Palmeiras 1x0 Cruzeiro: outro fracasso
- Jorge Angrisano Santana
- 13 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de ago. de 2023
PALMEIRAS x CRUZEIRO, 14ago23seg19h Allianz Parque, São Paulo, 19ª rodada, Brasileiro 2023
.
TEMPO: nublado, temperatura 16º, vento 10Km/h, umidade 90%.
.
CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 11º, com 24 pontos; Palmeiras, o 4º, com 31.
.
RANKING da CBF: Cruzeiro é o 18º, com 8.206 pontos; Palmeiras, o 2º, com 14.458.
.
TRANSMISSÃO: Premiere, narração Milton Leite, comentários Alexandre Lozetti, Rycharlison; Canal Samuel Venâncio, YouTube, narração Alberto Rodrigues.
.
ARBITRAGEM: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ), Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ), Luiz Claudio Regazone (RJ), Vinicius Goncalves Dias Araújo (SP) VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
CRUZEIRO: Cabral; Palacios, Neris, Castan, Marlon; Jussa, Lucas Silva, Machado, Vital; Wesley, Gomes. T: Pepa
BANCO: Anderson, Mesquita, William, João Marcelo, Kaiki, Fernando Henrique, Paulo Vitor, Robert, Nikão, Stênio, Gilberto, Papagaio.
.
AUSENTES: Oliveira, Ramiro, Bilu, Gasolina, Wallison (lesionados), Daniel (preparação física).
.
PENDURADOS: Pepa, Bruno, Castán, Oliveira.
.
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gomez, Murilo, Piquerez; Zé Raphael, Gabriel Menino, Veiga; Arthur, Rony, Dudu. T: Abel Ferreira.
AUSENTES: Atuesta (fora da temporada).
PENDURADOS: Weverton, Gustavo Garcia, Vanderlan, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Jhon Jhon, Endrick, Flaco López e Abel Ferreira.
PALMEIRAS vem de uma classificação para as quartas de final da Libertadores, eliminando o Atlético-MG. No Brasileiro, o time vem de uma derrota por 2-1 fora de casa para o Fluminense com 31 pontos, em quinto lugar. Com quatro dias de preparação, Abel Ferreira tem todos os jogadores à disposição. É possível que o treinador faça uma ou duas alterações na equipe, que só voltará a entrar em campo no sábado. Zé Rafael, por exemplo, não atuou 100% fisicamente na última semana. Richard Ríos é o seu substituto.
CRUZEIRO faz melhor campanha como visitante do que mandante no primeiro turno. Só perdeu na estreia, para o Corinthians, em Itaquera. Fora de casa, somou 13 pontos de seus 24 pontos. No momento o time está há quatro rodadas sem vitória. Pepa Felipe tem quatro retornos: os suspensos Pepa, Cabral e Wesley, e Bruno, que estava lesionado. O mistério é quanto à tática a ser adotada, que tanto pode ser um losango no meio de campo, com dois atacantes, ou duas trincas, uma de volantes, outra de atacantes.
*****
O JOGO começou com supremacia das defesas, a segunda e a terceira melhores do Brasileiro. (Cruzeiro, 15 gols; Palmeiras, 17). No primeiro minuto, Wesley chutou fraco, Lomba defendeu. Aos 6, Vital sofreu lesão no ombro direito e foi substituído por Machado. O Palmeiras teve mais posse de bola, mas foi pouco criativo, pelas marcações impostas por Marlon a Artur e por Jussa a Veiga. Aos 17, Veiga pressionou Cabral na saída de bola e quase abriu o placar. A intensidade do jogo aumentou após os 25, com chutes de Willian e Veiga, defendidos pelos goleiros. No fim do primeiro tempo Gabriel Menino sofreu distensão e foi substituído por Richard Rios. O último lance de perigo nessa fase foi uma finalização de Papagaio, defendida por Lomba. O segundo tempo começou com o Palmeiras mantendo a posse de bola, pressionando o Cruzeiro com cruzamentos perigosos. Aos 51, Veiga cruzou da esquerda e Artur finalizou para fora.
