Os primeiros jogos
- Jorge Angrisano Santana
- 26 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
O Palestra estreou em 3 de abril de 1921, vencendo por 2 x 0 um combinado de Nova Lima formado por Vila Nova e Palmeiras. Jogaram: Nulo Savini, João Gregori, o Polenta, e Ciccio; Cecchino, Américo e Bassi; Lino, Spartaco Dorella, João Lazzarotti, o Nani, autor dos gols, Henriqueto Pirani e Armando Bazzolli, o Armandinho.
A segunda vítima foi Atlético, surrado por 3 x 0. Depois, aconteceram os jogos em disputa de uma vaga na Primeira Divisão da Liga Mineira de Desportos Terrestres - 3 x 2 sobre o Ipanema e 4 x 1 sobre o Palmeiras. Em menos de quatro meses, o Palestra chegou à 1ª Divisão do Campeonato da Cidade, que a história consagraria como Campeonato Mineiro.
O maior jogo dos primeiros tempos foi o Palestra 3 x 3 Flamengo, assistido por 4.000 torcedores, na inauguração do estádio, em 23 de setembro de 1923. Para enfrentar adversário bem mais experiente, o Palestra reforçou-se com o center-forward Heitor Marcelino Domingues, da Seleção Brasileira, o center-half Severino e o back Gasperini, todos do Palestra paulista.
Entre 1921 e 1925, o Palestra foi vice-campeão da cidade. Era bom, mas ainda não o suficiente para derrubar o América, campeão desde 1916. Mas era melhor do que todos os outros, juntos ou separados, como provou os 7 x 4, sobre o Atlético reforçado por jogadores do Sete, Lusitano e Palmeiras, no segundo jogo do novo estádio.
Clube estruturado, estádio pronto, torcida entusiasmada. É aí que se inicia a saga que se contará nas histórias dos personagens que construíram o Cruzeiro Esporte Clube que, nas palavras de Luiz Carlos Rodrigues, “se fez grande sem lances de heroísmo pungentes e sem heróis miraculosos, cuja grandeza foi plasmada no cotidiano, na simplicidade de um trabalho constante e reiterado, quase anônimo, cuja somatória, ao correr do tempo, conferiu a dimensão grandiosa, internacional, universal, de um dos maiores clubes do mundo!”
.
PÁGINAS HEROICAS, livro de Jorge Santana, dEitoea DBA, 2003



PRONTOS PARA A VIDA ADULTA... O Cruzeiro tem jogadores que terão idade vencendo no sub-20, na próxima temporada. São cinco atletas que vão vencer a idade de 20 anos durante a temporada 2006 e com situações diferentes dentro do elenco profissional cruzeirense.
Titular da seleção brasileira no último Mundial Sub-20, o goleiro Otávio já vem treinando com o profissional desde o começo da temporada e, em alguns momentos, participando das atividades e jogos do Sub-20. Recentemente, despertou interesse do Eintracht Frankfurt, da Alemanha. Tem vínculo até outubro de 2028. O jogador só fará 21 anos em dezembro de 2026 e deverá ter condições de atuar na Copinha. Já nas competições CBF, a entidade tem adotado como limite de idade os…
as frangas n ficaram mt atras em termos de negociaçoes terriveis no ano... o rony custou 6mi de euros, com salario de cerca de 1,5mi e o jr. santos custou 8mi de euros, com salario de cerca de 1,7mi. loucura! nao satisfeito, o santos qr levar duas bombas, com negociaçoes em andamento com rony e gabigol... é impressionante o nivel de amadorismo dos dirigentes dos clubes brasileiros
O que estão dizendo desse caboclo:
Spindel tem currículo de respeito. Participou da reestruturação e do período de vacas gordas do Flamengo. Considerado um grande negociador, não indica jogadores, mas toma a frente das tratativas e faz papel e caneta se juntarem. Tinha tudo apalavrado pra ir trabalhar no Corinthians, mas desistiu de última hora e apareceu no Cruzeiro.
https://www.itatiaia.com.br/esportes/futebol/futebol-nacional/futebol-mineiro/cruzeiro/cruzeiro-acerta-contratacao-de-bruno-spindel-para-substituir-paulo-pelaipe
O PROFESSOR https://www.youtube.com/shorts/3dhLh5ojzfk