Palmeiras 2x0 Cruzeiro: Assaltado!
- Jorge Angrisano Santana
- 20 de jul. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 21 de jul. de 2024
PALMEIRAS 2x0 CRUZEIRO, 20jul24sab21h, Allianz Park, São Paulo, 18ª rodada Brasileiro 2024.
.
TEMPO limpo, temperatura 16º, vento 12 Km/h, umidade 80%.
.
TRANSMISSÃO: Premiere, narração Paulo Andrade, comentários Roger Flores e Sérgio Xavier.
.
CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 6º, com 29 pontos; Palmeiras é o 2º, com 33.
.
RANKING CBF: Cruzeiro é o 17º, com 8.330 pontos; Palmeiras é o 2º, com.
.
ARBITRAGEM: Davi Oliveira Lacerda (ES), Henrique Correa (Fifa-RJ). Thiago Henriqu Correa Farinha (RJ); VAR: Rodrigo Nunes Sá (Fifa-RJ):
.
Brasileiro Série A...E m um confronto de duas equipes que brigam pelo topo do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Cruzeiro sier.e enfrentam neste sábado (20), às 21h (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo. O duelo pode ser considerado o ‘jogo da 18ª rodada’ pela posição dos times na tabela.
Vice-líder do Brasileirão, com 33 pontos, o Palmeiras tentará se reabilitar após a derrota para o líder Botafogo. Por outro lado, o Cruzeiro, sexto colocado na tabela, com 29 pontos, vem de vitória sobre o Bragantino e buscará o quarto triunfo consecutivo na liga nacional.
Caso vença o Palmeiras fora de casa, o Cruzeiro pode entrar no G4 do Brasileirão. Para isso, o São Paulo (4º colocado, com 30 pontos) e o Bahia (5º colocado, com 30 pontos) não poderiam vencer os seus jogos contra Juventude e Corinthians, respectivamente.
O time alviverde não perde no seu estádio há 19 jogos. São 17 vitórias e dois empates. A última derrota do Palmeiras no Allianz Parque, por sinal, aconteceu em 19 de outubro do ano passado, quando perdeu por 2 a 0 para o Atlético.
Neste Brasileirão, apenas Athletico e Internacional conseguiram ganhar do Verdão atuando em São Paulo, mas essas partidas aconteceram na Arena Barueri.
Para seguir com a escrita, o técnico Abel Ferreira precisa superar desfalques importantes. O comandante palestrino não terá o atacante Estêvão, que sofreu torções no tornozelo e no joelho da perna esquerda. O provável substituto é o recém-chegado Felipe Anderson. Mauricio corre por fora, assim como Dudu.
A outra ausência no time titular é o lateral-esquerdo Piquerez, que sofreu uma lesão no menisco do joelho esquerdo e passará por cirurgia. Vanderlan e Caio Paulista são as opções do setor. Em recuperação de lesões, os atacantes Lázaro e Bruno Rodrigues completam a lista de ausências.
Por outro lado, o grupo alviverde ganha o reforço do lateral-direito Augustín Giay. O ex-jogador do Santa Lorenzo está regularizado e deve ser opção para o decorrer da partida.
Após ter vencido o Bragantino, em Belo Horizonte, na última rodada, o Cruzeiro pode ter uma novidade no meio-campo. Contratado com status de titular, o volante Matheus Henrique briga pela vaga com o capitão Lucas Silva.
No último sábado (13), Matheus Henrique foi acionado por Seabra no segundo tempo e, apesar de ter atuado por apenas 28 minutos, o camisa 97 recebeu elogios do técnico na coletiva pós-jogo. No entanto, por ser uma peça de confiança da comissão técnica e um líder no vestiário, Lucas Silva deve começar a partida.
Ainda com relação ao sistema defensivo, Cássio e Kaiki devem ser mantidos entre os titulares do Cruzeiro. O goleiro assumiu a meta cruzeirense contra o Bragantino, enquanto o jovem lateral-esquerdo, titular em quatro dos últimos seis confrontos, não terá a “sombra” de Marlon.
Em recuperação de uma lesão no ombro direito, Marlon fez trabalhos híbridos entre a preparação física e a fisioterapia durante a semana. Por esse motivo, o lateral não foi relacionado para enfrentar o Palmeiras.
Mesmo depois de ter participado dos treinamentos com o elenco, Walace seguiu fora da lista de relacionados. O volante foi contratado junto à Udinese, da Itália, e havia expectativa de ele ficar no banco de reservas contra o Palmeiras.
