Pereira e Nikão fizeram justiça
- Jorge Angrisano Santana
- 7 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de dez. de 2023
ATUAÇÕES dos protagonistas de CRUZEIRO x PALMEIRAS, 96dez23seg19h Mineirão, Belo Horizonte, 38ª rodada, Brasileiro 2023 A
TORCEDORES compareceram em grande número e se divertiram com um bom jogo. Deram apoio incondicional ao time. (SÍNDICO)
.
ÁRBITROS foram imparciais. Daronco, inexplicavelmente, abreviou o jogo, dando apenas um minuto de acréscimo. Foi a única esquisitice da noite. (SÍNDICO)
.
AUTUORI encerrou sua interinidade com 55% de aproveitamento, o que teria dado vaga na Libertadores, caso tivesse ocorrido ao longo de todo o campeonato. Para o jogo adotou uma estratégia mais descontraída, dando ao time a oportunidade de criar seguidas jogadas perigosas para a defesa do Palmeiras. Fez apenas 4 substituições, e todas deram bom resultado técnico. (SÍNDICO)
.
CABRAL fez duas grandes defesas nos primeiros 20 minutos de jogo, impedindo dois gols de Endrick. Tentou evitar o primeiro gol palmeirense. Não conseguiu, mas não teve culpa no lance. Ainda fez boas defesas na segunda etapa. (GE)
.
WILLIAM foi o lateral eficiente de sempre. Seguro na marcação e disponível para atacar quando possível. (SÍNDICO)
.
JOÃO MARCELO mais uma vez, mostrou grande qualidade nas bolas aéreas e nos combates diretos com os atacantes. (SÍNDICO).
.
CASTÁN esteve bem nas bolas aéreas e nas rebatidas. Manteve o bom nível de toda o campeonato. (SÍNDICO)
.
MARLON fez ótimo primeiro tempo na lateral esquerda. Combativo e eficiente na marcação, fazendo importantes desarmes no jogo. Também teve bons momentos na parte ofensiva.(GE)
.
KAIKI substituiu Marlon no decorrer do segundo tempo e, além de defender bem, surpreendeu o adversário com boas jogadas defensivas. (SÍNDICO)
.
IAN LUCCAS sofreu lesão muscular e foi substituído no início do jogo. (SÍNDICO)
.
FERNANDO HENRIQUE entrou nos primeiros minutos, para jogar como segundo volante. Foi muito ao ataque e este e pique de marcar um gol. Desta vez, esteve atento durante todo o tempo. (SÍNDICO)
.
LUCAS, jogando como primeiro volante, perdeu a bola em duas saídas de jogo nos minutos iniciais. Endrick aproveitou uma das falhas para abrir o placar. Saiu na metade do segundo tempo. (SÍNDICO)
.
NIKÃO entrou no segundo tempo, movimentou-se entre a ponta e a meia direita e marcou o gol de empate, que fez justiça ao bom futebol do time celeste. Foi sua ultima partida por seu clube de coração. (SÍNDICO)
.
JAPA foi um segundo volante, firme na marcação e participativo na criação de jogadas. Encerra a temporada com dois títulos na base e uma carreira promissora no time profissional. (SÍNDICO)
.
PEREIRA principal criador de jogadas do time, esteve perto de marcar, o que não aconteceu devido a uma defesaça de Weverton. Deu assistência no gol de empate. (SÍNDICO)
.
BRUNO jogou bem, como quase sempre acontece. Finalizou um ataque com uma bicicleta que, não fosse o goleiro Weverton, teria resultado em uma placa no Mineirão. (SÍNDICO)
.
GOMES movimentou-se bem na etapa inicial. Teve boa chance para marcar, não conseguiu e, cansado, foi substituído na reta final da partida. (SÍNDICO)
.
ROBERT entrou na reta final da partida e foi pra dentro da defesa do Palmeiras, sem inibições. Bom desempenho. (SÍNDICO)



PAULO AUTUORI: “A parte psicológica não tem a ver só com o Cruzeiro. O Palmeiras também teve um crescimento enorme e vimos o lado contrário disso, que foi o Botafogo. O mental é decisivo. Nós somos competidores, por melhor que jogue se não ganha será cobrado por isso. Há uma competição ferrenha e os jogadores tem que entender que precisam ser animais competitivos. A indústria do futebol exige isso. O mental é o diferencial, por isso podemos ver algumas equipes que não tem tantas individualidades que façam a diferença, mas por ter uma boa organização conseguem atingir seus objetivos, e outras que juntam jogadores com muita qualidade e se perdem. Dentre esses clubes que estavam ali, nós estávamos em melho…
PAULO AUTUORI: “Treinador não é um tema que esteja comigo. Minha área é a parte técnica, em relação as possibilidades vou contribuir da maneira que puder, mas é com o Pedro Martins e Paulo André. É fundamental que quem chegue entenda da importância da cadeia do futebol como um todo. O mais importante é que quem quer que venha entenda que o Cruzeiro tem processos e não terá a chave do clube. Tem um staff que trabalhou muito ao longo do tempo, mas certamente virá um treinador.”
PAULO AUTUORI: ““Em muitos momentos se criou chances suficientes pra ganhar e não foram eficazes. Não adianta ser efetivo na maneira como joga e não ter a eficácia que é fazer o gol. Temos que analisar de uma melhor maneira. O Cruzeiro termina como a melhor defesa do campeonato junto com o rival. Isso significa algo, não é casual, e termina com um dos ataques de menor rendimento. Creio que o problema da eficácia foi fundamental pra isso. Vimos equipes aqui jogar um futebol não tão elaborado mas tinham jogadores que faziam o gol, atingindo níveis maiores que aqueles que se esperavam. Futebol é equilíbrio, sofrer poucos gols e fazer os gols para ter a vitória. É uma situação importante…
PAULO AUTUORI: “O que nós precisamos é a cada dia facilitar o trabalho daqueles que são os treinadores, isso é uma responsabilidade do clube. Não pode cair tudo em cima dos treinadores. O importante é começar o ano contratando uma quantidade exagerada de jogadores. O Cruzeiro saiu de uma Série B e entrou numa Série A e teve que contratar uma quantidade de jogadores. Dentro dessa perspectiva o transitar desse ano pro outro e sabendo que temos que ser assertivos nisso. Poucos clubes possuem dinheiro para trazer o que os treinadores desejam. Então acredito em treinadores que saibam desenvolver jogadores, na grande maioria os clubes não tem essa capacidade financeira. Não gosto de ver lamentações públicas de que precisamos d…
O Cruzeiro retorna a uma competição internacional após quatro temporadas de ausência. O time ficou na 14ª colocação do Campeonato Brasileiro, na última rodada da competição, e conquistou a vaga na Sul-Americana de 2024.