palpites futebolísticos deixa qualquer um de cabelo em pé.
- Eu e meu time todo reerguemos o Cruzeiro e, logicamente, não vamos ficar aqui para sempre. Vamos vender para você (Pedro Lourenço) e pro Lucas (Kallas). E aí a gente vai ver essa "bala" toda (risos). Vamos ver. A gente vai ver se é "bala" mesmo (risos). Ah, mas vocês dois são geniais. Obrigado a vocês dois! (Ronaldo rindo de orelha a orelha com o negócio alinhado meses atrás)
o combinado é que ronaldo teria 5 anos ou 350 milhões investidos pra poder vender, como está há dois anos e meio no comando, teria que supostamente ter investido 175 milhões. duvido que isso tenha acontecido.