Uruguai 2x0 Brasil: darwinismo venceu dinizismo
- Jorge Angrisano Santana
- 17 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de out. de 2023
URUGUAI x BRASIL, 17out23ter22h, Centenário, Montevidéu, quarta rodada Eliminatórias Copa do Mundo 2026.
TEMPO limpo, temperatura 10º, vento 20 Km/h, umidade 70%.
CLASSIFICAÇÃO: Brasil é o 2º com 7 pontos; Uruguai, 4º, com 4.
RANKING da FIFA: Brasil é o 3º, Uruguai, 17º.
O Brasil ocupa a segunda colocação nas Eliminatórias, com sete pontos, dois a menos que a líder Argentina. Já o Uruguai, com uma vitória, um empate e uma derrota, soma quatro pontos e está na quarta colocação, levando a vantagem sobre Chile e Venezuela no saldo de gols. América do Sul agora tem direito a seis vagas no Mundial, mais uma possível Seleção Brasileira deve ter mudanças para o duelo com o Uruguai
No último confronto, a Seleção venceu os uruguaios na Arena da Amazônia, em Manaus, por 4 a 1, no dia 14 de outubro de 2021. Neymar, Raphinha duas vezes e Gabigol marcaram, enquanto Suárez descontou. Na história do confronto, são 38 vitórias brasileiras, 20 uruguaias e 20 empates.
Transmissão: a Globo e o ge exibem o jogo para todo o Brasil com narração de Luis Roberto e comentários de Caio Ribeiro e Júnior. Já o Sportv transmite com narração de Milton Leite e comentários de Lédio Carmona e Paulo Nunes.
BRASIL. Fernando Diniz mudará a seleção pela primeira vez em quatro partidas. Depois de repetir a escalação nos jogos de setembro e escolher Vini Jr e Arana diante da Venezuela devido aos dos cortes de Raphinha e Lodi, o treinador mandará para campo no Centenário três caras novas contra o Uruguai: Yan Couto, Carlos Augusto e Gabriel Jesus.
Na lateral direita, a opção se dá por lesão: Danilo foi cortado após sentir problema no empate com a Venezuela e dará lugar ao jovem jogador do Girona, que foi teve boa participação no jogo de Cuiabá. Na esquerda, no entanto, Carlos Augusto, revelado pelo Corinthians e atualmente na Inter de Milão, será testado. Richarlison, que vive jejum de seis jogos pela Seleção, perdeu a vaga para Gabriel Jesus.
Escalação: Ederson; Yan Couto, Marquinhos, Magalhães, Carlos Augusto; Casemiro, Guimarães, Neymar; Rodrygo, Jesus, Vini. Ausentes: Caio Henrique, Raphinha, Lodi, Vanderson, Danilo, Nino (lesionados). Pendurados: Neymar, Guimarães, Richarlison, André.
URUGUAI: Marcelo Bielsa deve escalar Rochet, Viña, Mathías Olivera e Maxi Araújo, que não estiveram contra a Colômbia.
O goleiro do Inter foi substituído por Mele no 2 a 2 com os colombianos por sofrer uma pancada nas costas, mas treinou normalmente e voltará ao time. Na defesa, o ex-palmeirense Viña cumpriu suspensão e deve substituir Cáceres. Na lateral esquerda, Mathías Olivera, autor de um gol na Colômbia, ganha a vaga de Piquerez, do Palmeiras. No ataque, Maxi Araújo substituirá Brian Rodriguez. Escalação: Rochet; Nández, Ronald Araújo, Viña, Mathías Olivera; Ugarte, Valverde, De la Cruz; Pellistri, Darwin Núnez, Maxi Araújo. Pendurados: De la Cruz, Mathías Olivera, Cáceres, Valverde, Ugarte.
ARBITRAGEM: Alexis Herrera (Venezuela), Alberto Ponte (Venezuela) Antoni García (Venezuela), José Argote (Venezuela). VAR: Juan Soto (Venezuela)
******
O JOGO foi de pouca criatividade no primeiro tempo. A única oportunidade clara de gol surgiu 41. Maxi Araújo passou por Marquinhos e cruzou para Darwin Núñez, de cabeça, abrir o placar. Uruguai 1 a 0.
No fim da etapa inicial, Neymar torceu o joelho esquerdo e deixou o campo chorando para a entrada de Richarlison.
Sem Neymar e com Gabriel Jesus na meia, o Brasil continuou inerte na etapa final. A primeira finalização só veio aos 60, em cabeceio torto de Gabriel Magalhães.
Aos 68, o Brasil levou perigo real ao Uruguai pela primeira vez. Rodrygo bateu falta de longe e acertou o travessão.
