Internacional 0x0 Cruzeiro: complicado
- Jorge Angrisano Santana
- 1 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de jul. de 2023
CRUZEIRO x INTERNACIONAL, 01jul23sab21h, Beira Rio, Porto Alegre,13ª rodada do Brasileiro 2023.
TEMPO limpo, temperatura 16º, vento 10 Km/h, umidade 75%.
CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 12º, com 14 pontos; Internacional, o 5º, com 20 pontos.
RANKING CBF: Cruzeiro é o 18º, com 8,206 pontos; Internacional, o 10º, com 11,561.
TRANSMISSÃO: Premiere e Sportv, narração Daniel Pereira, comentários Pedrinho e Carlos Eduardo Lino; Canal Samuel Venâncio, YouTube, narração Alberto Rodrigues.
ARBITRAGEM: Wagner Nascimento Magalhães, Rodrigo Figueiredo Henrique Correa, Luiz Claudio Regazone (RJ), Roger Goulart (RS). VAR: Wagner Reway (PB).
CRUZEIRO: Cabral; William, Oliveira, Castán, Marlon; Jussa, Machado, Vital; Wesley, Gilberto, Bruno. T: Pepa.
BANCO: Anderson, Mesquita, Formiga, Neris, Reynaldo, Kaiki, Ian Luccas, Moura, Fernando Henrique, Juan Cristian, Stênio, Dourado, Robert.
AUSENTES: Nikão (afastado), Ramiro, Gasolina, Bilu, Daniel, Wallison (lesionados); Weverton (transição).
PENDURADOS: Gilberto, Oliveira, Neris, Richard, Wesley e William.
INTERNACIONAL: John; Bustos, Vitão, Mercado, Renê; Rômulo, Johny; Mauricio, Alan Patrick, Wanderson; Luiz Adriano (Alemão). T: Mano Menezes.
AUSENTES: Pedro Henrique (lesão muscular coxa direita) e Nico Hernández (suspenso).
PEDURADOS: Alan Patrick, Alemão e Mauricio.
* ***
INTERNACIONAL, classificado às oitavas da Libertadores e invicto há nove jogos, vive o seu melhor momento no ano. Vem de três vitórias seguidas no Brasileirão (Vasco, Coritiba e América-MG) e quer entrar no G-4 nesta rodada. Os gaúchos ocupam a 6ª posição com 20 pontos. Mano Menezes deve repetir o time que iniciou contra o Independiente Medellín pela Libertadores. Preservações pontuais por desgaste não estão descartadas. Há expectativa pela reestreia de Aránguiz.
CRUZEIRO, depois de cinco tropeços consecutivos e queda na tabela, conseguiu recuperação no Brasileiro com vitória sobre o São Paulo, em casa. O time está na 12ª posição, com 17 pontos, seis acima da zona de rebaixamento e a apenas três do Colorado, que abre o G-6. O time de Pepa não perderá posições em caso de derrota neste sábado, mas tem chance de subir até seis postos na tabela. Pepa tem optado por dar sequência ao time desde o início do Brasileiro. No Beira-Rio, deverá mexer apenas na zaga: Castán, após suspensão, volta no lugar de Reynaldo. Os desfalques ficam entre as opções de banco. Daniel Jr., com lesão muscular, e Wallisson, com dores no joelho, foram cortados da viagem.
*****
Domínio do Cruzeir O primeiro tempo começou agitado e com chances de gol para o Cruzeiro. John, aos nove minutos, errou o domínio e ofereceu a bola de graça para Wesley. O atacante, com o gol vazio, optou pelo drible e foi desarmado por Vitão. Stênio, aos 11, recebeu na área e mandou para fora. Jussa e Vital assustaram em arremates de fora da área. Com dificuldades, o Inter perdeu Alan Patrick, aos 17, por conta de uma bolada no olho. Jean Dias entrou. Mano pediu calma ao time e buscou reorganizar a marcação. Aos 33, em uma escapada pela direita, Wesley chutou cruzado, mas John salvou com o pé. Já no período de acréscimo, aos 51, a primeira e única chance colorada. Wanderson cruzou, e Luiz Adriano cabeceou à direita. A Raposa soube se comportar e não correu riscos.
