Vasco 0x1 Cruzeiro: Machado decidiu
- Jorge Angrisano Santana
- 7 de jul. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 9 de jul. de 2023
VASCO x CRUZEIRO, 08jul23sab16h, São Januário, Rio, 14ª rodada, Brasileiro 2023
.
TEMPO: limpo, temperatura 25º, vento 10Km/h, umidade 70%.
.
CLASSIFICAÇÃO: Cruzeiro é o 12º, com 18 pontos; Vasco, o 18º, com 9.
.
RANKING da CBF: Cruzeiro é o 18º, com 8.206 pontos; Vasco, o 22º, com 7.098.
.
TRANSMISSÃO: Premiere, narração Jader Rocha, comentários Grafite e Fábio Jr.
.
ARBITRAGEM: Savio Pereira Sampaio (Fifa-DF), Bruno Boschilia (Fifa-PR), Alessandro Alvaro Rocha Matos (PR). VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
.
CRUZEIRO: Cabral; Willian, Neris, Castán, Kaiki; Jussa, Machado, Vital; Wesley, Gilberto, Bruno. T: Pepa.
.
BANCO: Anderson, Mesquita, Palacios, Reynaldo, Fernando Henrique, Wallison, Ian Luccas, Moura, Paulo Vitor, Dourado, Stênio, Robert, Juan Christian.
.
AUSENTES: Daniel, Ramiro, Bilu, Gasolina (lesionados); Nikão (afastado), Oliveira, Marlon (suspensos); Weverton (transição)
.
PENDURADOS: Neris, Dourado, Wesley, William.
.
VASCO: Léo Jardim; Pumita, Maicon, Capasso, Léo; Mateus Carvalho, Marlon Gomes, Gabriel Pec, Orellano; Erick Marcus, Serginho. T: Willian Batista.
.
AUSENTES: Lucas Piton (suspenso); Barros (lesionado).
.
PENDURADOS: Léo, Capasso, Figueiredo, Orellano, Rayan, Eguinaldo.
VASCO, ainda sem treinador, será comandado por um interino pelo terceiro jogo consecutivo. Sem presença da torcida em São Januário por causa de punição da Justiça, o time busca seus primeiros pontos em casa neste Brasileiro. Até agora, são três jogos e três derrotas. William Batista, o interino fará novas mudanças no time neste sábado e vai promover as estreias do zagueiro Maicon e do atacante Serginho, recém-contratados. Com Lucas Piton suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Léo deve assumir a lateral esquerda. Jair, que vem se recuperando de dores no joelho, voltou a ser relacionado, mas deve começar no banco.
CRUZEIRO, vindo de uma vitória e um empate no Brasileiro, defende invencibilidade de seis jogos como visitante na temporada (duas vitórias e quatro empates). A última derrota foi em 29abr23, na estreia do Brasileiro, contra o Corinthians. Pepa Felipe quer manter a boa sequência fora de casa para se aproximar do G6 e da metade da meta de pontos para o torneio (53 pontos). Ele não conta com dois defensores, Oliveira e Marlon, suspensos. Neris e Kaiki são os substitutos naturais. No ataque, a dúvida é se o time terá ou não um centroavante especialista. Entre Gilberto, Dourado e Stênio, um deles começará a partida. No banco, as novidades serão os recém contratados Helibelton Palacios e Paulo Vitor.
*****
CRUZEIRO venceu o Vasco num São Januário sem torcida, devido a uma punição que o time carioca recebeu pelos incidentes provocados pela sua torcida na derrota por 1x0 diante do Goiás. Foi uma partida muito intensa, mas de pouca criatividade e retas chances de gol.
O Cruzeiro começou atacando muito e teve três escanteios nos três primeiros minutos. Mas foi o Vasco quem esteve mais perto de abrir o placar. Aos 4, Gabriel Pec ficou diante do arco celeste mas chutou para fora. Depois disso, as duas equipes erraram muitos passes e, com problemas na criação de jogadas, não conseguiram construir nada relevante. E os goleiros praticamente não trabalharam. Do lado do Cruzeiro, o primeiro chute só saiu aos 39 minutos com Stênio, que obrigou Leo Jardim a uma boa defesa. Os melhores momentos do primeiro tempo foram reservados para os quatro minutos de acréscimo. Aos 45+3, Machado cobrou falta no bico direito da grande área vascaína e meteu a bola na forquilha direita. Leo Jardim voou, mas não impediu o golaço. Na sequência, o Vasco chegou com perigo em um chute cruzado do volante Mateus Carvalho.
