Machado, o criador de galinhas
- Jorge Angrisano Santana
- 28 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Comentários de alguns amigos cruzeirenses sobre o volante Machado na minha página no Facebook:
MARCOALEX: Machado, realmente, jogou bem nesses dois últimos jogos.
MORATO: "Machado é um volante marcador. O acerto foi colocar Jussa, Machado, Lucas Silva e o Matheus Pereira. Começou a funcionar. O meio de campo está fechado, compacto e os que sabem mais do que marcar criam algumas boas jogadas. Mérito do treinador."
ZIRLEI: "Ao lado de Jussa, Lucas e Pereira, Machado formou um excelente meio de campo nos jogos contra Atlético e Bahia. Com Jussa e Machado na contenção, Lucas e Pereira na armação, Zé Ricardo acertou em cheio. Lucas sabe armar e desarmar, com isso os volantes têm mais condições de dar cobertura às laterais e à defesa, enquanto os passes certeiros do Pereira criam enorme perigo para a defesa adversária. Contra o Bahia, Pereira enfiou uma bola entre dois zagueiros que nem com as mãos alguém colocaria tão na medida para deixar o Bruno Rodrigues na cara do gol. E o ponteiro chutou no poste."
BURIAN: "Machado não é craque, mas tem sido fundamental para o time, desde o ano passado. Talvez tenha sido também em 20 e 21, mas nestes anos tenebrosos, ninguém se salvou, na minha cabeça."
CELESTE: "Machado só me incomoda quando sai de campo quebrando tudo. De resto, é um volante lutador, no melhor estilo Dinho e Gilmar Fubá".
GALVÃO: "Virou ídolo, depois que jogou milho para as frangas, no galinheiro".
PALMEIRA: "Depois daquele trato das galinhas com milho, em pleno galinheiro da MRV, se tornou indispensável. É ele e mais 10!"😀😜
WALTERSON: "Essencial neste meio é o Lucas Silva. O Pereira está começando a acertar e ainda vai dar muitas alegrias à torcida celeste. Jussa/Machado ou Jussa/Nikão, tanto faz..."
ALVARENGA: "Meio de campo é sempre complicado. Quem se lembra de Racife, Ademir, Ricardinho? A briga pela bola não para, perde-se algumas, ganha-se outras. O sujeito tem de ter garra e continuar na batalha. Gosto muito do Machado. Só precisa de mais de confiança da torcida. Num momento de muita pressão, isso é quase impossível, mas é necessário."



Bom saber que Machado está se dedicando também à avicultura. É um ramo muito bom, com amplo potencial de exportações para o Brasil, seja por causa do grande consumo na China e no extremo Oriente, seja pelas restrições que os ambientalistas têm imposto aos produtores europeus. É preciso pensar além do futebol, e Machado está correto.
Machado é o típico jogador esforçado, compensa a falta de técnica, com disposição, coragem e entrega. Enquanto estiver no Cruzeiro, e a política de contratações for a atual, Machado será titular, independente de quem seja o treinador.
O doutrinador de frangas . Craque. Nunca critiquei
Machado fez duas belas atuações e foi esperto no lance de jogar milho para ganhar a torcida. Mas nosso meio ainda tem deficiências para infiltrar e para compactar. O Zé sabe disso e podemos ter evolução na próxima. Porém, o que pode atrapalha é esse intervalo grande entre os jogos que esfria o ânimo que parece contagiar o elenco.
A BASE vem forte." A expressão que ganhou força no mundo do futebol corresponde à realidade do Cruzeiro na atual temporada. Em 2023, os Crias da Toca assumiram protagonismo em Minas Gerais e, após vencerem o Sub-20 do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil, vão encarar também as finais do Sub-17 e Sub-15.
Neste sábado (28), o Cruzeiro Sub-17 garantiu o acesso à decisão contra o América após vencer o Atlético por 2 a 0, na Toca da Raposa II, com destaque para a atuação do meio-campista Cauan Baptistella, de apenas 15 anos. A equipe celeste já havia vencido o jogo de ida, na Cidade do Galo, por 3 a 2, totalizando 5 a 2 no agregado.
No Sub-15,…