Na parte final, Diniz colocou David Neres e Guilherme Arana nos lugares de Yan Couto e Carlos Augusto, posicionando o Brasil com Casemiro entre os zagueiros e Neres e Arana nas alas. As alterações não surtiram efeito.
Aos 76, Darwin girou, safando-se da marcação de Gabriel Magalhães, para servis De La Cruz, que fez Uruguai 2 a 0.
Lances importantes:
41. Gol. Maxi Araújo passou de Marquinhos com muita facilidade e cruzou para Darwin Núñez, sozinho no primeiro pau, cabecear para o fundo das redes.
68. Baliza. Rodrygo acertou o travessão em cobrança de falta. O goleiro Rochet estava batido.
76. Gol. Darwin Núnez passou por Gabriel Magalhães e ajeitou para De La Cruz chutar a bola para a rede.
*****
URUGUAI 2x0 BRASIL, 17out23ter22h, Centenário, Montevidéu, quarta rodada Eliminatórias Copa do Mundo 2026. TEMPO limpo, temperatura 10º, vento 20 Km/h, umidade 70%. TRANSMISSÃO: Globo e Sportv. PÚBLICO: 60.000. ARBITRAGEM: Alexis Herrera, Alberto Ponte, Antoni García, José Argote. VAR: Juan Soto (Venezuela). AMARELOS: Araújo, Darwin, Nández, Rodrygo, Casemiro, Ederson, Jesus, Cunha. GOLS: Darwin, 41, Cruz, 76. URUGUAI: Rochet; Nández (Bruno Méndez), Araújo, Cáceres, Oliveira (Viña); Ugarte, Valverde, De La Cruz; Pellistri (Piquerez), Darwin Núñez, Maxi Araújo (Vecino). T: Marcelo Bielsa. BRASIL: Ederson; Yan Couto (David Neres), Marquinhos, Gabriel Magalhães, Carlos Augusto (Arana); Casemiro, Bruno Guimarães (Veiga), Neymar (Richarlison); Rodrygo, Gabriel Jesus, Vini (Matheus Cunha). T: Fernando Diniz.



JONAS URIAS... O Cruzeiro entra em campo contra o Nacional, em Visconde do Rio Branco, com novo comando na beira do campo. Jonas Urias, ex-treinador da seleção brasileira feminina sub-20, faz a estreia brigando pela liderança no Campeonato Mineiro.\\
Jonas foi anunciando em 13 de setembro, mas começou a treinar a equipe no dia 09 de outubro, após a partida contra o Araguari, em que as Cabulosas venceram por 28 a 0. A missão do treinador é garantir que a equipe celeste mantenha o bom aproveitamento na primeira fase, para ter a vantagem de jogar uma possível final com torcida a fav
O treinador ainda tem como primeiro objetivo levar o Cruzeiro ao título estadual, após três anos sem levantar…
O único que se salvou foi o garoto lateral direito, mas a imprensa já o cancelou, pois o menino deu entrevista dizendo que se inspira no Daniel Alves. Devia ter citado Wesley Gasolina.
Com o peso desses dois resultados, a perda do Neymar, falta de centroavantes, inutilidade de Bruno Guimarães e do queridinho Vini e o desgaste de referências como Casemiro e Marquinhos, o dinizismo está com os dias contados. Ok, se ele vencer a Libertadores ganha um fôlego, mas se continuar tropeçando nas eliminatórias vai no máximo cumprir seu curto contrato. A imprensa podre exigirá um gringo, e essa mocreia que dirige a cbf entregará tudo que os abutres pedem, cada hora é um modismo novo. Lanceloti (como diz a doutora Celeste) vem aí. Se não for ele, qualquer outro gringo de paletó.
Tem ao menos 2 jogadores que já passaram da data de vencimento. Andavam em campo, fazendo o joguinho burocrático com toques de lado e para trás.
Joguinho bem ruinzinho. A seleção brasileira, como diria o saudoso e maravilhoso Belchior, precisa rejuvenescer. Aproveitar que as eliminatórias terão um nível de exigência e pressão menores, para convocar nomes diferentes (que estejam realmente jogando bem) e testa los. Richarlison em péssima fase, Gabriel Jesus, que até joga bem na premier League, mas não arruma nada com camisa canarinha, Casemiro depois que foi para o Manchester United, caiu de produção (impressionante de como o United enterra a carreira de jogadores nos últimos anos) e Matheus Cunha que até já mostrou algo na seleção olímpica, mas atualmente não vem se destacando em seu clube, são alguns que poderiam dar lugar a atletas diferentes.