Sem jogar desde abril, o argentino Juan Ignacio Dinenno também não vai enfrentar o Palmeiras. Recuperado de uma cirurgia no púbis, o centroavante voltou a trabalhar integralmente com o elenco no meio da semana, mas não reuniu condições ideais de jogo.
No ataque do Cruzeiro, Fernando Seabra deve manter a estrutura com Arthur Gomes na ponta esquerda e Gabriel Veron, em grande fase, no lado direito do setor.
No último sábado (13), Lautaro Díaz estreou na vaga de Gabriel Veron e chamou a atenção de Seabra com boa movimentação na frente.
Kaio Jorge, opção no banco de reservas contra o Bragantino, tende a ser suplente pelo segundo jogo consecutivo.
Assim como o lateral-esquerdo Marlon, o atacante Rafa Silva fez trabalhos híbridos entre a preparação física e a fisioterapia. O jogador se recuperou de uma lesão na coxa direita, mas não integrou a lista de Seabra.
Adversários na 18ª rodada da Série A, Palmeiras e Cruzeiro medirão forças pela 100ª vez na história do confronto. Ao todo, foram 35 vitórias para cada lado, além de 29 empates. 'E o 8º duelo entre Palmeiras e Cruzeiro no Allianz
Inaugurado em 19 de novembro de 2014, o Allianz Parque receberá o Cruzeiro pela oitava vez na história. No período, o Palmeiras venceu três confrontos, o Cruzeiro saiu vencedor em um e houve, ainda, outros três empates.
Apesar do aproveitamento de 19% no estádio, a única vitória do Cruzeiro foi decisiva na campanha do sexto título da Copa do Brasil, em 2018. Em 12 de setembro daquele ano, o atacante Hernán Barcos aplicou a “lei do ex” contra o Palmeiras e marcou o gol do triunfo por 1 a 0 no primeiro jogo da semifinal.
Na volta, no Mineirão, em Belo Horizonte, com o empate por 1 a 1, o Cruzeiro avançou à final e, posteriormente, derrotou o Corinthians na decisão.
*****
O JOGO... Palmeiras começou pressionando a saída de bola do Cruzeiro. A equipe celeste sofria com a marcação dos donos da casa no próprio campo. Logo aos três minutos, Flaco López perdeu uma boa chance de abrir o placar.
O jogo ficou um pouco mais equilibrado com o desenvolver da partida. O Cruzeiro tinha mais posse de bola, mas não conseguia criar chances de gol. A solução foi a bola aérea e Zé Ivaldo quase marcou de cabeça.
O Palmeiras buscou responder da mesma forma. A equipe buscou, por meio do jogo aéreo, levar perigo, mas sem sucesso.
E foi mantendo a pressão que o Palmeiras criou a jogada que resultou no primeiro gol. Zé Rafael roubou bola no campo de ataque e tocou para Flaco López. O argentino carregou a bola com liberdade e bateu de fora da área. A bola morreu no canto esquerdo do goleiro Cássio.
O Cruzeiro reagiu bem ao gol sofrido. O Palmeiras não conseguiu aumentar o domínio a partir do gol marcado e viu o jogo continuar equilibrado.
Aos 45 minutos, Lucas Silva dividiu no meio-campo com Zé Rafael e a jogada seguiu. William recebeu passe, foi até a linha de fundo e cruzou na área. Barreal dominou a bola e tocou para trás. O próprio Lucas Silva finalizou de dentro da área e marcou o que seria o empate.
O lance foi validado em campo, mas o árbitro de vídeo Rodrigo Nunes de Sá (Fifa/RJ) recomendou a revisão. Após reavaliar a dividida, o árbitro Davi de Oliveira Lacerda anulou o lance.
O reinício do jogo seguiu com a tônica do Palmeiras continuar melhor em campo. Flaco López perdeu duas boas chances para dobrar a vantagem alviverde no jogo antes dos cinco minutos da etapa complementar.
O Cruzeiro melhorou em campo após as mudanças realizadas por Fernando Seabra. Com Matheus Henrique e Kaio Jorge em campo, o Cruzeiro conseguiu levar mais perigo ao gol adversário. Arthur Gomes perdeu boa chance cara a cara com o goleiro alviverde.
