Jussa, Lucas, Machado, os pilares do time
- Jorge Angrisano Santana
- 26 de out. de 2023
- 2 min de leitura
ATUAÇÕES dos protagonistas de CRUZEIRO 3x0 BAHIA, 25out23qua20h, Mineirão, Belo Horizonte, 29ª rodada do Brasileiro 2023.
.
CRUZEIRENSES: Apoiaram o time, foram recompensados com uma goleada e voltaram a comemorar ao estilo viking com os jogadores após o apito final. (SÍNDICO)
.
ÁRBITROS: Não cometeram erros capitais, mas o juiz principal interpretou mal alguns lances, invertendo faltas. (SÍNDICO)
.
ZÉ RICARDO: Repetiu o esquema vencedor do clássico, com três volantes, um armador e dois volantes móveis. Venceu de novo o duelo pelo controle do meio de campo, o que resultou em eficiência, tanto na defesa, quanto no ataque. (SÍNDICO)
.
JUSSA: Com apoio de dois outros volantes, além de cumprir muito bem seu papel de protetor da bequeira, pode arriscar algumas saídas para apoiar o ataque. Foi uma de suas melhores atuações pelo Cruzeiro. (SÍNDICO)
.
GOMES: Sem posição fixa, criou jogadas pelas pontas e pelo meio do ataque. Participou da jogada do segundo gol e construiu, em jogada pessoal, uma boa oportunidade para ampliar o placar ainda no primeiro tempo. Saiu um pouco antes do fim, quando Zé Ricardo resolveu dar mais fôlego ao time. (SÍNDICO)
.
WILLIAM: Esteve seguro na marcação, especialmente no primeiro tempo. As dificuldades aumentaram na fase final, com uma maior concentração de adversários em seu setor. Mesmo assim, suportou bem a pressão e ainda contribuiu para o terceiro gol. Enquanto estava em campo, usando uma proteção de boxeador devido a uma concussão no jogo contra o Cuiabá, seu filho estava hospitalizado em Belo Horizonte. Mostrou sua fibra lutando pelo time e pela família. (SÍNDICO)
.
NERIS: Teve uma atuação segura, assim como seu colega de bequeira CASTÁN. Destacaram-se nas rebatidas e nos desarmes. Como dois beques das antigas. (SÍNDICO)
.
MARLON: Fez o segundo gol. Suspeita-se que a intenção era cruzar. Mas o importante é que a bola foi ter às redes. Além desse bom momento no ataque, mostrou competência no jogo defensivo. (SÍNDICO)
.
LUCAS: Fez outra boa atuação e teve seu nome gritado pela torcida. Líder em campo, controla bem o emocional de todos os companheiros, orienta jogadas, pede calma. Atuar como terceiro homem de meio, tem feito muito bem ao camisa 16. (GE)
.
PEREIRA: Teve ótima atuação no primeiro tempo. Com muita movimentação lado a lado, passes e jogadas rápidas. Num dos seus lançamentos, saiu o primeiro gol. (GE)
.
BRUNO: Teve outra boa atuação, ora jogando pela esquerda, seu lado forte, ora pelo centro. Deu muito trabalho à defesa baiana e puxou perigosos contra-ataques. Meteu uma bola no poste esquerdo, ainda no primeiro tempo, e marcou o terceiro gol, quase no fim da partida, após cruzamento de William. (GE)
.
MACHADO: Foi bem, impedindo a criação de jogadas do meio de campo tricolor, e muito bem, aparecendo como centroavante. Teve participação fundamental no primeiro gol, ao disputar com Kanu, pelo alto, bola lançada por Pereira. Incomodado, o beque fez um autogol. (SÍNDICO)



MIGUEL TOLENTIN: Zé descobriu aquilo que o Portuga já tinha encontrado: a melhor formação pra esse meio campo. Uma trinca de volantes formada por Jussa, Lucas e Machado é o mais próximo do equilíbrio tático que chegamos.
O curioso caso do volante Machado: ruim com ele muito pior sem ele. O volante voluntarioso que é odiado pelo torcedor por algumas trapalhadas com a bola é hoje indispensável nesse meio campo. Comentaristas fãs de um futebol de terno já pediram Vital, Wesley, Matheus, Arthur e até Nikão no lugar do ex-Grêmio - alguns já caíram na real, outros começaram a cair... (TOLENTINO)
MR ROCHA: Era Zé Ricardo: 7 jogos(2D 2E 3V). Em 21 pts jogados, 11pts conquistados. Parece que o nosso negócio será jogar no contra-ataque.
JANÍLSON VIANA: Excelente partida da equipe. Hoje podemos dizer que coletivamente o time foi perfeito. Laterais bem, conseguindo segurar o ataque adversário e participando dos gols, miolo de zaga jogando sério, meio campo funcionando com Jussa fazendo uma partidaça, Matheus Pereira sendo participativo e dando o toque de qualidade que faltava, Machado um guerreiro e Lucas Silva muito bem. Na frente Bruno Rodrigues lutando e participando muito. O Z4 vai ficando longe, falta pouco para a permanência.
FÁBIO VELAME: Jogo de ontem era pra vencer até de meio a zero. Importante vitória para dar mais tranquilidade na luta pela permanência na Série A do Brasileirão. Enquanto tiver risco, o desempenho em campo será o de menos, desde que a vitória apareça.