top of page

Semelhanças e dessemelhanças

Atualizado: 25 de ago. de 2023

CRUZEIRENSE: Leo Anchieta, você vê semelhanças entre a campanha do Cruzeiro neste ano com a do Botafogo no ano passado? Me lembro dessas oscilações também, e de, em certo momento, achar que o time disputaria rebaixamento, o que nunca ocorreu. Estou enganado?


BOTAFOGUENSE: Há semelhanças sim, pois o Botafogo terminou o primeiro turno com 24 pontos, na 11ª colocação. O Botafogo também tinha uma campanha melhor fora de casa. No segundo turno, com as contratações da janela, o time cresceu e chegou a ficar no G4 (somente no recorte do segundo turno) e a brigar por vaga na Libertadores, na classificação geral, até a última rodada do campeonato, mas já tinha perdido fôlego na reta final e, no último jogo, levou um 3 a 0 do Paranaense em Curitiba, ficando a 2 pontos do Fortaleza, que foi o 8º. O negócio é que Marlon Freitas, Eduardo, Perri, Marçal, Tiquinho Soares, Adryelson, Luis Henrique e Danilo Barbosa só chegaram na janela do meio do ano.


Agora, a diferença que o Botafogo se tornou SAF quando já tinha subido para a Série A e o processo se deu durante o campeonato carioca de 2022. Ou seja, o Textor não teve muito tempo para contratar na primeira janela. Tanto que saiu gastando uma grana maluca numa galera que não rendeu muito. Patrick de Paula foi um deles. Por isso as contratações da segunda janela foram mais certeiras. De qualquer maneira, a comparação com o Cruzeiro é só curiosidade mesmo, pois são gestões diferentes. O Botafogo não se paga. Só se mantém porque o Textor bota dinheiro. Já o elenco do Cruzeiro é pago com as receitas do Cruzeiro.


O projeto do Cruzeiro é sustentável a médio e longo prazo. O do Botafogo, não. E necessário saber o que o Textor vai fazer, caso conquiste o título brasileiro, se tirar o pé um pouco, ou continuará pisando no acelerador dos gastos. Será que ele vai colocar mais dinheiro do que o acordado em contrato para a Libertadores 2024?


Outra semelhança entre Cruzeiro e Botafogo é o investimento em infraestrutura, principalmente nos Centros de Treinamento.

38 comentários


Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
26 de ago. de 2023

TORCIDAS BRASILEIRAS... O Datafolha publicou, nesta sexta-feira, uma pesquisa atualizada sobre as torcidas brasileiras. Realizada entre os dias 31 de julho e 7 de agosto deste ano, o levantamento mostra o Flamengo como clube brasileiro com mais torcedores em todo o território nacional - 21%. O maior índice dos 30 anos de pesquisa do instituto paulista. O Corinthians vem na sequência, com 15%.


Na região Sudeste, a maior torcida, segundo a pesquisa, é a do Timão, com 20%. Os rubro-negros somam 17% na região. A situação se inverte em função das regiões Norte e Nordeste, onde a torcida flamenguista leva larga vantagem (38% a 11% no Norte e 29% a 9% no Nordeste). Na Região Sul, a maior torcida registrada…


Curtir

Janilson Viana
Janilson Viana
25 de ago. de 2023

Cá para nós, Botafogo tem tudo para ser campeão brasileiro depois de quase 28 anos, algo sensacional. Mas falar que houve planejamento para o time ter essa campanha é forçar um pouco a barra, o time da estrela solitária foi feito nas coxas, nem o torcedor mais entusiasmado e otimista vislumbrava uma campanha de G4, quiçá de primeiro colocado. A atual campanha do Botafogo só o "Sobrenatural de Almeida" explica.

Curtir
Matheus Penido
Matheus Penido
25 de ago. de 2023
Respondendo a

Sobrenatural de Almeida é torcedor do Flu em homenagem ao seu criador, mas presta serviços eventuais a todos os clubes. O problema é que nunca se pode contar com ele, o cara aparece e tb vai embora quando menos se espera.

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
25 de ago. de 2023

LEO ANCHIETA tem 42 anos, é casado, tem duas filhas. Ele nasceu em Campo Belo, mora em Belo Horizonte e trabalha como webdesigner. É cruzeirense, mas, por influência do avô, também torce pelo Botafogo. Entre suas façanhas, está a de ter saltado de um helicóptero no gramado do Mineirão vestido de Raposão.

Curtir

Jorge Angrisano Santana
Jorge Angrisano Santana
25 de ago. de 2023

CAMISA CELESTE... O Cruzeiro lançou nesta quinta sua terceira camisa, como parte das homenagens aos 20 anos do Raposão e da Tríplice Coroa. A camisa é azul clara, com pequenas listras amarelas e azuis escuras nas mangas e na gola. Estará à venda a partir de 30ago e será usada em alguns jogos do Brasileiro. Calções e meias também serão em tom azul claro, com detalhes em amarelo e azul escuro. O Raposão e as jogadoras do time feminino Luaninha e Byanca Brasil foram os modelos que vestiram a camisa para as fotos de divulgação. A camisa de 2022 foi amarela para homenagear a seleção brasileira, que disputou Mundial no Catar.

Curtir

Lucas
Lucas
25 de ago. de 2023

O Botafogo não se paga? Sério que o Fogão ta tão por baixo assim? O Botafogo não é das maiores torcidas, mas tem uma representação respeitável. Espero que eu não esteja enganado, pois essa observação, vinda de um botafoguense, me surpreendeu.

Curtir
bottom of page