Aos 55, Wesley, recebeu de Neris na entrada da área, passou por Gómez, mas foi desarmado por Murilo. Aos 70, Lucas lançou Wesley, que correu 40m com a bola dominada, escoltado por Murilo e finalizou no pequeno espaço concedido pelo goleiro Lomba. A bola saiu rente ao poste direito Foi o lance mais perigoso do Cruzeiro em todo o jogo. Daí em diante, o Cruzeiro esteve mais presente no campo de defesa do Palmeiras, mas sem criar oportunidades para marcar seu gol. Nem mesmo uma falta cobrada por Lucas na entrada da grande área incomodou o goleiro Lomba. Nessa altura, o Palmeiras já havia optado pelos contrataques e foi numa falta resultante de um deles que conseguiu o gol da vitória aos 91 Veiga cobrou falta na meia direita, a defesa do Cruzeiro cochilou e Flaco arrematou sem chance de defesa para Cabral, Palmeiras 1x0 após conferência do VAR e fim de jogo.
*****
PALMEIRAS 1x0 CRUZEIRO, 14ago23seg19h, Allianz Parque, São Paulo, 19ª rodada do Brasileiro 2023. TEMPO: nublado, temperatura 16º, vento 10Km/h, umidade 90%. TRANSMISSÃO: Premiere. PÚBLICO: 38.555; R$2.485.779. ARBITRAGEM: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ); Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ), Vinícius Gonçalves Dias (SP). VAR: Rodolpho Toski Marques (PR). AMARELOS: Vanderlan, Gomez, Palacios, Gilberto, Jussa. GOL: Lopez, 91. PALMEIRAS: Lomba; Mayke, Gómez, Murilo, Vanderlan; Zé Rafael (López, 80), Gabriel Menino (Richard Ríos, 45+2), Raphael Veiga; Artur (Luis Guilherme, 64), Jhon Jhon (Breno Lopes, 64), Rony (Endrick, 64). T: Abel Ferreira. CRUZEIRO: Cabral; William (Palacios, 46), Neris, Castán, Marlon (Kaiki, 83); Jussa, Lucas Silva, Vital (Machado, 7); Wesley, Papagaio (Bruno, 66), Gomes (Gilberto, 66) e Rafael Elias. T: Pepa Felipe.
HISTÓRICO de Cruzeiro x Palmeiras: 98 jogos, Cruzeiro venceu 35, empatou 28, perdeu 35, marcou 136 gols, sofreu 145.



Alguns fatos previsíveis/repetitivos em relação ao Cruzeiro:
- Coletivas do Pepa;
- Bolas paradas; e
- Finalizações.
O time tocou a bola pra trás o jogo inteiro, aí no último minuto todos os índios sobem ao ataque e dão o contra-ataque ao adversário numa bola lançada pra área de qualquer jeito. De toda forma, o árbitro inventou a falta e o cartão que resultaram no gol palmeirense.
SOMOS 50.762 SÓCIOS
Partidas sóbrias e competitivas mas ineficientes no principal que o esporte exige (fazer gols) essa foi a tônica do primeiro turno. Soma-se isso às infelizes decisões do treinador nas substituições durante os jogos. Vamos precisar de mais que "indignação" para fazer um segundo turno tranquilo.
A DERROTA PREVISÍVEL... O 1° tempo teve um ritmo bastante aquém do esperado. Em meio a um confronto truncado, as defesas das duas equipes se sobressaíram e cederam poucas chances de gol ao adversário. As notícias ruins ficaram para as lesões de Mateus Vital e Gabriel Menino.
Na 2ª etapa, o confronto esboçou uma melhora após as trocas feitas por Abel e Pepa nos ataques: Wesley perdeu chance clara para o Cruzeiro, e Luís Guilherme errou o alvo por parte do Palmeiras. Flaco López, que substituiu Zé Rafael, foi o responsável por balançar as redes já no último lance.
Início morno e com lesão. O início da partida contou com pequenas desatenções e tentativas frustradas de ambos os lados, mas…