top of page

Japão 0x1 Brasil: teste à vera

Atualizado: 8 de set. de 2023

Neymar marca de pênalti e Brasil vence o Japão, em jogo de poucas emoções, em Tóquio


Seleção tem atuação aquém do esperado, mas consegue a vitória no segundo no tempo, em amistoso preparatório para a Copa do Catar


A seleção brasileira venceu o Japão por 1 a 0, em Tóquio, nesta segunda-feira, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo do Catar. Com uma atuação aquém do esperado, e com uma série de alterações táticas, o Brasil contou com um gol de pênalti de Neymar para sair de campo com a vitória. Novidade entre os convocados, Danilo, do Palmeiras, ficou no banco, mas não foi acionado por Tite


Com a vitória, o Brasil encerra sua passagem pela Ásia nesta Data Fifa com 100% de aproveitamento, tendo vencido também a Coreia do Sul, em goleada por 5 a 1. Agora, a seleção brasileira tem no calendário o confronto com a Argentina, em jogo suspenso pelas Eliminatórias. A CBF, porém, ainda busca juridicamente os pontos da partida, interrompida por agentes da Anvisa e da Polícia Federal, alegando irregularidades por parte da comissão argentina.


Debaixo de chuva, o jogo começou com a seleção brasileira repetindo a estratégia apresentada contra a Coreia do Sul, subindo a linha de defesa e pressionando a saída de bola adversária. Logo aos 2 minutos, Neymar deixou Paquetá na cara do gol, e o meia finalizou na trave. Diferentemente do esquadrão sul-coreano, os japoneses deram muito menos espaço para o Brasil, que só voltou a ter uma boa oportunidade aos 18, quando o camisa 10 achou Raphinha livre na direita. O atacante do Leeds finalizou cruzado, para a boa defesa de Gonda.


O Japão apostou nas jogadas pelas beiradas durante boa parte da primeira etapa, impedindo as subidas de Daniel Alves e Arana, e o diálogo dos laterais brasileiros com Vini Jr. e Raphinha. Assim, a seleção voltou a assustar na bola parada. Aos 25, Raphinha cobrou falta pela direita na cabeça de Casemiro, e o volante cabeceou com perigo por cima da meta japonesa. No minuto seguinte, Neymar aproveitou a sobra na entrada da área e finalizou colocado, obrigando Gonda a fazer boa defesa.


Sem Richarlison, coube a Neymar jogar mais centralizado na linha de ataque. O camisa 10 passou a prender bolas na intermediária, recebendo faltas da incansável marcação japonesa, pressionando sempre após a perda de bola. Na melhor chance do Brasil em cobrança de falta, Raphinha bateu com perigo à direita de Gonda, aos 38. Três minutos depois, Paquetá encontrou espaço pelo meio e achou Neymar na direita. O craque brasileiro buscou o canto do arqueiro japonês, que espalmou para a linha de fundo.


Com a entrada do meia Kamada, craque do Eintracht Frankfurt, campeão da Liga Europa, o time japonês voltou para a segunda etapa tentando ficar mais com a bola e pressionando a saída brasileira. Aos 12, o Japão teve seu melhor momento na partida. Ito fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro. Militão cortou e Nagatomo pegou o rebote, com a zaga brasileira afastando pela linha de fundo. Buscando alternativas para melhorar o time, Tite colocou Martinelli e Jesus nas vagas de Vini Jr. e Raphinha, respectivamente. Na primeira chance após a substituição, o atacante do Arsenal recebeu passe de cabeça perto da grande área, mas chutou sem força para fora.


O Brasil seguiu criando pouco, e Tite decidiu fazer duas mudanças táticas. Colocou Richarlison no lugar de Fred, deixando a seleção com um homem de referência na frente, e botou Thiago Silva na vaga de Daniel Alves, dando liberdade para as subidas de Arana pela esquerda. Coincidência ou não, o Brasil conseguiu abrir o placar logo em seguida. Gonda defendeu chute de Neymar na esquerda, e Arana, dentro da área, acertou o travessão. Na confusão, o árbitro marcou pênalti em Richarlison. Neymar, esbanjando a categoria habitual, balançou as redes, fazendo seu 74º gol com a camisa verde-amarela, ficando a três de igualar Pelé, segundo a Fifa.