Com o passar do tempo, Abel mexeu na equipe do Palmeiras e adotou uma postura mais defensiva. O Cruzeiro passou a ter mais posse de bola, mas voltou a ter dificuldades em transformar esse contexto em chances claras de gol.
Qualquer esperança celeste acabou aos 46 minutos da etapa complementar. O atacante Robert errou em lance defensivo e a bola sobrou no pé de Gabriel Menino, que bateu bem para o fundo das redes e fez o 2 a 0.
*****
PALMEIRAS 2x0 CRUZEIRO, 20jul24sab21h, Allianz Park, São Paulo, 18ª rodada Brasileiro 2024. TEMPO limpo, temperatura 16º, vento 12 Km/h, umidade 80%.TRANSMISSÃO: Premiere. PÚBLICO: 40.465 , R$3.313.744 ARBITRAGEM: Davi de Oliveira Lacerda (ES), Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ). Thiago Henriqu Correa Farinha (RJ); VAR: Rodrigo Nunes Sá (Fifa-RJ)AMARELOS: Barreal, Lucas Silva, Pereira, João Marcelo, Veiga, Zé Rafael, López, Mauricio. GOLS: López, 35. Gabriel Menino, 91. PALMEIRAS: Weverton; Mayke ( Rocha), Gómez, Murilo, Vanderlan; Moreno, Zé Rafael (Gabriel Menino), Felipe Anderson (Caio Paulista), Veiga e Dudu (Mauricio); López Rony). T: Abel Ferreira. CRUZEIRO Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo, Kaiki; Romero (Robert), Lucas Silva (Matheus Henrique), Barreal (Vitinho). Pereira; Gomes (Lautaro), Veron (Kaio Jorge). T Fernando Seabra
.
HISTÓRICO: 100 jogos, Cruzeiro venceu 35, empatou 29, perdeu 36, marcou 136 gols, sofreu 148.



TUNGADO... Em entrevista ao De Primeira, o ex-árbitro Renato Marsiglia afirmou que o VAR errou feio ao sugerir a anulação do gol do Cruzeiro contra o Palmeiras. Segundo Marsiglia, o lance era tipicamente interpretativo, o árbitro estava próximo da jogada e não cabia intervenção do VAR. "É o chamado reapitar o jogo, e a regra não foi feita para isso", explicou.
.
Aquele lance do Palmeiras e Cruzeiro, se eu sou o VAR, eu não chamo o árbitro. Se após o VAR chamar e o árbitro interferir, a discussão continua sobre o lance, é porque o VAR não tinha que chamar, não tinha que ter interferido. Ou seja, sustenta a decisão de campo. Estão simplesmente transferindo a responsabilidade do árbitro…
CRUZEIRENSES compareceram e apoiaram o seu time. As organizadas só tiveram acesso ao estádio no intervalo. (SÍNDICO)
.
ÁRBITROS interferiram no resultado. O juiz capixaba, amedrontado pelo xilique do técnico do Palmeiras, anulou, em parceria com o VAR, um gol legítimo do Cruzeiro. Foi a demonstração de covardia de um Zé Ruela que desponta para o anonimato. (SÍNDICO)
.
SEABRA escalou bem, substituiu mal. No intervalo, trocou Verón, que não estava bem, por Kaio, que foi ainda pior. Na metade da etapa final, trocou Lucas Silva, o melhor do time na partida, por Matheus Henrique, que nada acrescentou. Na reta final, sacou Romero, o único marcador que restava no meio de campo, e colocou Robert, que falhou no segundo gol…
como poderão conferir abaixo, no intervalo pedi as saídas de veron, gomes e romero amarelado. seabra erro feio pra mim ao mante-los. a despeito do erro crasso de lucas ele vinha jogando bem, já willian não, vem mal há 3 jogos seguidos. o problema é que não tem uma sombra que o atormente. o cruzeiro precisa de um outro lateral direito de alta qualidade.
noves fora a roubalheira, foi mais uma partida fora de casa fraca. tá dentro dos conformes, se o time com os reforços estivesse desde a pré temporada a conversa seria outra, então título, só ano que vem poderemos sonhar com um. não obstante o time foi reforçado com alguns jogadores que vieram pra jogar. não é…
Arthur no seu estilo foi regular, teve um boa oportunidade para marcar. Veron discreto. Kaio Jorge idem, o jogo pedia um centroavante autêntico de área.
Matheus Pereira, bem marcado pelo bom sistema defensivo alviverde, foi regular.