Viana: "não criou e foi envolvido"
- Jorge Angrisano Santana
- 29 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
PITACOS acerca do Cruzeiro 1x1 Athletic, 29jan23sab19h20, Independência, Belo Horizonte, 2º rodada do Mineiro 2023:
PAULO PEZZOLANO: "Vamos tentar usar o Campeonato Mineiro, como fizemos ano passado, para buscar melhor posicionamento dos jogadores dentro do nosso modelo de jogo, para tirar o máximo de cada jogador. Leva tempo. Sofremos um pouco numa parte do jogo, depois piorou, com um jogador a menos. (..) É bom já enfrentar o América, equipe de Série A, para testarmos o coletivo e o individual. Isso faz crescer. Tem que saber a responsabilidade que tem. (...) Muitas vezes, o torcedor não entende a situação atual do Cruzeiro. A folha salarial não é das maiores. Teremos momentos difíceis. O Cruzeiro está preparado historicamente para sair campeão de tudo, mas este ano não vai ser assim. Isto parece desculpa de treinador, mas é uma realidade. Se o Cruzeiro pudesse sair campeão, eu iria falar. Hoje, o Cruzeiro tem que tentar o melhor possível, tentar entrar em copa internacional. Essa é a realidade. O jogo contra o América servirá para analisar o comportamento dos jogadores nos momentos adversos que teremos".
JANILSON VIANA: Empate que caiu do céu. A equipe esteve muito desorganizada, não conseguiu criar e foi envolvida pelo bem treinado adversário. Poderiam virar o primeiro tempo vencendo por 2x0, porém com um jogador a menos, pois o meia Douglas deu uma cotovelada em Neto Moura, mas o juiz fez que não viu. Não gostei de ver o Gasolina preso como terceiro beque. Walison, como um ala, pouco construiu. Bilu, pela esquerda, também não rendeu, sendo pouco ofensivo. No gol do Athletic, o lado direito da defesa permitiu o cruzamento e Bilu escorregou, facilitando o cabeceio de Torrão. Ian Lucas no meio também não foi bem , errou muitos passes. Oliveira quase entregou um gol numa jogada parecida com a da partida anterior e teve que se desdobrar para fazer coberturas e interceptações. Neto Moura discreto, Bruno Rodrigues, Nikão e Wesley sem nenhuma inspiração, o primeiro chute perigoso foi aos 40 minutos. No segundo tempo a equipe conseguiu um empate logo no início, num pênalti cometido por Vinícius, que Nikão converteu. o Athletic tomou as rédeas do jogo depois da expulsão infantil do Davó e criou umas 4 ou 5 oportunidades. Pezzolano se ficar com esses rodízios vai ser difícil encaixar um time, espero que não fique mexendo muito. Melhor em campo Cabral.
FÁBIO VELAME: Saímos no lucro. Quando o time chegou ao empate e estava melhor no jogo, o Davó faz aquilo. Também faltou mais sabedoria nas tomadas de decisão quando já estava com um a menos em campo. Uma coisa é certa, precisamos de um lateral-esquerdo urgentemente.
DOUGLAS VELLOSO: Jogo com cara de início de temporada. O Cruzeiro precisava ter as linhas mais próximas, para ter jogadores mais dispostos a participar do jogo. As laterais foram um ponto fraco, ofensiva e defensivamente. Já no final do primeiro tempo, o Cruzeiro entendeu o jogo e se organizou melhor, com o Nikão mais livre na frente dos atacantes, sem tanto posicionamento. Parecia que a equipe celeste estava mais próxima do segundo gol, mas a expulsão do Davó fez tudo se desequilibrar novamente. Mas como é só o segundo jogo de um time reformulado, vamos dar crédito. Juiz fraco e sensível. A camisa nova é bem bonita, só não gostei da fonte da numeração muito grande.
MR ROCHA: Segundo jogo da temporada e ainda não há sinais mínimos de melhora. Não fico surpreso, pois o Cruzeiro comete o mesmo erro de alguns clubes pequenos quando acessam a série A, que é o desmanche. Times assim costumam bater e voltar.
XIS ÉQUIS: Que o time desse ano é bem melhor que o do ano passado pra mim não há dúvidas. Só que o nível dos participantes é bem mais alto. Como já havia dito, se Pezzolano insistir em fazer aquele rodízio insano de jogadores além do mineiro, não dura nem até o meio do ano.
MARINHO FIVESTARS: Vários jogadores que estão jogando serão banco, no momento estão apenas recebendo algumas oportunidades. Nos jogos mais difíceis entrarão jogadores de maior qualidade. Aposto que Reinaldo será titular, e, contra o América, Ramiro deve voltar ao time.
FERNANDO HENRIQUE: Se o doentão do Davó não tivesse tomado um vermelho estúpido provavelmente venceríamos o jogo.



RODADA 2: Raimundo Sampaio Cruzeiro 1-1 Athletic ----- Ronaldo Junqueira CALDENSE 2- 2 Democrata GV ----- João Lamego Ipatinga x Patrocinense (adiado) ----- Joaquim Nogueira Democrata SL 0-0 Pousalegre ----- Soares Azevedo Tombense 1-2 Atlético ----- Raimundo Sampaio América 2-1 Villa
CRUZEIRO foi um time desentrosado devido às experimentações de seu treinador: lateral jogando na bequeira, volante na ala direita, meia na ala esquerda, ponteiros na centroavância, meia na ponta direita. O resultado foi um time inseguro na defesa, sem criatividade no meio de campo e inofensivo no ataque, que, a rigor, só criou uma chance de gol em contra-ataque no fim da partida.
CABRAL salvou o time em duas ocasiões com defesas difíceis. Foi o melhor do jogo pelo lado do Cruzeiro.
NIKÃO cobrou bem o pênalti que garantiu o empate. De resto, teve uma atuação bem abaixo da estreia em Patrocínio.
WESLEY teve atuação apagada tanto pelas pontas quanto pelo meio do ataque.