O Vasco voltou para o segundo tempo disposto a empatar e logo obrigou Cabral a uma grande defesa para evitar o gol de Gabriel Pec. Com um pouco mais de posse de bola, faltava ao time cruz-maltino um jogador que organizasse as jogadas e distribuísse a bola com qualidade. O Cruzeiro, por sua vez, não deixou o adversário tomar conta do jogo e buscou ampliar o placar, mas falhou quando teve chances de encaixar o contra-ataque.
O Vasco fez cinco alterações. Do meio pra frente, entraram Carabajal, Jair, Alex Teixeira, Rayan e Pedro Raul. A equipe carioca finalizou mais, porém, sem sucesso. No Cruzeiro, Pepa colocou Gilberto em campo e promoveu a estreia de Paulo Vitor. Na reta final, o Vasco intensificou a investida e fez a defesa cruzeirense trabalhar e dar chutões.
A melhor chance do time celeste foi num contrataque em que Bruno parou somente na defesa de Leo Jardim. O Vasco pressionou até o fim do jogo, aos 99, enquanto o Cruzeiro se defendia, ora prendendo a bola perto da bandeirinha de corner, ora espanando tudo em sua área. Com o placar, o Vasco cai para o 19º lugar, com 9 pontos, e o Cruzeiro sobe provisoriamente para o 8º, com 21 pontos.
*****
VASCO 0x1 CRUZEIRO, 08jul22sab16h, São Januário, Rio, 14ª rodada Brasileiro 2023. TEMPO limpo, temperatura 25º, vento 10 Km/h, umidade 60%. TRANSMISSÃO: Premiere. PÚBLICO: Portões fechados. ARBITRAGEM: Savio Pereira Sampaio (Fifa-DF), Bruno Boschilia (Fifa-PR), Alessandro Alvaro Rocha Matos (PR). VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP). AMARELOS: Capasso, Mateus Carvalho, Robert, William. GOL: Machado, 45 +3 (f). VASCO: Jardim; Puma Rodriguez, Maicon, Capasso, Léo; Mateus Carvalho (Carabajal), Marlon Gomes (Jair), Gabriel Pec; Orellano (Alex Teixeira), Erick Marcus (Rayan), Serginho (Pedro Raul). T: William Batista. CRUZEIRO: Cabral; William, Neris, Castán, Kaiki (Paulo Vitor); Jussa, Machado, Vital (Gilberto); Wesley, (Moura), Bruno, Stênio (Robert). T: Pepa.
.
HISTÓRICO: 104 jogos. Cruzeiro venceu 39, empatou 32, perdeu 33, marcou 154 gols e sofreu 129. Pelo Brasileiro, 62 partidas. Cruzeiro venceu 24, empatou 21, perdeu 17, marcou 93, levou 74 gols. Os dois clubes decidiram o Brasileiro de 1974, no Maracanã. O Vasco venceu por 2×1.



Na rodada em que apenas o Cruzeiro venceu entre os times mineiros no campeonato, o Supercocotas simplesmente não fez matéria sobre os jogos. Estratégias de nacionalização da marca Alt-Mg a todo vapor. Comédias!
Arthur Gomes chegará entre o fim desta semana e o começo da outra no Cruzeiro. Vai assinar contrato definitivo e chega com status de titular à equipe de Pepa. Ainda na base do Santos, a família do mineiro fechou parceria com a empresa do pai de Neymar. Segundo relato do próprio jogador em material distribuído pela empresa de Neymar pai, foi em um jogo festivo, em Uberlândia, em 2013, que tudo começou. Trocaram telefones e iniciaram a parceria.
- Quando chegamos em Santos passamos por algumas dificuldades, mas minha mãe sempre conseguiu nos manter e nunca deixou que faltasse nada. Na época, fazia seis meses que estávamos morando em um quarto bem simples de uma pousada que minha mãe chegou…
SALVEZZA... Se o Cruzeiro faz 27 pontos, atinge uma pontuação que nunca nenhum time que atingiu no primeiro turno caiu. O máximo de pontos que um rebaixado fez no primeiro turno foi 26, com Corinthians em 2007 e Guarani em 2010. Além disso, aproveitamento baixíssimo dos últimos colocados. 17º colocado com 26% de aproveitamento. Com esse aproveitamento, com 30 pontos se salvaria. (LEO ANCHIETA)
10 pts de distância da zona!
A arbitragem do Campeonato Brasileiro está pros cocos. Esses caras tem que dar entrevistas e serem cobrados por seus critérios e decisões. Bananões como Gaciba e Seneme são só espantalhos que ganham muito para apanhar e fingir que comandam alguma coisa.