São Paulo 1x0 Cruzeiro: voltou ao normal
- Jorge Angrisano Santana
- 2 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de nov. de 2023
SÃO PAULO x CRUZEIRO, 02nov23qui20h, Morumbi, São Paulo, 31ª rodada do Brasileiro 2023.
TEMPO: nublado, temperatura 18º, vento 14Km/h, umidade 85%.
CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 13º, com 37 pontos, São Paulo, 11º, com 39.
RANKING CBF: Cruzeiro é o 18º, com 8.206 pontos; São Paulo, o 5º, com 13572.
TRANSMISSÃO: Premiere, narração Milton Leite, comentários Alexandre Lozetti; Canal Samuel Venâncio, Youtube, narração Alberto Rodrigues.
ARBITRAGEM: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO), Victor Hugo Imazu (PR), Leone Carvalho Rocha (GO), Thiago Lourenco Mattos (SP). VAR: Rodrigo Nunes Sa (FIFA-RJ).
SÃO PAULO: Vem de dois jogos fora de casa, contra Palmeiras (0x5) e Paranaense (1x1). O técnico Dorival Jr terá a volta do beque Arboleda, que se recuperou de lesão na coxa. Luan é outro beque à disposição. O lateral direito Rafinha, suspenso contra o Paranaense, também está de volta. O volante Alisson, que se lesionou contra o Paranaense, tem escalação incerta.
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo, Caio Paulista; Pablo Maia, Michel Araújo (Alisson), Rodrigo Nestor, James Rodríguez (Wellington Rato); Luciano, Erison. T: Dorival Jr.
AUSENTES: Galoppo (cirurgia no joelho esquerdo), Igor Vinícius (tenotonomia no adutor direito), Marcos Paulo (cirurgia no joelho esquerdo), Patryck (seleção Brasileira sub-23), Calleri (artroscopia no tornozelo direito), Moreira (estiramento na região posterior da coxa direita), Lucas (estiramento na região posterior da coxa esquerda).
PENDURADOS: Alisson, Diego Costa, Gabriel Neves, Marcos Paulo, Michel Araújo, Patryck, Raí Ramos, Rodrigo Nestor, Welington, Wellington Rato, Luciano, Erison.
CRUZEIRO: vem de vitórias contra o Atlético (1x0) e Bahia (3x0). O técnico Zé Ricardo deve repetir a formação que venceu o Bahia. Não há desfalques por suspensão, mas o meia Nikão está impedido de jogar por uma cláusula do contrato de seu empréstimo pelo São Paulo ao Cruzeiro. Vital, recuperado de lombalgia, estará no banco.
CRUZEIRO: Cabral; William, Neris, Castán, Marlon; Jussa, Machado, Lucas, Pereira; Gomes, Bruno. T: Zé Ricardo.
BANCO: Anderson, Mesquita, Palácios, Oliveira, João Marcelo, Fernando Henrique, Japa, Vital, Wesley, Paulo Vitor, Robert, Papagaio.
AUSENTES: Ramiro, Bilu, Kaiki (lesionados), Nikão (impedimento contratual), Gilberto (afastado).
PENDURADOS: Gomes, Lucas, Neris, Papagaio.
*****
O JOGO começou com o Cruzeiro ameaçando o adversário. Aos 5, após um escanteio, Machado chutou, a bola bateu em Wellington Rato e não foi para rede. Até a metade do primeiro tempo, o domínio foi do Cruzeiro. Depois disso o São Paulo adiantou sua marcação e dificultou a saída de bola celeste, passando a rondar mais o campo ofensivo. James Rodríguez proporcionou a David uma oportunidade clara de marcar, mas o chute acabou bloqueado pela defesa. No rebote, o jogador colombiano tentou surpreender com um toque de pé direito, mas o goleiro Cabral fez uma defesa impressionante. O São Paulo marcou um gol, com Alisson aproveitando um rebote de Cabral, mas o lance foi anulado pelo VAR, que constatou o impedimento do volante tricolor.
