O Visitante Misterioso
- Jorge Angrisano Santana
- 7 de fev. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de fev. de 2024
Gisele Bicalho
.
Ô de casa!
;
Vamo entrando, respondeu meu avô.
.
Como era hora do almoço, Vovô Nenen e meus tios estavam todos à mesa. O visitante, depois de apear, tirar o chapéu e limpar as botas, juntou- se a eles. Sem cerimônia, passaram a prosear.
.
Não se espante. Naquele tempo era assim mesmo. A porta estava sempre aberta. Não havia o que temer. Todos eram bem-vindos. Por aquelas bandas a violência era uma raridade. Se havia alguma “morte matada”, furto ou roubo, a notícia vinha de longe. Chegava pelas ondas da Rádio Nacional.
.
E a Dona Cocota? Como está?
.
Ô, Cocota! Vem aqui cumprimentar a visita.
.
Vovó, que naquele momento cuidava do almoço, correu ate a copa, mas logo retornou à cozinha. Foi se juntar à Sílvia. Era preciso colocar mais água no feijão. Não podia passar vergonha. Melhor era prevenir que remediar. Se não sobrar, é porque faltou, diziam.
.
Enquanto isso, na mesa a conversa seguia animada.
E o senhor? Melhorou?
.
Ah, Seu Nenê, depois da cirurgia tô um pouco melhor. Uma coisinha aqui, outra ali. O senhor sabe como é. Um dia depois do outro. Mas Deus dá jeito. A gente não pode é entregar os pontos.
.
Da saúde a prosa pulou para a beleza do baio, naquela altura todo feliz depois de ter sido alimentado pelo Mário, que como a Sílvia, era um dos fieis escudeiros dos meus avós. Depois falaram sobre o tempo, sobre a lua boa para a colheita dos tomates, sobre as águas que andavam atrasadas, sobre o milho e o feijão plantados há pouco.
.
O visitante elogiou a casa, pediu informações sobre o mineiro que tinha chegado à Presidência. Tinha ouvido falar que ele estava construindo outra capital no meio do cerrado, lá pros lados de Goiás.
.
Melhor perguntar pra quem entende do riscado. Todo mundo por essas bandas comenta que o senhor é um conhecedor das coisas da política, elogiou o visitante
O certo é que a conversa rendeu. O almoço ficou pronto. Vovô serviu uma guia pra esquentar o peito e abrir o apetite. Humm! Nada melhor que uma comida mineira.
.
Arroz, feijão, angu, couve, frango caipira e carne de panela. Só coisa boa. Depois veio a sobremesa. Doce de leite, de figo e de laranja. Tudo servido com o queijo fresco saído direto da desnateira da casa. O doce de leite era feito pela Sílvia; as compotas pela Comadre Isolina. E, pra arrematar, ainda aquele cafezinho que era de lei.
.
Barriga cheia, pé na areia. E lá se foi o visitante todo satisfeito com a acolhida.
.
Assim que o cavalo desapareceu na curva um dos meus tios perguntou:
.
Papai, afinal de contas, quem era essa visita?
.
Não tenho a menor ideia. Não me lembro nem da cara, nem do nome.
.
Não tô entendendo. O senhor até perguntou se ele estava melhor de saúde. Como é que sabia que ele tinha sido operado?
.
Uai! Eu não sabia. Só desconfiei que o caboclo andava doente. Tava muito pálido. Foi por isso que perguntei.
.
Volta e meia alguém da família comenta sobre essa manhã perdida lá no tempo da delicadeza. O que aconteceu traduz fielmente quem eram meus avós e como era a dinâmica da casa deles. Nenhum dos netos havia nascido ainda. Como esse, há outros causos, todos verdadeiros. Sobrevivem às gerações. Tornaram-se uma herança amorosa que fazemos questão de não deixar cair no esquecimento.
Indo. Até mais ver.
Cruzeiro confirma mais de 10 mil presentes para a partida contra o Patrocinense, na sexta
CRUZEIRO NO PARQUE DO SABI;A... A Federação Mineira de Futebol (FMF) confirmou alteração de data, local e horário do jogo entre Pouso Alegre e Cruzeiro, pela sétima rodada da competição estadual.
A partida estava marcada para o estádio Manduzão, no dia 26 de fevereiro, uma segunda-feira, às 20h. Agora as equipes se enfrentarão às 11h do dia 25 de fevereiro, domingo, no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
No Campeonato Mineiro, o Pouso Alegre, até o momento, é a pior equipe da competição e ainda não somou pontos, sendo o lanterna do Grupo B, liderado pelo Villa Nova. Já o Cruzeiro, é o atual líder do Grupo A com sete pontos ganhos.
SUPERCLÁSSICO https://www.youtube.com/watch?v=DoIpsE5OlKc
Reforço do Cruzeiro se destacou com Milito e foi alvo de Gago, pretendidos antes de Larcamón
"Quando o Fernando sai do profissional e volta para o sub-20, ao final do Brasileiro, deixamos bem claro que tínhamos um plano para o futuro dele. Inclusive, que o nome dele havia sido analisado como uma possibilidade para assumir a equipe profissional."
- Deixamos claro que não seria naquele momento, mas que estava se desenhando um projeto para ele assumir o profissional do Cruzeiro, porque acreditamos que ele é um ótimo profissional, um treinador que tem futuro.
Seabra chegou ao Cruzeiro em 2022, escolhido para comandar o sub-20 na gestão de Ronaldo. Após conquistar os títulos do Mineiro e da Copa do Brasil da…
VILLALBA... Zagueiro aguarda finalização de detalhes burocráticos para ser oficializado como sétimo reforço do Cruzeiro para a temporada 2024. temporada 2024, Lucas Villalba estava na mira do Racing, mas escolheu a Toca da Raposa como destino. Em entrevista à rádio argentina D Sports, nessa terça-feira (6/2), o zagueiro de 29 anos explicou a decisã
“Conseguir a possibilidade de jogar no futebol brasileiro é muito importante para mim. A liga brasileira é muito competitiva e exigente”, iniciou Villalba, que terá a primeira experiência fora do futebol argentino. “O Racing me procurou, mas eu tinha vontade de me provar no exterior”, acrescentou o jogador revelado pelo Independiente. Ele também passou por Atlético Tucumán, Huracán e Aldovisi antes de passar as últimas três…