Santos 0x3 Cruzeiro: desafogo
- Jorge Angrisano Santana
- 14 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de set. de 2023
SANTOS x CRUZEIRO 14set23qui19h, Vila Belmiro, Santos, 23ª rodada do Brasileiro 2023.
.
TEMPO chuvoso, temperatura 18º, vento 8 Km/h, umidade 94%.
.
CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 12º, com 26 pontos; Santos, 17º com 21 pontos.
.
RANKING CBF: Cruzeiro é o 18º; Santos, o 17º.
.
TRANSMISSÃO: Premiere, narração , comentários ; Canal Samuel Venâncio, Youtube, narração Alberto Rodrigues.
.
ARBITRAGEM: Braulio da Silva Machado (SC - Fifa) Assistentes: Nailton Junior dos Santos Oliveira (CE- Fifa) e Alex dos Santos (SC) VAR: Daniel Nobre Bins (RS - Fifa)
.
CRUZEIRO: Cabral; William, Neris, Castán, Marlon; Jussa, Lucas, Vital; Wesley, Gilberto, Gomes. T: Zé Ricardo.
.
BANCO: Anderson, Mesquita, Palacios, João Marcelo, Oliveira, Kaiki, Machado, Ian Luccas, Nikão, Paulo Vitor, Bruno Rodrigues, Stênio.
.
AUSENTES: Papagaio, Robert, Pereira, Ramiro, Bilu (lesionados); Gasolina (transição)
.
PENDURADOS: Machado, Bruno Rodrigues, Oliveira, Castán, Jussa e Palacios.
.
SANTOS: João Paulo; Júnior Caiçara, João Basso, Messias, Dodô; Rodrigo Fernández (Tomás Rincón), Jean Lucas, Nonato; Lucas Braga, Marcos Leonardo Mendoza. T: Diego Aguirre
AUSENTES: Soteldo (suspenso); Alex (fratura no tornozelo); Felipe Jonatan, Sandry e Alison (rompimento do ligamento cruzado do joelho)
PENDURADOS: Messias, Dodô, Gabriel Inocêncio, Jean Lucas, Rodrigo Fernández, Camacho, Marcos Leonardo.
SANTOS vem de derrota para o América por 2-1, fora de casa. Diego Aguirre não contará com o atacante Soteldo, expulso na última partida.
CRUZEIRO vem de empate, em casa, por 0-0, com o Bragantino. Sem vencer há oito jogos (5 empates, 3 derrotas), o time será dirigido pelo recém contratado Zé Ricardo, que perdeu no treino desta segunda, o centroavante Papagaio, por lesão no joelho.
*****
O JOGO. A partida começou com emoção e muito disputada na Vila Belmiro. O Cruzeiro teve uma grande oportunidade de abrir o placar nos primeiros minutos, mas Júnior Caiçara conseguiu evitar o gol em cima da linha. O Santos, que estava jogando em casa, parecia nervoso e teve dificuldades para criar jogadas efetivas contra a defesa celeste. Enquanto isso, a equipe do Cruzeiro ameaçava em contra-ataques e também em lances de bola alta. Em um desses lances, a Raposa conseguiu marcar o primeiro gol do jogo, com Matheus Jussa desviando um excelente cruzamento de Lucas Silva, aos 41′ da etapa inicial.
A segunda metade do jogo começou de forma pouco animadora, com poucas oportunidades de gol. Contudo, tudo mudou após os primeiros 20 minutos, quando Nikão e Bruno Rodrigues entraram em campo pelo Cruzeiro. O número 10 da Raposa teve um impacto imediato, criando duas jogadas-chave em um intervalo de apenas dois minutos.
Primeiro, deixou Filipe Machado em boa posição, dentro da pequena área, frente a frente com João Paulo, mas acabou desperdiçando a chance finalizando cruzado e pra fora. Logo em seguida, Nikão assistiu Bruno Rodrigues, que recebeu em condição legal nas costas da defesa santista, avançou sem marcação até a grande área não falhou frente a João Paulo, marcando o segundo gol da equipe mineira em uma situação de um contra um com o goleiro.
O Santos tentou reagir com desespero e desorganização, mas não conseguiu criar oportunidades claras de gol. A principal aconteceu em jogada individual de Lucas Braga, que invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado, tirando tinta da trave de Rafael Cabral. O “golpe final” da noite ocorreu aos 44 minutos. Marlon avançou pela esquerda, errou o passe, mas a bola desviou na marcação e voltou para o lateral, que avançou e lançou na direita para Nikão, um dos melhores em campo, dominar com estilo, limpar a marcação de Dodô e chutar sem chances para João Paulo. 3x0. (DMD)
*****
SANTOS 0x3 CRUZEIRO 14set23qui19h, Vila Belmiro, Santos, 23ª rodada do Brasileiro 2023. TEMPO chuvoso, temperatura 18º, vento 8 Km/h, umidade 94%. TRANSMISSÃO: Premiere. PÚBLICO: 12.244 pessoas; R$522.902. ARBITRAGEM: Braulio Silva Machado (SC), Nailton Santos Oliveira (CE) Alex Santos (SC); VAR: Daniel Nobre Bins (RS). AMARELOS: Basso, Fernández, Caiçara; Castán, Marlon. GOLS: Jussa, 39; Bruno, 70; Nikão, 78. SANTOS: João Paulo; Caiçara (Gabriel Inocêncio, 46), João Basso, Messias, Dodô; Rodrigo Fernández, Jean Lucas (Rincón, 46), Nonato (Furch, 46); Lucas Braga, Marcos Leonardo (Morelos, 80), Mendoza (Lucas Lima, 70). T: Diego Aguirre. CRUZEIRO: Cabral; William, Neris, Castán, Marlon; Jussa (Ian Luccas, 93), Lucas Silva, Vital (Nikão, 67); Wesley (Stênio, 93), Gilberto (Bruno Rodrigues, 58), Gomes (Machado, 67). T: Zé Ricardo.
HISTÓRICO: 83 jogos, Cruzeiro venceu 32, empatou 21, perdeu 30. Marcou 121 gols, ssfreu 129.



Walterson Almeida: Não foi uma boa partida mas serviu pra tirar o peso do time. Jogou bem contra Botafogo e Palmeiras e a vitória não veio. Então, que venham os 3 pontos numa partida feia
PITACOS acerca de SANTOS 0x3 CRUZEIRO 14set23qui19h, Vila Belmiro, Santos, 23ª rodada do Brasileiro 2023:
.
ZÉ RICARDO: “Vitória difícil, mas merecida. Tivemos bons comportamentos nas fases do jogo. Era importante a vitória, neste momento sensível pro clube. Não é a vitória do Zé Ricardo ou do jogador e sim, da equipe. Jogar na Vila Belmiro, independentemente da fase do Santos, é sempre difícil. No segundo tempo, o Santos precisava de um gol e deixou espaços. Nesse momento, Bruno Rodrigues foi decisivo. Nikão também é um jogador especial porque consegue fazer funções importantes e se encaixa bem na forma que a gente quer jogar. Cortando o jogo em dois, o primeiro tempo foi muito transpiração, as duas equipes um pou…
Claudio Burian: Ão, ão, ão, Nikão seleção! Ão, ão, ão, Zé Ricardo seleção!
Elci Filho Oliveira:: Segundona a vista pro Santos
Gomes fez algumas boas jogadas de ponta esquerda, mas não conseguiu complementar bem os lances. Tem habilidade, mas precisa de mais constância durante os jogos.