O segundo tempo começou com o Cruzeiro mais presente no campo ofensivo do São Paulo, criando oportunidades para abrir o placar. Aos 27, William recebeu na direita e finalizou forte, exigindo grande defesa de Rafael. Na sobra, Jussa finalizou e o goleiro defendeu. Aos 54, Pereira lançou Bruno, que se desvencilhou da marcação e serviu Gomes, que foi travado por Arboleda dentro da área. Aos 57, Pereira voltou a lançar Bruno, que chutou cruzado pra fora. O domínio do Cruzeiro era claro, mas o São Paulo não conseguia sair com qualidade do seu campo. Aos 76, o São Paulo atacou com perigo e Erison finalizou de dentro da área. Cabral saiu ao encontro do atacante e fez uma excelente defesa. Na sequência, aconteceu o melhor lance do Cruzeiro na partida: Wesley passou a Bruno, que serviu Papagaio. O centroavante acertou uma bomba na baliza. A bola voltou para Vital, que não teve competência para marcar o gol. Depois de perder tantas chances, veio o castigo. Aos 83, Alisson passou a Caio Paulista, que venceu Palacios e cruzou. Sozinho na área, Luciano cabeceou sem chance para Cabral. São Paulo 1x0. No último dos 6 minutos de acréscimo, Bruno cobrou uma falta, mas a bola passou por cima do travessão. Foi mais uma partida bonitinha mas ordinária do time celeste.
*****
SÃO PAULO 1x0 CRUZEIRO, 02nov23qui20h, Morumbi, São Paulo, 31ª rodada do Brasileiro 2023. TEMPO: nublado, temperatura 18º, vento 14Km/h, umidade 85%. TRANSMISSÃO: Premiere. PÚBLICO: 50.570, R$3.115.984. ARBITRAGEM: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO), Victor Hugo Imazu (PR), Leone Carvalho Rocha (GO), Thiago Lourenco Mattos (SP). VAR: Rodrigo Nunes Sa (FIFA-RJ). AMARELOS: William, Papagaio, Beraldo. VERMELHO: Anderson (no banco). GOL: Luciano, 83. SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo, Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson (Diego Costa), Rodrigo Nestor (Michel Araújo), James Rodríguez (Luciano); Wellington Rato (Juan), David (Erison). T: Dorival Júnior. CRUZEIRO: Cabral; William (Palacios), Neris, Castán, Marlon; Jussa, Machado (Robert), Lucas (Wesley), Pereira (Vital); Gomes (Papagaio), Bruno. T: Zé Ricardo.
HISTÓRICO: 88 jogos, Cruzeiro venceu 23, empatou 22, perdeu 43, marcou 84 gols, sofreu 119.



CABRAL - nota ge 7.0 público 6.7 Era um dos principais nomes da partida quando estava 0 a 0 no placar. Fez, pelo menos, quatro defesas fundamentais, aparecendo em todas as chegadas adversárias. Não teve culpa alguma no gol.
William - nota ge 6.5 público 6.7
Palacios - nota ge 4.5 público 0.6 Entrou na reta final e, mesmo tendo as valências defensivas como principais atributos, falhou no gol do São Paulo. Não acompanhou Alisson, que teve espaço e cruzou para Luciano marcar.
Neris - nota ge 6.0 público 4.1
Castán - nota ge 5.5 público 4.6
Marlon - nota ge 6.0 público 5.4 O lateral-esquerdo fazia uma atuação destacada, seguindo o nível de boa parte da temporada, principalmente ganhando…
O resultado passa muito pelo esgotamento físico do Lucas Silva (único criador desse time), pela ineficiência do ataque e pelas substituições do Zé Ricardo.
Que falta faz um Wanchope Abila nesse ataque! Os pangarés da linha de frente tem aversão a gols...
MAIS UMA DERROTA... O São Paulo venceu o Cruzeiro por 1 a 0 no Morumbi, em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi de Luciano, que saiu do banco de reservas após pedido da torcida tricolor.
Após primeiro tempo morno, a partida ganhou em emoção na segunda etapa e as duas equipes tiveram chances claras para abrir o placar.
Quando o jogo caminhava para o empate, Luciano, aos 38 minutos, marcou de cabeça e deu a vitória ao São Paulo. A torcida pediu a entrada do atacante que decidiu o duelo. Luciano comemorou de forma contida.
Com a vitória, o São Paulo subiu para o 10º lugar, com 42 pontos, está a oito da zona do…
ZÉ RICARDO... Mesmo demonstrando um desempenho sólido, o Cruzeiro não conseguiu alcançar o resultado desejado contra o São Paulo. O segundo tempo promissor ofereceu diversas oportunidades claras para o time, que não soube aproveitá-las. O jogo teve um desfecho amargo, com um gol sofrido nos minutos finais, resultando em uma derrota por 1 a 0 no Morumbi, com o atacante Luciano sendo o autor do gol decisivo. O técnico Zé Ricardo falou após a derrota e elogiou a entrega e a capacidade da equipe de competir de igual pra igual contra o atual campeão da Copa do Brasil, principalmente no segundo tempo. Contudo, o treinador entende que jogos como esse acabam sendo decididos no detalhe e o Cruzeiro não so…