Após o gol, o Japão diminuiu o ritmo na marcação, mas o Brasil seguiu criando pouco. Tite tentou melhorar tanto a criação quanto a movimentação no meio, colocando Bruno Guimarães e Fabinho, mas a seleção atuou de forma burocrática na reta final, administrando a vantagem mínima até o apito final.


JAPÃO 0x1 BRASIL, 06jun22seg07h, Tempo nublado, termperatuta 15º, vento 8 Km/h,ynifafr 85%. Nacional de Tóquio, amisyoso, 63638 espectadores. TRANSMISSÃO: Globo, SporTV. GOL: Neymar, de pênalti, 76empo. ÁRBITRO - Alireza Faghani (Irã). AMARELOS - Raphinha, 34, Endo, 40, Kamada, 54, Neymar, 79. JAPÃO - Gonda; Nagatomo (Yamane), Yoshida, Itakura e Nakayama; Endo, Tanaka (Shibasaki), Junya Ito (Doan) e Haraguchi (Kamada); Minamino (Mitoma) e Furuhashi (Maeda). Técnico: Hajime Moriyasu. BRASIL - Alisson; Daniel Alves (Thiago Silva), Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; Casemiro (Fabinho), Fred (Richarlison), Lucas Paquetá (Bruno Guimarães); Raphinha (Gabriel Jesus), Neymar e Vinícius Júnior (Gabriel Martinelli). Técnico: Tite.


CONTEÚDO: Terra

12 comentários


Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
07 de jun. de 2022

  • Corinthians x Santos;

  • São Paulo x Palmeiras;

  • Athletico-PR x Bahia;

  • Goiás x Atlético-GO;

  • Fortaleza x Ceará;

  • Fluminense x Cruzeiro;

  • América-MG x Botafogo;

  • Flamengo x Atlético-MG.

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
07 de jun. de 2022

LEO PAIS balançou as redes pela primeira vez com a camisa do Cruzeiro. Aos 51, ele abriu o, ele abriu o placa, após tabelar com Jaja. No fim da partida, o atleta ressaltou a importância do gol pra sua trajetória no clube. "Muito feliz em ter feito meu primeiro gol aqui no Brasil. Tenho que agradecer a todos da equipe, e à torcida, por estar sempre nos apoiando". O técnico Pezzolano, responsável pora sua contratação, elogiou a participação do conterrâneoo. "Um jogador que oscila pouco e cumpre (o dever). Difícil fazer gol e, mas fez. Um atleta que dá muito ao time e r está indo muito bem na ala" t

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
06 de jun. de 2022

O BRASIL QUE A MIDIA IGNORA

.

J. R. Guzzo

.

A economia do Brasil cresceu 1% no primeiro trimestre de 2022, o que não é um marco na história universal do progresso — mas é simplesmente três vezes mais que “0,3” que os sábios do FMI previam, com a certeza de quem ganha um Nobel de Economia. É óbvio que os economistas brasileiros mais procurados pelos jornalistas concordaram de olhos fechados com essa previsão deprimente —alguns deles, como se sabe, estão nessa vida há mais de 30 anos, falando sem parar que “o modelo” capitalista morreu no Brasil, e não vai ressuscitar nunca mais. Era a prova final, segundo eles, que “o Bolsonaro” está arruinando o país; no máximo…

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
06 de jun. de 2022

1 23jul89 Rio de Janeiro Brasil 1 – 0 Japão amigável

2 06jun95nLiverpool Brasil 3 – 0 Japão amigável

3 09ago95 Tóquio Japão 1 – 5 Brasil amigável

4 13ago97 Osaka Japão 0 – 3 Brasil amigável

5 31mar99 Tóquio Japão 0 – 2 Brasil amigável

6 04jun01 Kashimao Brasil 0 – 0 Japão Copa das Confederações 2001

7 22jun05 Colónia Japão 2 – 2 Brasil Copa das Confederações 2005

8 22jun06 Dortmund Japão 1 – 4 Brasil Copa do Mundo 2006

9 16out12 Wrocław Japão 0 – 4 Brasil amigável

10 15jun13 Brasília Brasil 3 – 0 Japão Copa das Confederações 2013

11 14out1 Singapura Brasil 4 – 0 Japão amigável

12 30jul16 Goiânia Brasil 2 – 0 Japão amigável

13 10nov17 Lille Japão 1 – 3 Brasil amigável

14 06jun22 Tóquio Japão 0 – 1…

Curtir

Mr Rocha
Mr Rocha
06 de jun. de 2022

Nem todo olho puxado é koreano, rs..

Curtir
bottom of page