Inter toma as rédeas. Para tentar melhorar no jogo, Mano voltou do intervalo com De Pena no lugar do Johnny. O equilíbrio predominou durante os primeiros minutos. As duas equipes cometiam muitos erros e tinham dificuldades para criar. O Inter apostou em Alemão e na reestreia de Aránguiz. Não demorou para o centroavante incomodar. Aos trancos e barrancos, aos 23 minutos, desarmou Oliveira e foi derrubado. O árbitro marcou pênalti. Com auxílio do VAR, voltou atrás, assinalou falta e aplicou o segundo amarelo para o defensor da Raposa. O Colorado assumiu as rédeas e passou a rondar a área rival. Aos 28, Bustos cruzou por baixo, e Wanderson desviou para fora. Alemão, aos 38, invadiu a área e bateu à direita. Um minutos depois, Aránguiz saiu cara a cara com Rafael e perdeu uma chance de ouro. Os donos da casa insistiram, mas não foram eficientes. Tudo igual em Porto Alegre.
*****
CRUZEIRO 0x0 INTERNACIONAL, 01jul23sab21h, Beira Rio, Porto Alegre,13ª rodada do Brasileiro 2023. TEMPO limpo, temperatura 16º, vento 10 Km/h, umidade 75%. TRANSMISSÃO: Sportv e Premiere. PÚBLICO: 23.923. ARBITRAGEM: Wagner Nascimento Magalhães, Rodrigo Figueiredo Henrique Correa, Luiz Claudio Regazone (RJ), Roger Goulart (RS). VAR: Wagner Reway (PB). AMARELOS: Mano Menezes, Renê, Johnny, Mercado, Bustos, Vitão, Oliveira. VERMELHO: Oliveira, 65.INTER: John; Bustos, Mercado, Vitão, Renê; Rômulo, Jhonny (De Pena), Maurício (Aránguiz), Alan Patrick (Jean Dias, Lucca); Wanderson, Luiz Adriano (Alemão). T: Mano Menezes. CRUZEIRO: Cabral; Willian, Oliveira, Castán, Marlon; Jussa, Machado, Vital; Wesley (Moura), Bruno (Dourado, 85), Stênio (Néris, 66). T: Pepa.
HISTÓRICO: 86 jogos, Cruzeiro venceu 29, empatou 25, perdeu 32, marcou 106 gols, sofreu 110.



A equipe no primeiro tempo se comportou muito bem, quase marcou três vezes com o Wesley (apesar que naquela que cabeceou iria para o VAR) e uma com o Stênio, fora os contra-ataques que não se encaixaram por falta de capricho no último passe. O Inter não fez praticamente nada na primeira etapa, a não ser o esforço danado p tomar um gol naquelas saídas estúpidas, porém o Cruzeiro têm muitas dificuldades ofensivas. No segundo tempo até o lance da expulsão, jogo equilibrado, depois o Colorado ficou em cima, apesar que também não criou nenhuma grande oportunidade, o Aranguiz deu uma melhorada boa no toque de bola. Lucas Oliveira o vilão do jogo, desestruturou a equipe taticamente, Wesley apesar …
Já está ficando séria essa coisa de substituição nos 40T do 2T. Não há estratégia que justifique.
BRUNO: Por sabermos como joga o Internacional, ele foi incumbido de outras tarefas.Teve mobilidade, trabalhou muito, segurou os defensores e serviu os colegas. Foi escalado para termos mais velocidade e mais mobilidade na linha de frente. (PEPA)
NOTAS SUPERESPORTES: Cabral: 6, William: 6, Oliveira: 4, Castán: 6,5, Marlon: 6, Jussa: 7, Machado: 5,5, Vital: 6, Wesley: 5, Moura: 6, Bruno: 6, Dourado: sem nota, Stênio: 4,5, Neris: 6
CRUZEIRENSES compareceram em pequeno número, como quase sempre acontece em jogos disputados em Porto Alegre. Parece não haver muitos mineiros vivendo no sul do Brasil. Os que enfrentaram o frio ajudaram a empurrar o time e foram receberam agradecimentos dos jogadores ao final. (SÍNDICO)
ÁRBITROS acertaram em todas as decisões. Por incrível que pareça, até o VAR acertou quando se meteu no jogo. (SÍNDICO)
CABRAL foi importante para manter o zero no placar. Fez boas defesas na meia hora final, quando o Inter foi avassalador. (SÍNDICO)
MACHADO, apesar da má vontade de boa parte da torcida, foi um lutador incansável durante a pressão do Inter, foi um dos esteios da defesa. (SÍNDICO)
NERIS entrou para recompor a defesa após a…